Roteiro ideal para 15 anos tradicional em 10 passos!

Roteiro Tradicional para festa de debutante

Você já está planejando a sua festa de 15 anos?

Uma dúvida frequente entre as leitoras do blog é sobre qual seria roteiro ideal para 15 anos tradicional.

Como organizar? Quais os horários que devem acontecer cada momento da festa? Quais os rituais tradicionais de uma festa de 15 anos?

Existem diversos tipos de festas de 15 anos…moderno, ousado, vintage…

Hoje vamos falar com mais detalhes sobre o roteiro ideal para 15 anos tradicional.

Se este é o estilo de festa de debutante que você quer, então não perca tempo e siga nossas dicas de roteiro:

1. Recepção com os pais

A recepção da festa é o momento de início.

Os convidados estão a caminho. Eles chegam ao salão e podem ser recepcionados pela debutante e pais da aniversariante.

Não existe uma regra, mas este momento geralmente costuma durar 1 hora.

Após este momento, a debutante pode entrar e curtir um pouco a decoração e os amigos, por mais 30 minutos ou 1 hora no máximo, antes de fazer a troca de vestido para iniciar o cerimonial da festa.

2. Cronograma do Cerimonial / Entrada da debutante

O cerimonial é o momento mais especial e esperado em uma festa de 15 anos.

A entrada da debutante é o grande apse da festa.

O cerimonial pode ser mais curto ou mais longo, depende do estilo da debutante, se é mais moderna ou tradicional.

O recomendado é não se estender muito pois os convidados não tem paciência com longas cerimônias.

Entrada das damas e 15 casais

A sua entrada pode ser a tradicional entrada com música e descida pela escada do salão, ou aparecer de uma cortina que está fechada ou algo bem original, como chegar em um carro de luxo ou em uma moto!

Existem diversos tipos de entrada e escolher como será a sua será um trabalho árduo rs…

É um momento inesquecível para qualquer debutante, que ficará marcado na memória da aniversariante para sempre!

Após a entrada, no roteiro tradicional, o príncipe se dirige até o debutante, pega em sua mão e a conduz até a área onde será dançada a tão esperada valsa de 15 anos.

3. Realizando o sonho da Valsa

Para a valsa, em um roteiro tradicional não tem muito segredo.

A valsa é dançada com o príncipe e depois com pai da debutante.

Se quiser pode acrescentar uma breve dança com familiares (tios, primos, padrinhos).

Mas lembre-se, cuidado para não deixar o momento da valsa muito extenso pois os convidados não tem paciência.

Valsa com as damas ou 15 casais

Esta é uma questão opcional.

Algumas meninas mais modernas apenas excluem esta parte do cerimonial, o que atualmente é muito comum!

Mas se você é uma debutante tradicional e quer uma festa típica de 15 anos, este momento não pode faltar.

As 15 damas ou casais entram antes da debutante, representando cada ano de vida da aniversariante, e dançam a valsa junto com a debutante e o príncipe.

4. Homenagens para a debutante e família

Ainda no cerimonial, podemos incluir um momento para homenagens.

Podem ser todas referentes à debutante ou também para seus familiares e amigos.

Pode ser em forma de texto, vídeo ou alguma ideia mais inusitada também.

Não se esqueça de ser breve…

5. Rituais Tradicionais são indispensáveis

Os “ritos” de passagem de uma festa de 15 anos tradicional são:

  • Dança com as 15 damas
  • Dança apagando as velas
  • Valsa com o pai
  • Troca de sapato
  • Troca da boneca
  • Anel da debutante

Se você pensa em produzir uma festa tradicional de 15 anos, estes ritos devem estar presentes na sua festa.

6. Emoção na Retrospectiva

Esse é o momento da fofura ou da vergonha rs.

Geralmente as debutantes montam um slideshow com fotos da sua infância até o atual momento de suas vidas acompanhadas por músicas emocionantes.

Se você não gosta, eu tenho uma ideia diferente para vocês.

Que tal fazer uma retrospectiva em vídeo, como se fosse um entrevista editada?

Fica super legal, além de original, ninguém irá achar brega ou ficar com sono na sua retrospectiva.

Momento do Bolo/Parabéns

Existem dois momentos bacanas para realizar o parabéns!

Pode ser após o cerimonial, que geralmente, é o que a maioria das debutantes escolhem.

Ou durante a balada, neste caso só acho um pouco ruim por ter que interromper um pouco a festa.

Por este motivo, após a retrospectiva seria o momento mais adequado.

É cantado o parabéns e o bolo é servido enquanto a balada já está rolando.

7. Abertura da pista de dança / balada

Em uma festa tradicional a abertura se resume a uma segunda entrada da debutante, porém com uma música agitada.

Pode ser acompanhada de sparkles ou queima de fogos, caso o seu buffet permita, pois não são todos que permitem, por questões de segurança.

Balões de gás e bolhas de sabão, dão um efeito super bonito também. Ou você pode utilizar a tradicional fumaça de gelo seco.

Estou falando de roteiro tradicional hoje, mas em outro post irei falar sobre ideias que podem ser realizadas em festas mais modernas.

8. Escolhendo Balada ou Banda

Este é o momento de se divertir, por isso, abuse das luzes no salão!

Distribua acessórios e plaquinhas divertidas, que servem para animar e as fotos ficam super legais.

Cuidado com as plumas, pois elas podem marchar as roupas dos convidados e o seu vestido.

Você pode optar por uma balada tradicional com Dj ou investir em uma banda. Geralmente, a banda custa um pouco mais caro.

Eles podem tocar durante toda a festa, caso tenham um repertório extenso e com músicas de diversos artistas.

Ou podem tocar por 1 hora apenas ou pelo tempo que foi estipulado por contrato e depois voltar com a balada e Dj normalmente para finalizar a festa.

Ter uma banda é bem legal, mas é uma característica de festa mais moderna.

9. Animando a festa com Atrações

As atrações são essenciais para o sucesso de uma festa, além da boa comida.

Elas podem deixar uma festa “sem graça” super legal e inesquecível. Ou uma festa boa, ficar PERFEITA.

Atualmente no mercado de festas existem inúmeras atrações possíveis de incluir nos seus 15 anos.

As atrações também são uma tendência atual e mais moderna, mas eu recomendo para todos os tipos de festa.

Algumas das atrações mais procuradas no momento são os caricaturistas, animadores de festa, dançarinos, cabine de fotos, bartenders, integração das fotos da festa com o Instagram e os robôs de led.

10. Finalização e Lembrancinhas

As lembrancinhas podem ser entregues durante a balada ou no final da festa.

Mas o que é melhor para que a festa fique mais organizada e para que ninguém saia sem lembrancinhas da sua festa?

Particularmente, no final da festa fica mais organizado e você acaba tendo um controle maior de quem pegou ou não pegou a lembrancinha.

Então é isso meninas, se ficou alguma dúvida sobre o roteiro tradicional de uma festa de 15 anos, ou algo que deixei de falar aqui no post pode comentar abaixo que eu respondo! Bjos

119 Comentários

  1. Olá! Sou a mãe da debutante e gostaria que vc me falasse qual o momento em que é servido o jantar? Antes ou depois da valsa? Preciso saber essa sequência por favor… estou perdida…nessa parte…seu roteiro já me ajudou mto…mais preciso saber essa parte que vc ñ falou.

    1. Olá Rosilene, neste caso vai depender do cronograma de horário da festa. Por exemplo, se a festa começar as 20h/21h e a valsa for apenas a meia noite, você pode iniciar o serviço do jantar antes. Agora se a festa iniciar as 21h e a valsa estiver programada para as 22h o melhor é servir apenas depois, mas nesse caso podem ser servidos salgados na recepção. No momento do cerimonial o ideal é que nada seja servido, nem água. Para não atrapalhar o cerimonial, fotos e vídeo. Bjos

  2. Oii tudo bem? Gostaria de tira algumas dúvida. Minha sobrinha vai faze 15 anos em Setembro mais ela não tem nem pai nem mãe. Então gostaria de sabe como posso faze os passo a passo da festa pois vou te que pular bastante coisa como a dança com as 15 a retrospectiva pois as fotos estão em outro estado a parte do sapato da boneca .
    Como posso faze uma festa meio tradicional porém ela não perceba que foi pulado algumas perde pela ausência da família .
    Iremos servi somente o jantar e o bolo .
    Poderia me ajuda
    Socorroooooo
    Tia mãe desesperada

    1. Oi Maiara, para a retrospectiva, não tem ninguém que consiga enviar estas fotos por e-mail para você. Caso não tenha, não tem problema não ter a retrospetiva. Já a valsa, eu pediria para um tio ou um amigo ser o príncipe e dançar com ela, pois é o principal da festa. A parte do sapato este tio que for dançar com ela, caso possível, poderia fazer a troca do sapato.
      Bjos

  3. Oi Amy,
    A festa da minha filha será 28/07/2018.
    Acabei de fechar com o buffet e eztou de cabelos em pé rsrsrs
    Não sei nada de roteiro, preciso de uma luz.
    A festa será das 21:00 ás 02:00.
    Preciso saber o roteiro e qto tempo devemos gastar em cada etapa.
    Na primeira hora da festa será um coquetel e em seguida o jantar ficará disponível até o fim da festa, ambos ficarão na ilha para tds se servirem a vontade.
    Minha filha quer valsa com príncipe, 15 casais e pai;
    Dança com tios e avós ( uma música só, com trocas rápidas)
    Quer uma coreografia comigo( tensa rs) e uma com 5 amigas.
    Vai ter retrospectiva, pretendemos fazer um vídeo com fotos dela desde a infância( não sei de qto tempo).
    Me socorre, 5 horas é pouco tempo!
    Um beijão!
    Mãe Luciana desesperada!

    1. Oi Luciana, calma! rsrs É verdade, isso assusta mesmo, pois é muita coisa para acontecer em pouco tempo. rs
      Eu sugiro que a recepção seja entre 40 minutos e 1h. O Cerimonial também 1h. E o restante se resume em jantar e balada. O importante é tentar não fazer um cerimonial muito comprido para que as pessoas aproveitem a festa.
      Se quiser mais ajuda estarei aqui! Bjinhos

  4. Oi, amy
    Resolvi fazer a festa da minha filha porém estou com pouco dinheiro, gostaria de saber se fica feio fazer só um vestido, e qual seria a melhor com, ele é curto azul ou preto que são as cores da festa?

    1. Oi Andre, não acho que fica feio, eu já vi meninas que usaram apenas um vestido. O que você pode fazer talvez é pesquisar um daqueles vestidos dois em um com saia removível.
      Já a cor não precisa ser a mesma cor da festa, pode ser outra. No caso poderia ser dourado, branco, rosa, lilás, amarelo… Bjos

  5. ola boa noite..
    meu nome é Josélia e estou precisando de um roteiro passo a passo
    de festa de debutante. vou fazer a festa da minha filha e preciso muito disso
    hora da entrada.
    hora dos quituis de entrada.
    hora da cerimonia.
    hora do jantar.
    hora dos parabéns.
    hora da retro.
    hora da balada
    eu estou totalmente perdida se alguém poder me ajudar eu agradeço. a festa vai das 18;00 as 2;00

    1. Oi Joselia, vamos lá:
      Recepção das 18h às 19h30.As entradas podem passar até a hora do cerimonial. Durante o cerimonial não sirva nada, nem bebidas, nem água.
      Cerimonial das 20h as 21h30.
      Jantar das 21h30 as 22h30.
      Parabéns 23h. Segue com a retrospectiva.
      Balada 23h30 às 2h.
      Seria mais ou menos isso. Bjos

  6. Oii Amy
    Vou fazer 15 anos em junho desse ano, estou planejando faz um tempo, mas dps esqueci da festa, faltam 3 meses para o meu aniversario e nao tenho nada pronto.
    Smp quis uma festa bem tradicional, mas esse ano meus pais se endividaram
    Oq eu faço?????

  7. Amy, minha linda, tdb?
    Agr minha dúvida eh pra ontem!
    Minha festa será soh ano q vem (2019) mas eu tenho uma prima q vai fazer a dela agr em Maio desse ano.
    Minha tia nn tem mtas condições financeiras sabe, então eu e minha mãe estamos ajudando ela a fazer uma festa bem bacana pra Bianca (minha prima).
    No caso dela nn terá tema, vai ser voltado pra ela msm. Ela quer uma decoração estilo menina/adulta, então vai usar mais o roxo e o preto. O vestido da entrada o pai dela vai dar e o da valsa e da balada vai ser 2×1, q minha mãe vai fazer. O corpete vai ser preto e as saias roxo.
    Eu fiquei encarregada de fazer os convites, maquiagem e cabelo no dia, e a msc da valsa ela tava em dúvida então mostrei umas da Avril e ela escolheu I Will Be (que eu também simplesmente amo), soh que a valsa será tocada ao vivo, ou seja, eu vou cantar a msc na hr.
    Então, quero umas ajudinhas sua pra me organizar rsrsrs.
    -Os convites eu faço td ano pra família quando tem festa, mas o aplicativo que eu uso pra fazer é mais simples, nn faz um tãããããããããããão produzido assim, cm ft, soh montagem. Vc poderia me indicar um aplicativo bom pra fazer convites (pd ser no computador ou celular, vou ter q imprimir dps)?
    -Maquiagem e cabelo eh tranquilo, eu assisto mtos tutoriais no YouTube e testo nela, mas vc poderia me dar uma ideia de q tipo de penteado fazer em cada momento?
    -Enquanto a valsa, o q vc acha da msc? E valsa tocada ao vivo fica legal?
    Eu amo mto essa minha prima, quero fazer o mlr pra ela!
    Bjos<3

    1. Oi linda, tudo bem? Você conhece o Canva (http://www.canva.com/pt_br/), é bem legal e talvez sirva para o que você quer. Mas se for algo mais profissional mesmo, seria o Photoshop e o Illustrator, mas é preciso ter algum conhecimento para usá-los.
      Para o penteado tem que ser um penteado para todos os momentos ou então algo bem prático, tipo usar solto na recepção e na valsa fazer um meio preso, usando tiara ou coroa.
      Quanto a música é linda, mas como será tocada? Com instrumentos ao vivo ou playback instrumental? Acho que fica legal sim ao vivo, é bem original a ideia.
      Bjos

  8. oie, amei esse site eu gostaria de saber sua opinião sobre; eu quero que os convidados cheguem e que meus pais os recepcionem e eu só entre com minhas damas, tipo; elas vão chegar esperar na frente do salão e eu chego e meu pai abre a porta do carro pra mim e eu entro e minhas damas atrás de mim

      1. Oi Amy, minha festa e daqui 19 dias, eu vou fazer abertura pra balada, mas eu teria que trocar de vestido, e nao sei em qual momento fazer isso, como eu faço? pensei em colocar um video depois da valsa mas ate agora nao estou com nada pronto, você pode me ajudar? oq eu faço ?

        1. Oi Ana, geralmente acontece mais ou menos assim: Você faz a sua entrada no cerimonial com o vestido da valsa, dança a valsa, participa do momento de homenagens e ritos, se tiver. Passa a retrospectiva, se tiver. Depois vai para a mesa do bolo cantar o parabéns. Depois de cantar o bolo vai ser servido e você pode se retirar para fazer a troca do vestido e volta para fazer a abertura da balada, entendeu?
          Bjos

  9. Oi amy, vou fzr 15 próximo ano e queria saber a sua opinião de qual cor combina com Dourado, e n intendi a parte da valsa pq tipo assim:quando o Príncipe entra os 15 e as 15 também entra junto com ele ou espera um momento?

    1. Geralmente os 15 casais entram antes e o príncipe depois, e aí entra a debutante. A maioria das cores ficam lindas com dourado, rosa, roxo, azul, preto, branco, vermelho…. Bjos

  10. Olá pfv pode me ajudar? Quando os convidados estiver chegando é preciso os meus pais estarem lá para receber os convidados? E eu quero dança com minha amigas eu queria sabe quanto tempo de duração e melhor pra mim dança com minhas amigas e também queria sabe se a troca do sapato e a mesma coisa do q a troca da boneca ? Grata

    1. Oi sim recomendo que os pais recebam os convidados e você também pode recebê-los.
      A duração da valsa seria apenas a duração da música escolhida, nada muito grande para não ficar cansativo.
      A troca da boneca e do sapato são coisas diferentes porém possuem o mesmo significado que é representar a passagem da fase infantil para a fase adulta da debutante.
      Você pode optar por fazer os dois rituais ou apenas 1 deles. Bjos

  11. Oi Amy , eu li reli e ainda tenho essa dúvida rsrs. Vamos recepcionar os convidados eu meu esposo e minha filha debutante ok , depois que chegarem todos fazemos oq? É servido o jantar e a cerimônia fica pra depois em seguida a valsa e abertura da pista de dança? Onde se encaixa o parabéns e o bolo e doces? Ou tá tudo errado? Kkkk to perdida

    1. Oi Rosa, o primeiro seria a recepção. Aí você pode optar entre servir o jantar logo após a recepção ou após o parabéns.
      Roteiro 1: Recepção, Jantar, Cerimonial, Parabéns, Abertura da Pista, Servir bolo e doces.
      Roteiro 2: Recepção, Cerimonial, Parabéns, Abertura da Pista, Jantar, e após servir todo o cardápio do jantar (no caso de ser empratado) servir bolos e doces. No caso de serviço à americana, onde os alimentos são servidos em aparadores ou ilhas e os próprios convidados se servem, aguardar cerca de 40 min a 1 hora para servir o bolo e os doces.
      Bjinhos

  12. Olá!
    O meu vestido, provavelmente, será daqueles 2 em 1 e vou usar se ele.
    Estou em dúvida se na recepçao, uso o curtinho da balada ou o da valsa????
    Bjs

    1. Oi linda, o ideal seria usar outro vestido, mas caso não dê mesmo use o da balada. O da Valsa nem pensar! Bjos

  13. Oi Amy,a minha festa de 15 anos a decoração vai ser dourada e rosa eu vou usar 3 vestidos se eu colocar todos eles da mesma cor vai ficar estranho ?

    1. Oi Larissa, se for exatamente a mesma cor eu acho estranho sim. Tente pelo menos escolher tonalidades diferentes dentro da mesma cor e modelos bem diferente para não ficar tudo tão parecido, afinal a graça neste dia é poder usar vários vestidos e ter muitas fotos diferentes! Bjos

  14. Oi Amy, minha festa de 15 è janeiro do ano q vem mais quero começar os preparativos so q tou com muita duvida começando pela cor queria verde agua dorado e rosa , pretendo ter 15 casais so que primeiro quero dançar com minhas amigas depois passava outra musica e os meninos entrava e pegava ela e dançava junto com eube meu principe , questao do um fos temas q ta ai em cima da è da recepisao to pensando em deixar so meus pais receber e depois faço a entrada com meu pai e compremento os convidados pretendo ter 3 vestidos , e minhas damas com roupa igual ,

  15. Amy não vou querer os 15 casais so as meninas porque quero fazer uma danca
    com elas onde eu encacharia a dança na balada, antes da valsa ou depois da valsa?
    Qual lugar vc acha legal eu encaixar a danca ?

  16. Amy não vou querer os 15 casais so as meninas porque quero fazer uma danca
    com elas onde eu encacharia a dança na balada, antes da valsa ou depois da valsa?

      1. Vou querer uma festa simples mais ao mesmo tempo chique e” moderna.”
        Dava pensando na cor dourada

  17. Oi amy, irei fazer minha festa em março, meu orçamento não é tão alto estava pensando em receber os convidados já com o vestido da valsa e após a recepção servir o jantar. Após isso, dançar a valsa e cantar o parabéns e depois abrir a balada com um vestido mas simples. Você acha que daria certo ? Devo mudar algo ? Ficaria chato a balada se ao inves de contratar os Barteeender minha irmã mesmo montar uma bancada e fazer os drinks ? Obrigada pela atenção..

  18. Oi amy,meu aniversário é daqui um mês praticamente e eu estou perdidinha em questão das danças, ficaria legal eu fazer a valsa com meu pai e ir pro parabéns e enquanto os convidados comem o bolo eu vou troco de vestido e danço com os amigos para abrir a pista?

  19. Oi,tudo bom? Queria saber se ficava estranho fazer meus 15 com o tema primavera sem ser na primavera?! É porque gosto muito de flores e achei interessante este tema. E outra pergunta é obrigatorio a troca do anel e o sapato?

    1. Oi linda, não é obrigatório nem o anel e nem o sapato. Quanto ao tema você pode sim fazer com o tema Primavera, não vejo tanto problema.
      Bjos

  20. Olá Amy faltam 5 meses pra minha festa de 15 e ate agr nao fiz absolutamente nada,minha mae vai casar mes que vem ela ta super ocupada com as coisas dela ,ela acha que em 4 meses da pra organizar a minha festa o que voce me diz da pra organizar ou nao?

  21. Oiie,faço 15 anos ano que vem (Setembro)mais já estou começando a pesquisa sabe,por onde você acha que eu posso começa?

    1. Comece pelo local ,data,buffet, se precisar contrate um decorador e alguém pra te ajudar no roteiro! Boa Festa que seu sonho seja realizado!!!.

  22. Irei fazer uma apresentação com as minhas amigas,acha que antes ou depois da cerimonia fica melhor?
    (Ps: depois haverá uma outra apresentação para abrir a pista de dança)

  23. Oi tudo bem??
    Minha festa não será buffet, será servido salgados..
    Eu serviria as pessoas antes ou depois do cerimonial?

    1. Pode servir um pouco antes e se quiser também pode servir depois. Mas não sirva nada durante o cerimonial, nem bebidas! Bjos

  24. Oi Amy, Vou fazer a festa de 15 anos da minha filha em Julho ,no caso fora ela que é a debutante precisa ter 15 casais ? Achei que completasse com ela é que no caso fosse somente 14 casais. A festa dela terá início às 19:30 você tem alguma dica de cronograma pra mim…Por favor me ajude… O tema da festa dela é Paris e a cor da festa será Verde Tiffany com dourado,ela quer entrar com um vestido Branco com dourado e depois colocar um Preto,Você acha que vai combinar ,por favor seja sincera. Ah já estava me esquecendo como faço o convite para os casais ,to perdida nisso . Bjosss Gisele

  25. Oi Amy, viu fazer a festa de 15 anos da minha filha em 2018, estou com dúvida do horário de início, pensei em.comecar a festa umas 17hs e qual horário ideal para abrir o jantar?

  26. Olá Amy! Gostaria de saber o que fazer primeiro, a entrega da boneca ou a troca de sapato ou a entrega do anel e se essas passagens acontecem antes ou depois da valsa?
    Por favor umas dicas…Desde de já agradeço.

  27. Oi!
    Meu nome é Gisele
    Minha filha vai fazer 15 anos mês q vem.
    Na nossa família a música é muito presente.
    Ela quer entrar cantando aquela música do crepúsculo.
    Na sequência eu mãe cantarei uma música q fiz p ela é depois ela cantará uma em homenagem aos pais.
    A valsa começa tá com os avos, tios e por último pai q será a balsa maluca.
    Q achas?

  28. Oi Amy,
    Minha filha fará 15 anos em 2018, e adora cavalos. Ela deseja chegar na festa a cavalo. Pensei em recepcionar os convidados apenas eu e o pai e depois ela chegaria a cavalo . O que vc acha?
    Ah o tema pensamos no Jardim secreto. Queremos uma festa tradicional, pois ela é muito romântica mas com toque moderno.
    Você podia nos dar algumas dicas?

  29. Oi Amy, vou fazer minha festa de 15 anos no ano que vem, o tema vai ser princesa. eu queria saber que horas eu sirvo o jantar? E a festa pode ser sem dj?

  30. Oi Amy, vou fazer minha festa de 15 no ano que vem o tema vai ser Princesa, e eu queria saber que horas eu sirvo o jantar? E será que dá pra fazer a festa sem dj?

  31. Oii Amy,
    Gostaria de saber a respeito do vestido se a debutante for usar 2 vestidos, qual seria para recepção,
    o longo e com o mesmo iria dançar a valsa, e depois a troca para a parte da balada…

    Adorei sua página 🙂

  32. Na festa de 15 anos de minha filha vai ter a dança com o pai, tio e príncipe. Ela quer fazer a dança maluca com o pai . Nesse caso como fica a ordem das danças. Grata.

    1. Oi Giza, sugiro primeiro a dança com o príncipe, tio e por fim o pai, pois aí já emenda a dança maluca.
      Bjos

  33. Oi Amy
    Eu não quero colocar as 15 damas e os 15 cavalheiros mas eu quero colocar minhas 5 amigas para fazer a abertura da boate (dança) comigo…vc acha que seria legal ou não?? Obg.

    1. Olá poderia ser na valsa mesmo. Não é usual pois a tradição sempre foi feita com o pai, mas atualmente não é necessário seguir estes padrões.
      Bjos

  34. oii amy, eu quero fazer uma balada de 15 anos no tema azul tiffany e rosa sem cerimonial , e como é uma balada eu estava pensando em ter um vestido de recepção não muito chamativo e um para balada acontece que eu não encontro muitas opções de vestidos para balada de 15 anos ,eu gostaria saber também qual seria o momento certo do parabéns pq se for na hora da balada vai tirar a animação de algumas pessoas então eu estou um pouco confusa
    o que vc acha??

  35. oii amy, eu quero fazer uma balada de 15 anos no tema azul tiffany e rosa sem cerimonial , e como é uma balada eu estava pensando em ter um vestido de recepção não muito chamativo e um para balada acontece que eu não encontro muitas opções de vestidos para balada de 15 anos ,eu gostaria saber também qual seria o momento certo do parabéns pq se for na hora da balada vai tirar a animação de algumas pessoas então eu estou um pouco confusa
    o que vc acha??

  36. Oi a festa da minha filha será as 16 até 23 horas.
    Não teremos rituais de anel e boneca como poderia fazer?

    1. Oi Bia, é difícil dizer pois são duas opções totalmente diferentes, mas as duas opções também são lindas. Então nesse caso vai da sua preferência mesmo…Bjos

  37. Olá!!Sou uma debutante e estou muito em dívida entre as coisas q devo fazer
    Meu tema é Disney e queria saber se na hora da valsa eu saísse da dentro de um castelo vc acha q ficaria bom ou ficaria meio cansativo pra os convidado verem
    E queria saber se vc pode mim dar uma ideia para lembrancinhas com tema Disney eu não consigo pensar em uma
    BEIJOS

    1. Oi linda, não vejo necessidade. Você poderia entregar apenas se for chinelo o brinde, acho que faria mais sentido. Bjos

  38. Olá! Vou ajudar uma amiga fazendo a decoração e o cerimonial dos 15 anos da filha dela. A festa começa às 20:30 e a entrada da aniversariante será às 21h direto para a troca de sapato. Mas estou completamente perdida, pois não terá os 15 casais, nem velas, nem nada… Só a troca de sapato. O que fazer? Anúncio a entrada dela com algum texto? Depois da troca de sapato como proceder?
    Preciso muito de ajuda!!!!

    1. Oi Ale, quanto tempo de festa será? Na entrada a debutante faz a entrada e logo dança a valsa. Após isso, tem o momento de troca do sapato e homenagens. A entrada pode ser sim anunciada com um texto e a debutante entra com a música escolhida e é recebida pelo príncipe. Dança a valsa com o príncipe e depois com o pai. Depois você pode anunciar que o pai fará a troca do sapato. Depois de trocar o sapato vocês podem passar uma retrospectiva da debutante e depois cantar o parabéns. Após o parabéns pode ser feita a abertura da pista de dança e dar início a balada. Bjos

  39. Oi amy, irei fazer minha festa ano que vem e na hora do cerimonial eu queria que meu pai me buscasse na escada, trocasse o meu sapato, me desse o anel e em seguida a valsa com ele, depois a valsa com tios, primos… e só após isso, a valsa com o príncipe, fica estranho mudar essa parte do roteiro e deixar desse jeito?

    1. Oi Vânia, acho que nesse caso o príncipe então seria meio que dispensável. Você já chamou um, senão eu nem chamaria…rs Bjos

  40. Oi Amy,
    como faço um cronograma p uma debutante que vai chegar 30 minuto depois dos avós, ela quer chegar na festa depois, a festa terá início as 21:00, ela também não quer o cerimonial como troca de anel, de sapato, boneca…. nada disso, terá um clip dela e uma homenagem p ela feita pelo amigos, com muita luta consegui convence-la a dançar a valsa com o avô e o irmão, não terá príncipe nem 15 damas, já que serão poucos os momentos, não sei como fazer com os horários p coisas e a ordem delas acontecerem, o que fazer primeiro… depois tal coisa…. depois isso…. e nem sei o que dizer p cada ocasião, vc pode me ajudar? qual horário p cada coisa acontecer? ela quer abrir a pista de dança mas não vai fazer nenhuma dança especial, devo dizer algo p abertura da pista?

  41. Amy, vou fazer minha festa ano que vem mas tenho algumas duvidas, pois meu tema é primavera .Meu niver e no dia do inicio da primavera só que não sei se esse tema combina com a festa tradicional.E também eu queria tirar a parte da troca da boneca você acha que fica estranho?

    1. Oi Raíssa, claro que combina, este tema tem tudo a ver com festas tradicionais.
      Pode sim retirar a troca da boneca, é opcional! Bjos

    1. Oi linda, você pode servir alguns salgados e bebidas antes do cerimonial, no momento do cerimonial não sirva nada, nem bebidas! Após a retrospectiva no final do cerimonial, cante o parabéns e aí pode soltar os comes e bebes. Bjos

  42. Minha filha tem 13 anos e eu não estou dormindo rsrsrsrs que blog maravilhoso. Vou ficar por aqui por 2 anos ainda! 2018 e finalmente em setembro de 2019. tô seguindo no Instagran tbm. Tô de olho em tudo e aproveitando cada dica.

    1. Que linda Áurea, adorei o seu comentário! Fique sempre conosco que ainda tenho mutias novidades legais para o blog e muitas dicas para vocês! Bjos

  43. Olá Amy, irei fazer 15 no meio do ano de 2018. Eu não gosto de coisas muito “cheguei”, por isso resolvi fazer uma festa meio vintage com as cores marsala e rosa chá com uns pisca-pisca pra dar um clima mais legal.
    Sobre as damas, achei legal pôr apenas 5 amigas minhas sem pares.. acho que isso irá ajudar a gente a ficar mais soltas. O que acha?

    1. Oi Vitória, eu adorei as cores e o tema, vai ficar lindo, ainda mais com as luzinhas!
      Sobre as amigas, elas irão dançar valsa também, pois não recomendo. Acho mais legal se elas participarem com você no momento das homenagens no cerimonial, ou participarem de uma dança com você para abertura da pista de dança.
      Bjos

  44. Ola Amy , vou fazer meu 18 anos com tema de Las Vegas , mas eu Tou com muita dúvida como fazer as coisa por que aqui na minha cidade não tem muito das coisa de Las Vegas e tbem queria fazer a dança maluca pra abrir a balada será que ia fica ótimo , eu quero que minha festa seja inesquecível , como eu faço?

    1. Oi linda, talvez você encontre itens de decoração na internet mesmo. Tem lojas que alugam o que você precisa e fica bem mais barato do que comprar e você também não tem que ficar com algo que depois não irá usar! Dê uma pesquisada no Google por aluguel de artigos de festa com tema Las Vegas. Quanto a dança maluca pode fazer sim, sem problemas! Bjinhos

  45. Oiii , sou mãe de debutante e estou perdida com o cerimonial ! Minha cerimonialista diz q primeiro devo abrir a pista de dança e depois fazer o cerimonial , o q vc acha ??

    1. Olá Mariana, não recomendo, foge totalmente de qualquer roteiro de festa de 15 anos, seja moderno ou tradicional. O cerimonial precisa de atenção total dos convidados, pois é o momento mais importante da festa. Se você abrir a pista de dança antes muitas pessoas irão ficar na pista, isto prejudicará bastante, pois além de não estar tocando música para dança na pista, as pessoas ficaram dispersas andando entre a pista e o cerimonial. Bjos

  46. geralmente qual o horario de inicio e termino de uma festa de quinze anos?
    queremos fazer da cinderella e queria fazer a balada depois das 12 badaladas fica tarde?

    1. Oi Paula, a festa geralmente dura 5 ou 6 horas.
      Um bom horário no seu caso seria começar entre 21h e 22h.
      Bjos

  47. Oi Amy irei fazer a minha festa de 15 anos ano que vem , já estou tendo algumas idéias para a festa , mas estou em dúvida com a questão da cor com os vestidos e a festa. As cores da festa serão preta dourada e branco , terei dois vestidos , o longo será vinho , mas não sei a cor do curto . Eu até que pensei no dourado e gostei , mas não sei se iria combinar .
    O que você acha ? Qual a sua opinião sobre isso ?

    1. Oi Yasmim, acho que o dourado combina sim, e como as cores da festa são neutras você pode usar quase todas as cores de vestidos! Só não recomendo as cores em neon, ok? Bjos

  48. Oii Amy, Bom Eu Vou Fazer Minha Festa de 15 anos com o tema Realeza na cor tiffany… Mas estou com dificuldades para organizar quando vai acontecer cada coisa, eu optei por uma festa simples mas tem algumas coisas que quero mas não sei a hora de colocar ou de como fazer para dar certo…Também estou com dúvidas nos centros de mesas eu escolhi colocar 3 garrafas personalizadas no centro de cada mesa mas estou com muita dificuldade de como enfeita-las se tiver como você me ajudar seria um grande favor rs…
    Obrigada pela atenção !!

  49. Oi Amy! Vou fazer minha festa tema Cinderela e quero entrar totalmente no tema.Então queria fazer a cena em que da meia-noite e a Cinderela correr e deixa o sapato para trás em qual momento faço essa cena será que ficaria estranho? ??

    1. Oi linda, na verdade eu acho a ideia bem legal, você pode fazer depois da valsa com o príncipe, mas seria legal que o lugar tivesse uma escada, mesmo que pequena…você dança, perde o sapato e vai embora e logo após o príncipe encontra o sapato e vai embora, depois você pode entrar novamente, ele coloca o sapato em você e você dança com seu pai e familiares se quiser. Mas tudo isso com música, iluminação especial e muita encenação, vocês precisam ensaiar para dar tudo certo! Bjos

    1. Oi Gabi, não é obrigatório não, pode tirar sem problemas! Vai ficar uma festa mais moderna e fica lindo e super legal também! Bjos

  50. Oi Amy!quero fazer a retrospectiva em vídeo mais tenho algumas dúvidas quem deve gravar essa entrevista?quantas pessoas?e deve ter quanto tempo de duração?

    1. Oi linda a retrospectiva tem que ser breve, se não ninguém aguenta assistir, eu recomendo que não ultrapasse os 7 min. Você pode contratar um profissional, geralmente quem vai filmar a sua festa também faz a retrospectiva. Você pode falar na retro e seus amigos e familiares também. É mais legal um profissional fazer, pois como ele terá mais experiência, vai editar apenas as partes mais interessantes e tornar a retrospectiva mais agradável para todos. Bjos

  51. Oie! O que você acha e ser menos do que 15 meninas e 15 e meninos?
    por exemplo: 7 meninas e 7 meninos

    1. Oi Letícia, se for para o momento da valsa e cerimonial eu não acho que fica muito legal, vou te dizer porque: cada casal representa um ano de vida da debutante, por isso se tiver menos perde o significado. algumas meninas fazem, mas eu não acho que fica muito bom. Acho melhor não ter casais ou damas caso não sejam 15.
      Acho legal um número diferente apenas se forem participar, por exemplo, de uma dança para abertura da pista, no momento da balada.

    1. Oi linda, você pode fazer um vídeo com você mesma falando de você, sua família e amigos. Ou pode fazer com amigos e familiares falando sobre você! Fica bem legal e fica diferente das retrospectivas comuns.
      Bjinhos

Leave a Response