Roteiro para festa de 15 anos

Roteiro para festa de 15 anos

Roteiro para festa de 15 anos

Precisa de um roteiro para festa de 15 anos? Para as meninas que precisam se organizar melhor e saber direitinho a ordem de como tudo deve acontecer na sua festa de 15 anos, o Debuteen traz aqui um roteiro para festa de 15 anos.

São dicas de como organizar o seu cerimonial e festa em geral, mas que podem ser alteradas e organizadas de acordo com o seu gosto. Personalize o seu roteiro para festa de 15 anos!

Seguindo um roteiro para festa de 15 anos

Recepção

  • Recepção dos convidados.
  • Welcome drink, coquetel e/ou jantar, com música ambiente escolhida pela debutante.
    Prepare-se para muitos clicks!
  • Prepare os ajustes finais com os 15 casais, ou 15 damas, caso tenha na sua festa.
  • Troca do vestido.

DICA: Algumas atrações comestíveis são bem legais nesta parte da festa. bartenders podem ser colocados neste momento ou apenas quando abrir a pista de dança para a balada, é opcional! (Pode variar de acordo com o período contratado).

 Cerimonial

  • Abertura do cerimonial com o mestre de cerimônia escolhido.
  • Entrada dos pais.
  • Entrada dos 15 casais (se houver casais na sua festa) e príncipe.
  • Entrada da debutante.
  • O príncipe deve recepcionar a debutante.
  • Entrega da jóia da debutante feita pelo pai ou familiar.
  • Troca do sapato (Opcional)Veja mais sobre a Troca de Sapato.
  • Passagem da boneca (Opcional) – Veja mais sobre a Passagem da Boneca.
  • Valsas: a primeira valsa deve ser dançada com o Pai, a segunda com familiares importantes como avô, padrinho, irmão, tio (a escolher) e a terceira deve ser dançada com o príncipe.
  • Neste momento é hora de apagar as velas dos 15 casais (se houver velas na sua festa).
  • Homenagens da debutante para os pais e familiares.
  • Homenagem dos amigos para a debutante.
  • Entrega das lembrancinhas para os 15 casais (se houver casais na sua festa).

DICA: Esta parte de homenagens pode ser feita antes ou após as valsas. Basta escolher o que você prefere. Existe muita expectativa para as valsas, por isso, muitas debutantes escolhem fazer depois, porém é opcional, caso achar melhor antes e fechar com a valsa também fica legal!

  • Retrospectiva, hora de recordar momentos importantes da debutante.
  • Hora do Parabéns! Pode cortar o bolo e brindar a data tão especial!
  • Mais clicks!

 

Balada

  • Troca do vestido para a balada.
  • É hora de abrir a pista de dança, por isso, apareça em grande estilo e coloque todo mundo para dançar!
  • Pode colocar uma sapatilha, chinelo ou sandália baixa para dançar e aproveitar a noite inteira!

DICA: Atrações para animar a balada são interessantes, como: camarim para os convidados se produzirem, pirotecnia e bartenders também são bem vindos na hora da baladinha!

Ainda ficou com dúvidas? Leia também este post, clicando aqui.

Foto/Destaque: Douglas Campos

amy-gostou2

583 Comentários

  1. Olá Amy, estamos organizando a festa de 15 anos de nossa filha, porém parte da Família é da igreja e outra parte não é… Gostaria de uma dica para agradarmos a TODOS sem que ninguém saia desapontado… Tens alguma idéia?

  2. oi Army, estou fazendo festa de 15 anos e gostaria de saber se e necessário dançar na abertura da pista de dança? se sim , o que acha da debutante dançar sozinha? Muito obg

  3. Oi AMY!
    1-Quanto tempo mais ou menos com antecedência deve planejar esse aniversário?
    2- Eu ainda não entendi qual a ordem do vestido
    3- Quais cuidados devem se tomar a planejar uma festa de 15 anos?Exemplo escolher o lugar certo para não acabar pagando caro demais por uma coisa que no final não vai valer de nada

  4. Ola Amy. Gostaria de saber quem pode recepcionar os convidados a não ser a aniversariante e seus pais me responde por favor?

    1. Oi Julia, apenas estas 3 pessoas mesmo. No caso padastro e madrasta na falta dos pais, e avós, se quiser. Bjos

  5. Amy, amoor.
    Eu tô um pouco confusa cm a valsa. Eu tô querendo dançar primeiro cm meu pai, padrasto, tios, familiares… Mas aí minha mãe tá implicando e dizendo q antes devo dançar cm o príncipe. Me diz, qual ficaria mais legal, primeiro dançar cm os familiares ou cm o príncipe?
    Outra, minha festa será no tema Rock’N’Roll. Eu devo dançar duas valsas separadas (uma soh cm o príncipe e outra cm os familiares) ou devo dançar td junto numa msm msc?
    Eu tava pensando em usar essas músicas aqui:
    -Bed Of Roses (Bon Jovi)
    -Always (Bon Jovi)
    -November Rain (Guns N Roses)
    -Forever and One (Helloween)
    -I’m Witch You (Avril Lavigne)
    -This Ain’t a Love Song (Bon Jovi)
    Qual (ou quais) dessas vc acha mlr pra valsa? Vc tem alguma outra pra me indicar? Obs.: Bon Jovi eh minha banda favorita.
    Obrigada flor <3

  6. Ola Amy!
    Apesar de você ter esmiuçado o assunto ainda tenho algumas duvidas… o ritual é seguido? digo um após o outro. valsa´logo depois sapato troca de boneca etc… Se a troca do sapato é depois da valsa, com qual sapato a debutante dança a valsa? Preciso que você mim ajude tbm sobre os convidados, Quero fazer uma festa completamente voltada para ela somente com os amigos dela,, para isso não devo convidar os pais, pois o custo fica muito alto e acaba sendo a maior parte de adulto… Creio que adulto já basta os familiares que não são pouco.. Como devo colocar isto no convite sem parecer grosseira e ou antipática? Sobre o mestre de cerimonia, a algum problema se for a mãe da debutante? e por falar de mãe, a mãe tbm pode dançar a valsa:? rsrsrs O tema será baile a fantasia, fica demais se pedir para que todos os convidados use a mascara? Pretendo entregar a mascara na entrada.. Vc pode entrar em contato diretamente no meu e-mail? agradeço desde já

    1. Oi Suely, quando enviar o convite, envie junte um convite individual, apenas 1. Assim a pessoa já vai entender que não é para levar os seus pais. Geralmente as debutantes fazem isso e é super normal e não fica grosseiro. A pessoa tem que levar este convite individual para entrar. É claro que o nome dela vai estar na lista, caso ela esqueça o papel, mas geralmente colocamos este convite individual mais para que a pessoa não leve mesmo toda a família! Rs
      Não acho legal você mesma ser a mestre de cerimônia, pois desta forma não poderia participar do cerimonial.
      A mãe pode sim dançar a valsa, assim como outros familiares, se a debutante desejar. Só recomendo que não coloque muita gente para dançar, senão fica muito cansativo.
      Quanto as máscaras, você quer que eles usem durante toda a festa?Se você der a máscara, acho que muitos irão usar, mas não o tempo todo. Algumas pessoas não iriam usar mesmo…
      Bjos

  7. Olá Amy, meu orçamento é de 15mil. Eu gostaria de saber se tem como fazer uma festa dos sonhos com esse dinheiro. Meu tema é Galáxia, universo.

  8. Oi Amy. Falta 8 meses para o meu aniversario queria uma festa que nao gastasse muito porque minha mae nao tem muita condiçao. Só que gostaria muito de ter essa festa , como faço uma festa simples?

    1. Oi Marcela, você pode escrever um texto bonito, uma poesia, cantar uma música que você mesma tenha escrito ou não…ou até fazer um vídeo falando sobre a relação de vocês. Bjos

  9. ola ..meu aniversario e em maio mais minha festa vai ser em julho …minha decoraçao vai ser azul tifanny c rosa e alguns detalhes de preto de notas musicais…to mt induvida se eu fasso os quize canais..as roupas da quinze meninas vai ser uma saia preta rodada …a blusa ainda nn sei vc acha que iria ficar estranho.?

  10. oi Amy, tudo bom?
    quero tirar uma duvida, minha festa vai ser só familiares (os mais próximos) e na hora da balada só os amigos e tals, mas n vou ter exatos 15 casais, pq n dá pra levar todos pois vai ser em outra cidade acha q fica muito estranho?
    me ajudaaa por favorrr!!!!!!!!
    bjos linda!!

    1. Oi Karol, tudo bem?

      Nesse caso você pode fazer uma festa menos tradicional sem os 15 casais. O importante é estar com quem você mais gosta nesse dia tão importante ok?

      Bjos!

    2. Oi AMY td bem?,..Então eu msm que vou colocar as musicas no Pen drive para ir tocando na minha festa (n vai ter DJ), eu queria saber quantas musicas são necessárias para uma festa de 4 horas ?

  11. Olá Amy,
    vou fazer uma festa para meus filhos juntos , ela 15 anos e ele 18 anos . Como devo proceder com o texto do cerimonial? E qual sua sugestão de como proceder nesse caso de comemoração em dose dupla ?Obrigada

  12. Oi amy, tudo bem?
    Tem uma dúvida, eu tenho 2 primas uma de 7 anos e outra de 10 anos, gostaria que elas participassem da minha cerimônia.
    Como elas poderiam fazer parte? Você poderia me dar uma dica? Obrigada desde já,amo seu blog!!

  13. Oi amy, tudo bem?
    Tem uma dúvida, eu tenho 2 primas uma de 7 anos e outra de 10 anos gostaria que elas participassem da minha cerimônia.
    Como elas poderiam fazer parte? Você poderia me dar uma dica? Obrigada desde já,amo seu blog!!

  14. Meu niver de 15 e no ano de 2020 mais eu ja to vendo alguns detalhes kkk… Mais o meu tema e rosa bem clarinho e branco, fica bom? Mais me ajuda a saber como vai ser a sacola de lembrancinha, to pensando em a sacola branca e os detalhes rosinha, fica bom? Eu falo como se tivesse mt intimidade kkkkk

  15. ola! vou fazer a festa da minha filha uma festa na piscina, já que ela não quer uma festa tradicional, gostaria de saber se pode ter a valsa e qual melhor momento ?

  16. Amy, sou a madrasta da aniversariante, apesar de não gostar do titulo.
    A aniversariante vai usar 2 vestidos, portanto não vai recepcionar os convidados. Quem vai receber são os pais, eu devo ficar do lado do meu marido, recebendo e a mãe com o esposo dela?

  17. Oi Amy, a festa a minha filha será simples,teremos churrasco e lanchinhos o início é às 16h. Estou com dúvida quanto a recepção dos convidados (será no salão do condomínio), hora do parabéns, da valsa com o pai e da entrega das jóias (avó paterna e madrinha irão dar). A festa vai até às 22h.

  18. Oii, eu queria uma festa bem formal e tals, só que sem os 15 casais e sem a valsa, não gosto muito desse tipo de coisa, como ficaria o roteiro? Tenho algumas dúvidas, mas a principal é sobre como ficaria minha festa, e queria algumas dicas de entretenimento para o pessoal, bjssss <3

  19. Oi, a festa da minha filha sera em 18/12/2018, gostaria que me enviasse um cronograma de festa(o que fazer) help, a festa sera das 20:00 as 00:00, 4 horas, podem me ajudar? vai ter falsa, quinze casais, troca do sapato e boneca.

  20. Olá, tudo bem? Então eu nunca quis uma festa de 15, mas ultimamente estou pensando muito em fazer e quero agora, mas só falta 32 dias para o meu aniversário, na verdade menos. Queria saber se dá para fazer em 32 dias. Será que dá?

  21. Oi Amy, estou organizando a festa de minha filha será em março/18, vai ser uma balada o tema é tomorrowland. Para o buffet pode ser um coquetel e finger food? O horário da festa por ser balada penso em h ou 22h , para animar a festa penso em contratar um bom DJ da hora que começaria a tocar por volta das 23 ou 24h? O que acha?

    1. Oi linda o coquetel com finger foods é perfeito!
      Já quanto ao horário pense na duração da festa, se não vai ficar muito tarde para o retorno, pois alguns pais podem não gostar e querer pegar os filhos mais cedo. Bjos

      1. Olá amy,meu aniversario será Abril 2018,tenho varias duvidas que atráves do seu site fiquei aliviada.Mais tenho uma duvida,dps da minha troca de sapatos vou dançar a valsa,e meu vestido será muitoo rodado e estou com medo em questão do sapato,pois eu queria alto,mais como o vestido é muito rodado poderia atrapalhar na dança.me ajuda?? kk

  22. ola como vai?sou Thaís e estou organizando a festinha da minha filha em casa,e gostaria de dicas,não teremos os 15 casais e os comes vou servir os kitutes de sempre que ela adora,pois fica caro um jantar,mas penso em fazer a homenagem sim e restrospectiva,só não sei quando é oportuno fazer,se puder me ajudar agradeço!

    1. Olá Thaís, que legal! Acho que para os comes além de salgados você pode fazer mini pratos, os conhecidos finger foods, comidinhas possíveis de comer em pé, porém bem apresentadas, como mini burguer, hot dog, strogonoff. A homenagem acontece ainda no cerimonial logo após a valsa. Já a retrospectiva pode vir logo após a homenagem. Bjos

  23. Vou fazer meu aniversario de 15 em poucos dias, estava pensando se posso colocar a troca do sapato e da boneca, e a Retrospectiva de fotos antes da valsa daria certo ?

    1. Oi Lívia, não recomendo e não acho que ficaria legal. A valsa acontece logo depois da sua entrada, que é o grande momento da festa. Fazer estas coisas antes da valsa tiraria um pouco o brilho deste momento. Bjos

  24. Olá Amy! Primeiro preciso dizer q tô adorando tudo q tô lendo aki! To pensando em eu msm fazer a parte do cerimonial da festa da minha enteada. Queremos algo bem despojado. To com uma dúvida: normalmente nas festas o bolo é a parte final, depois q parte as pessoas costumam ir embora. Fica ruim se eu fizer as homenagens, valsa, dança maluca e abrir a pista de dança, deixando o parabéns so pro fim da festa?

    1. Oi linda, não faz mal não, porém tem que ser um pouco antes do final mesmo, para dar tempo das pessoas comerem o bolo e os docinhos. Pelo uma meia hora antes ok? Bjos

  25. Ola Amy! Preciso muito de algumas dicas suas.
    Faltam apenas 47 Dias pra minha festa de 15 anos, e eu estou planejando tudo agora e esta muito corrido, eu queria saber se teria como eu fazer a recepção e logo apos eu entrar com mru irmao mais velho trocar o sapato receber o anel e ja dançar a valsa com meu pai meu padrasto e etc e logo depois cantar parabens e abrir a pista de dança ? Pois nao vai ter homenagens nem nada, vocr acha que ficaria estranho ou eu posso fazer assim mesmo? Oor favor me ajuda kkk ❤

    1. Oi linda, Pode sim fazer desta forma, sem homenagens. Eu apenas trocaria a ordem de receber o anel e fazer a troca do sapato, eu colocaria essas coisas depois da valsa. Ou pelo menos trocaria a parte do sapato para depois da valsa e faria o anel antes da valsa. Mas ainda acho a minha primeira opção que dei a você melhor. Bjos

  26. Oii Amy! Na minha festa eu queria ao invés de dançar a valsa tradicional com o meu pai, dançar uma valsa maluca, mas queria que fosse surpresa, então pensei assim: q tal minha valsa com o pai ser a ultima, seria muito melhor e mais emocionante pra mim, oq vc acha disso?

    1. Oi linda, você quer dançar a valsa maluca antes da tradicional? Mas se fizer isso a valsa maluca não seria surpresa, pois seria dançada primeiro. Entendi correto? Bjos

  27. oi amy. vou fazer uma festa de 18 anos, não vai ter muita gente, mas vai começar umas 18:00 até que horas poderia durar?

    1. Oi linda, depende! Se for em um salão alugado geralmente dura de 5 a 6 horas. Agora se for na sua casa ou na casa de algum conhecido seu que cedeu o local pode durar o quanto você quiser. Bjos

  28. Olá, Amy! Minha festa de 15 anos começará às 20h e 30min e nesse tempo de recepção serão servidos salgadinhos, docinhos, etc. Eu pretendo começar o cerimonial às 23h, porém antes disso será servido o jantar, claro. Aí eu queria saber que horas mais ou menos eu poderia servir o jantar?

    1. Oi linda pode começar a servir 21h30. Pois vai ficar 1h para a recepção e mais 1h30min para o jantar. acho que é um bom tempo. Porém na hora do cerimonial nada pode ser servido, pois vai atrapalhar a cerimônia. Bjos

  29. Olá Amy, eu vou fazer uma festa e tenho dúvidas quanto à entrada dos pais. Meus pais são separados e não tem nenhum tipo de contato, já são casados também. Como posso fazer nesta parte?

    1. Oi linda, eles podem entrar juntos, porém não precisam estar de mãos ou braços dados, apenas entrar um do lado do outro. Mas se for muito constrangedor podem ser anunciados separadamente…ou não serem anunciados, pois seu pai pode ser anunciado na hora de dançar a valsa com você e sua mãe no momento das homenagens. É uma situação constrangedora, mas você é filha deles, então para sua felicidade eles podem fazer um esforço por você! O marido de sua mãe e mulher do seu pai não precisam participar do cerimonial, a não ser que você faça muita questão. Estarão na festa mas não participam da cerimônia. Converse com seus pais para saber qual a opinião deles. Bjinhos

  30. Oi querida achei interessante suas respostas por isso estou perguntando..
    A valsa maluca serve para abertura da pista, certo?
    E como eu conseguiria organizar todo o cerimonial(troca de sapato/boneca, video, parabéns e fotos) para depois a valsa??
    Ficaria estranho ou não?

    1. Oi Dani, na verdade acho que você teria que fazer uma valsa normal, ou apenas entrada e depois todo o cerimonial, e depois fazer a valsa maluca para abrir a pista de dança. Pois o cerimonial teria que ser no meio da festa mesmo, pois a balada é sempre no final (terceira parte da festa).
      Bjos

  31. Oii Amy, eu vou fazer uma festa com o tema neon e não sei muito bem o que posso fazer, eu não quero uma festa muito chiche, o que eu posso colocar pra que ela fique divertida e da forma que eu quero? Que gostaria de receber os convidados a cerimonia e a balada, mas não sei o que posso fazer pra entre a recepção e a cerimonia tipo pra não ficar parado nem sem graça o que acha que posso encaixar ai no meio ?

    1. Oi Isa tudo bem? Geralmente são servidos salgadinhos nesse tempo e bebidas, e a música fica rolando, por 1 hora ou 1 hora e meia. Na verdade é bom esperar este tempo para que todos os convidados cheguem. Não há muito o que fazer nesta hora, você pode tirar fotos com os convidados e recepciona os que estão chegando. Você pode contratar animadores para este momento da festa ou para todo o período da festa. Bjos

  32. Oi, no meu aniversario não terá cerimônia, como posso incluir o jantar no roteiro? (vai ter homenagens dos amigos e retrospectiva) o certo seria : recepcionar, alguns drinks/petiscos, jantar, homenagens, retrospectiva,parabéns + corte do bolo e balada? Fico em duvida pois muitas pessoas não iriam querer o bolo por ja terem jantado. E por ter o jantar você acha melhor o aniversario começar as 20:00 ou 21:00?, apesar de que nem todos chegarão no horario exato. Me ajuda por favorrrr

    1. Oi Rebecca, tudo bem? Fiquei com algumas dúvidas, vamos lá ver se consigo te ajudar!
      Você vai fazer a entrada da debutante pelo menos, mesmo não tendo a cerimônia? Eu recomendo que faça.
      Minha sugestão seria: Recepcionar os convidados, drinks/petiscos, entrada da debutante, homenagens e retrospectiva. Aqui é anunciada a abertura do buffet para jantar. Recomendo que espere pelo menos 30 minutos e no máximo 1 hora de servido o jantar para servir o bolo. O bolo pode ser cortado neste momento, e não se preocupe pois o bolo servirá como uma sobremesa, as pessoas comem sim. Se não comerem no momento do corte ainda tem um tempo para os garçons cortarem e servir a todos. A debutante abre a pista de dança e se inicia a balada.
      Se a festa for de sexta-feira ou sábado você pode começar as 21h. Se for qualquer outro dia recomendo as 20h.
      Bjinhos, espero ter ajudado.

  33. Qual horário você acha o melhor para acabar a festa?! No meu temos 5 opções : 19 ás 01; 19:30 ás 01:30; 20 as 02; 20:30 as 02:30; 21 as 03.

  34. oi Amy, minha festa sera ano que vem, e estava pensando em não fazer a valsa com o príncipe só com o meu pai mesmo. O que você acha ?

  35. oi Amy, meus quinze anos será daqui a alguns meses, e pelo contrato que fiz com o salão onde será a minha festa, irá começar às 22:00 hs e terminar às 03:00 hs, e gostaria de saber sua opinião sobre que horas pode começar o cerimonial. Bjs.

    (Obs: estou amando o blog, parabeeéns!!❤❤

  36. Oi, tudo bem?
    Minha festa será daqui a uns meses, e eu queria dançar com meus avôs primeiro, depois com meu pai (e fazer a valsa maluca) depois disso, eu queria dançar com meu melhor amigo (que seria meu príncipe) e abrir a pista de dança com minhas amigas.
    Mas não sei se ficaria bom… Poderia me dar sua opnião?

    1. Oi linda, acho que poderia dança com o príncipe primeiro, depois com seu pai e depois com os avós. E aí na hora da balada pode abrir a pista com as amigas! Bjos

  37. oi tudo bem? então não sei se vou ter festa ainda estou planejando
    mas se tiver não quero que tenha valsa maluca
    como então posso abrir a pista de dança?

    1. Oi linda, o bacana é planejar uma coreografia ensaiada com as amigas, amigos ou dançarinos profissionais! Fica super legal! Bjos

  38. Amy minha festa será este ano,não vai ser tradicional, pois a verba está curta…Vai ser azul e rosa no estilo rústico não terá cerimonia como pode ser o roteiro ?

    1. Oi Maria, você ter uma recepção um pouco mais longa e mais tempo de balada, o que é bem legal. Pode também servir um jantar durante a festa, pois terá mais tempo e espaço para fazer isso! Bjos

  39. Olá Amy, a minha festa vai começar 20h e terminar 1h então eu queria que a recepção durasse até 21h e como não vai acabar tão tarde to preocupada com o tempo da balada então eu queria fazer o cerimonial e tals antes da 00h, tipo será que 22h entre 23h fica bom?

    1. Oi linda, sim está ótimo! Mas fale para sua organizadora que vai te ajudar lá no buffet tentar fazer com que as coisas aconteçam no tempo certinho, para que você não perca tempo de festa com atrasos! E tente ser breve no cerimonial, se por acaso tiver homenagens, retrospectiva, dança com casais, ok? Bjos

  40. Ola Amy,então a minha festa de 15 anos vai ser dia 19/10/2019,vai ser da cinderela e vai ter tudo,valsa,balada,troca de sapato,anel e etc,vc acha que já posso começar a preparar?Se eu puder,oque já posso começar a preparar?

  41. Amy bom dia!
    Meu nome é Zilma Maria- vencendo um câncer, mãe de um belo trio: Nina(in memória), Sophie e Levi. Gostaria de te parabenizar pela disponibilidade de ajudar, que Deus te guarde… Gostaria, em sendo possível que vc me mandasse um modelo de cerimonial, ([email protected]) como não disponho de grama para contratar os relevantes serviços de DJ e cerimonial e meu desejo é que seja uma festa em que ela possa guardar lembranças eu mesma vou fazer o cerimonial. As músicas já baixei seguindo suas dicas, mas redigir os textos não sei. Se puder me ajudar neste desafio de minha vida ficarei eternamente agradecida. Paz e bem amora. Adorei seus post

    1. Olá Zilma, tudo bem? Obrigada pelo carinho e parabéns por sua força, que Deus esteja sempre com você!
      A festa não terá DJ e balada, correto? Mas terá algum rito de passagem como troca de sapato, boneca ou anel?
      Homenagens, retrospectiva, valsa?
      Bjos

      1. As músicas já baixei aki. Agora falta o cerimonial q sou eu quem vai fazer. Terá a troca do sapato, anel, homenagem, retrospectiva e valsa. Obrigada de coração viu. Vc me emociona.

      2. Tem balada, troca do sapato, boneca, anel, retrospectiva e valsa flor! Obrigada por me responder. Bj

        1. Olá Zilma, então vai ser uma festa bem completa! Mas não entendi bem se você precisa de um roteiro ou de um texto para o cerimonial.
          Bjos

  42. Amy, a recepção eu sou obrigada a estar presente ou é opcional? Já fui em várias festas de 15 anos que não tiveram a recepção dos convidados, e eu achei excelente.

  43. Oi, gostaria de tirar uma dúvida. Quero homenagear algumas pessoas na minha festa, mas não sei que horas essas homenagens podem ser feitas. Antes ou depois do cerimonial?

  44. oi amy na minha festa eu queria fazer a abertura da balada com mais duas amigas mas eu nao sei q musica usar quais musicas vc me indicaria?

  45. oi Amy estou com uma duvida. como o principe pode mim recepcionar, quero uma festa com o tema da cinderela, bem romantico e conto de fadas . como faço ?

    1. Olá Marcelly, tudo bem? Ele deve estar esperando por você no momento da sua entrada, perto do local onde você irá aparecer, e depois de alguns minutos da entrada ele vai te pegar pela mão e conduzí-la para a valsa.

  46. Olá Amy, irei fazer minha festa de 15 anos e irá ter damas e cavalheiros, mas eu não quero dança na abertura da pista e nem valsa, o que eu posso fazer para a festa não ficar muito parada?

  47. Oi Amy! Então,a minha festa sera no tema conto de fadas (irei pedir que as pessoas venham fantasiadas),e eu irei vestida de Cinderela. Estou com muitas duvidas,principalmente em relação a troca de vestidos,as homenagens,e a valsa dos quinze casais (eu terei que dançar com os meus familiares e depois terei que dançar com os quinze garotos?) e estou com duvidas também no vestido que as quinze garotas irão usar,minha mãe propôs que cada uma usasse um vestido de uma princesa da disney em modelos curtos,porem não tem 15 princesas,ai eu pensei em todas elas indo fantasiadas de fadas,pode me dar algumas dicas e me explicar como funciona direitinho?

    1. Olá Paula, tudo bem? Com relação a dança, você dança com o príncipe, o seu pai, e se quiser, pode dançar com alguns familiares, mas não muitos pois senão ficará muito cansativo! Não precisa dançar com os 15 meninos não! Rs Enquanto você estiver dançando a valsa o s quinze casais dançam junto, cada um com o seu par.
      Com relação às damas, realmente não tem 15 princesas. Pode vestí-las de princesas em geral, sem ser cada uma ma princesa específica, ou a ideia das fadas é boa também, pois tem a ver com conto de fadas. Você vai pedir para todos irem com fantasias ou só algumas pessoas? Bjinhos

      1. Branca de Neve, Aurora, Bela, Tiana, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, Elsa e Ana, Alice, Dorothy(Mágico de Oz), Ariel, Sininho, Pocahontas, Moana, Jasmine do Aladim. Nem todas são princesas, mas são as personagens principais de suas histórias.

  48. Oi Amy, na minha festa,irei homenagear os casais(que serão apenas 8),os meus pais,e já que não terá as valsas e nem a balada,decidi homenagear meus dois irmãos e também a minha professora de violino,gostaria de saber se ficaria muito enjoativo e demorado?

  49. Oie Amy, eu estava pensando de na abertura pra balada da minha festa eu e mais 2 amigas dançarmos Single ladies, será que ficaria legal? Qual roupa pra abertura da balada você me recomenda?

    1. Olá Nayara, acho que vai ficar muito legal sim! A roupa vai depender do tipo de coreografia que vocês forem fazer. Se for algo com muitos movimentos, difíceis e elaborados, seria melhor uma roupa mais leve e confortável, como shorts, short saia ou calça. Agora se forem passo simples com poucos movimentos de perna pode ser uma vestido mesmo ou saia, e se for muito curto, é conveniente usar um shortinho para não mostrar nada. Bjos
      http://15anos.inesquecivelcasamento.com.br/wp-content/uploads/2016/02/Festa-classica-15-anos-coreografia-com-as-amigas1.jpg
      http://soloinfantil.com/wp-content/uploads/2016/02/valsa-maluca-16.jpg
      https://i.ytimg.com/vi/2MEp1-CqS7o/maxresdefault.jpg

  50. Amy vc pode fazer um post falando sobre o dia de princesa para as debutantes pff!?
    OBS: Adoroooo seus posts e me ajudam d+

    1. Olá Maria Isabel, tudo bem? Obrigada pelo seu carinho! Posso sim, vou anotar o seu pedido e em breve publique algo nesse sentido para vocês! Bjinhos

  51. Olá. Tenho uma duvida. Após o fim da cerimonias, a debutante sai do salão? Tipo com uma saída especial, como ela entrou? Ou ela fica pela festa até se retirar para a troca de vestido da balada?

    1. Oi linda, geralmente após o cerimonial acontece o parabéns e depois a debutante vai trocar de vestido para abrir a pista da balada. A saída é normal, não precisa ser nada de outro mundo. As entradas sim devem ser bem planejadas! Bjinhos

  52. Amy, tenho um problema muito sério, tenho um orçamento de 18 a 20 mil, e o tema é baile de máscara, com as cores azul tiffany e preto e como detalhes rosa velho e prata. O meu problema maior é que meu príncipe é meu irmão, e vamos dançar a valsa tradicional, e depois das homenagens, vou trocar de vestido (que no caso seria o da balada e fazer uma dança maluca, acha que seria estranho? E também, eu não sei abrir balada, sempre fui um pouco na minha e não gosto muito dessas coisas de balada e dançar na pista de dança, o que eu faço? E quero fazer uma mesa de guloseimas, com fini, bala, marshmallow, jujuba, o que acha?

    1. Olá Deborah, tudo bem? Adorei a ideia da mesa de guloseimas, que delícia, os convidados irão amar! Pode abrir sim a pista com a dança maluca, e ainda é legal pois você não vai estar sozinha e vai ficar menos tímida na hora da abertura! Bjinhos

  53. Oi Amy, na hora da balada, em vez de eu fazer coreografia, eu possor chamar meus amigos, pra dançar tudo junto na balada com qualquer tipo de música?!

    1. Oi linda, você pode sim, mas aí não seria bem uma abertura de pista de dança, a menos que você e mais uns 6 amigos, por exemplo, ensaiem uma dança para o momento, e só no final da dança aí você chama todos para dançarem na pista! Bjos

  54. Oi de novo! Eu queria saber se as lembrancinhas são só para os quinze casais ou para todos??? E qual lembrancinha posso dar??

  55. Oi Amy!Preciso da sua ajuda.. O que é a dança das 15 velas??? Quero fazer a minha mas antes preciso saber o que é para ver se faço ou não!

  56. Ola Amy, eu e minha irmã iremos realizar nossa festa juntas, mas como estamos com o orçamento um pouco baixo, pretendemos realizar a decoração nós mesmas, com a ajuda dá família. Nós escolhemos o tema balada, e eu queria tirar uma duvida. Eu posso deixar a valsa de lado e optar por outro tipo de dança? E Uma festa balada, ficaria estranha se tivesse príncipe? Okay ai já formam duas perguntas rsrs…

    1. Oi linda, pode sim! Mas se não vai ter valsa, que outro tipo de dança seria? E talvez se não vai ter dança não precise ter príncipe, a não ser que ele vá dançar este outro tipo de dança com você também. Bjos

  57. Ola Amy, pelo oque eu entendi o jantar é servido antes da cerimônia e da troca so vestido, logo após receber os convidados?

    1. Olá Vivi, o jantar pode ser feito sim neste momento, mas também pode ser servido após o cerimonial. Neste caso é importante que não seja um cerimonial muito longo, pois convidados com fome ficam impacientes. Também não é recomendado que os pacientes tenham acesso a comida durante o cerimonial, pois isto pode atrapalhar bastante e ninguém vai prestar muita atenção no que está acontecendo no momento, mas sim em encontrar o garçom mais próximo rs…Bjos

  58. Amy me tira uma dúvida… Se eu não quiser recepção e sim ter uma entrada já com o vestido de valsa dps de meia hora +/- do horário da festa e tirar as fotos td dps disso, para aproveitar mais o vestido, fica estranho? Você já viu alguém fazer isso?

    1. Oi linda, com o vestido da valsa ficaria estranho sim, pois depois na hora da valsa você já estaria com o vestido, e aí não teria nenhuma surpresa. Você pode ter a sua entrada sem recepção, mas recomendo que use um vestido para este momento e outro diferente para a valsa! Bjos

  59. Ola Amy, eu vou fazer a entrada dos casais, eu queria que o cerimonialista chama-se eles tipo casal alegria etc. Ficaria legal? Vc tem outras tipo de nomes para chamar eles?

  60. Oi Amy!
    Estou com uma dúvida em questão a esse “Roteiro para festa de 15 anos”!
    Em relação a RECEPÇÃO… Como assim? Eu vou recepcionar os meus convidados e depois vestir o vestido que eu escolher?
    Na recepção posso estar com outro vestido que não seja o da festa?
    Me ajuda! To confusa!

    1. Oi linda, você vai usar sim um vestido diferente da festa, para recepcionar os convidados. A recepção dura cerca de 1 hora. Depois você irá se trocar e colocar o vestido principal que será no momento do cerimonial (entrada e valsa). Se quiser depois do cerimonial também pode colocar o vestido da balada, é muito comum! Bjos

  61. ola!! Sou de Portugal e vou fazer minha festa de 15 anos pode me dar ideais pff , pois aqui não e muito comum fazer esse tipo de festa! Aguardo a resposta , obrigada !!

  62. Oii Amy tudo bom? Então falta dois anos e meio para minha festa e eu sou super empolgada, vejo vários videos ,olho o blog, escolho possíveis vestidos, (sei que quando chegar a hora algumas coisas vão ser mudadas)… Mas então gostaria de saber com quanto tempo de antecedencia voce acha legal começar a planeja TUDO!! Beijinhos

  63. Boa noite… eu gostaria de saber se eu preciso de uma musica para a entrada dos meus pais, uma para o principe, uma para os casais e uma para a entrada da joia e sapato ou pode ser uma só para todas as entradas ???? desde ja obrigada

    1. Uma para todos os momentos não acho possível, pois o tempo da música não seria suficiente. Acho que você pode escolher uma para a entrada e dança com o príncipe, uma para a valsa com pai e uma, duas ou três para as homenagens, depende do tempo que dispenser para este momento. Bjos

  64. Olá, Estou afim de fazer minha festa de 15 anos, estilo Paris, Mas quero algo bem simples e estou pensando em não fazer valsa… O que acha?

  65. Olá Talita, sugiro que faça a homenagem antes ou após o parabéns, pois realmente fazer antes do almoço é muito no começo da festa, muitas pessoas podem até se atrasar para chegar, sempre acontece. Então é mais garantido mais tarde e o parabéns é o momento ideal, pois já fica todo esse momento mais emocionante todo junto! O restante do roteiro adorei! Bjinhos

  66. Oi Amy! Então, eu faço 15 anos dia 17/12 do ano que vem, e eu estou com duvidas em muitas coisas, na decoração, e no planejamento, pq eu sou um pouco nova nesse assunto e eu estou muitoo perdida.Vc poderia me ajudar ? e tem outra pergunta, vc acha melhor fazer minha festa antes ou depois do meu niver pq eu faço em dezembro e muitos dos meus colegas vão viajar e é época de chuva ?

      1. obgd linda, só tenho mais quatro duvidas rsrsrs, eu to querendo fazer minha festa preta e rosa, só que estou em duvida se uso o vestido da valsa branco, vc pode me ajudar na cor? pq eu vou ter 3 vestidos um preto pra recepcionar, o da valsa que estou em duvida, e um rosa pra curti a festa. Agr a outra duvida é no convite, pq como eu citei la em cima a cor da decoração, eu estava pensando em fazer meu convite tipo um passaporte, será que ia ficar bonito eu colocar o convite com a msm cor da festa ou eu troco e coloco rosa com branco ? o chinelo tem que ter a msm cor da festa ? eu to querendo fazer uma festa quase tradicional, tem problema eu n opinar em fazer a dança da vela ? pq vai ter a troca da boneca, a valsa com meu pai e a valsa com os 15 casais e o principe. bjinhoos

        1. oi linda, tudo bem? Acho que o convite você pode fazer rosa e branco e pode colocar algum lacinho ou fitinha preta, como detalhe sabe? O vestido acho lindo o branco, mas eu escolheria um pérola, é um branco com um brilho cintilante, fica lindo! Não precisa fazer a dança das velas se não quiser, e como você já vai ter outros elementos tradicionais para substituir, não vai fazer falta! Bjinhos

  67. Oi Amy! Então, eu faço 15 anos dia 08/10 próximo sábado, e eu mais duas amigas iremos fazer a abertura da pista de dança, já ensaiamos tudo certinho a coreografia esta incrível, porem eu não sei o momento de fazer a apresentação. Poderia me ajudar? Desde já obrigada!

    1. Oi linda, pode ser feita na abertura da pista mesmo, o cerimonialista irá te anunciar e você aparece e logo aparecem suas amigas e fazem a dança! Bjos

  68. Olha eu de novo rsrs… Amy, segundo o cronograma da cerimonia que vc fez, quanto tempo +/- leva? Ou é relativo ?

  69. Oie Amy, gostaria de falar um pouco sobre questão financeira, será que tem como eu fazer minha festa mais ou menos até 5000 ou 3000 e poucos reais? Eu me preocupo mais com a questão do dinheiro… eu me empolgo tooda na internet vendo vídeos, festas e decoraçoes maraavilhosas e lembro do dinheiro que não favorece muito nesses tempos de crise rsrs ‘ :/

    1. Oi linda, tudo é possível! Dá para fazer sim uma festa mais simples e para uma quantidade menor de convidados, mas é possível sim! Bjinhos

  70. Faço 15 anos em Outubro, mas ainda não sei a ordem que devo fazer.
    Não irei fazer recepção, e entrarei no salão após uma hora do horário citado no convite, logo após, irei dançar a valsa, mas depois não sei mais.
    Quero um tempo para tirar fotos com os convidados, para a janta, para os parabéns, para homenagens, entrega das joias e entrega das lembranças. Pode me ajudar com um roteiro?

    1. Oi linda, pode ser assim:
      _ Abertura da festa (1hora sem recepção)
      _Cerimonial (valsa, homenagens, entrega das joias, entrega das lembranças dos casais, padrinhos e madrinha, se houver).
      _O parabéns pode ser feito aqui ou antes de abrir a pista de dança.
      _Jantar e momento de fotos com os amigos.
      _Abertura da balada.
      _Final da festa

  71. Ooooi Amy! Então, é obrigado ter príncipe e a valsa na festa? Eu quero fazer um baile de máscara, mas não sei se meu pai vai querer dançar valsa e eu não sei quem chamar para ser meu príncipe… :/ Beijinhos!

    1. Oi linda, conversa com seu pai e explica para ele que é super rapidinha esta dança. Acho importante a dança com pai! Para príncipe pode escolher um amigo ou familiar. Bjos

  72. ola Amy , estou planejando minha festa de 15 anos no tema steampunk , mas estou com dificuldade na parte do meu vestido , queria um puco mas delicado puxado meio que para princesa , porem com os detalhes do steampunk , se puder ajudar agradeço… bjs e obgd pela atenção.
    (SOU NOVA MAS JÁ ESTOU ADORANDO SEU BLOG)

  73. Oii Amy,Meu niver é ano que vem ,em Janeiro e estou muito indecisa entre as cores!

    Oque acha de amarelo e preto? Poderia publicar algo relacionado á esses cores ? Desde já agradeço,gostaria muito de uma resposta!

  74. Oi linda, o que será servido após a cerimônia e durante a balada? 1 hora é o tempo ideal para a recepção. Porém acho que faria só um coquetel na recepção e serviria o crepe após o cerimonial, se não tiver outra opção para o jantar. Pois senão as pessoas vão querer ficar comendo no meio da sua cerimónia, o que não é legal! Bjinhos

  75. Oi linda, o que será servido após a cerimônia e durante a balada? 1 hora é o tempo ideal para a recepção. Porém acho que faria só um coquetel na recepção e serviria o crepe após o cerimonial, se não tiver outra opção para o jantar. Pois senão as pessoas vão querer ficar comendo no meio da sua cerimónia, o que não é legal! Bjinhos

  76. Ola Amy, Entao meu aniversario vai ser ano que vem, mas eu ja estou começando a preparar as coisas.A única coisa que esta me deixando doida são as musicas que vai tocar..Eu queria que vc me ajudasse pq os meus convidados sao metade da igreja e metade amigos e parentes que nao vao a igreja, Eu nao sei qual tipo de musica colocar na balada por que pode desagradar tanto os da igreja quanto os outros.Vc teria alguma playlist para me ajudar ?
    (EU AMEI O BLOG ESTA ME AJUDANDO MT BJS)♥

  77. Oi Gabi, você pode colocar cabine de fotos e caricaturistas. Você pode apenas deixar a música rolar e não fazer a balada propriamente dita. Tente conversar com os seus pais! Bjinhos

  78. Olá Amy ! Bom, meu aniversário vai ser ano que vem mas comecei a ver desde já por questão de dinheiro, pra já começar a pagar…
    A minha família, parentes e alguns amigos são de uma religião específica, e meus pais não permitiram eu ter valsa ou balada na festa, nem mesmo a balada gospel. A valsa não tem tanto problema pois vou ter a passagem da boneca, troca de sapato e a entrega da joia, mas eu queria alguma coisa para divertir os convidados depois disso. Eu pensei em piscina, mas normalmente na época do meu aniversário chove, e também pensei em brinquedos que tem em alguns cerimoniais, mas no caso acho que vai ficar muito infantil… Teria como me ajudar nesse quesito? Obrigada

    1. Olá Gabrielle, sou evangelica e nao vejo problema algum em ter uma balada gospel, converse com seus pais, 15 anos é um momento único, tente convencer a eles a fazer uma baladinha gospel ( com moderação) provavelmente quase todas convidados são dessa religião então eles saberão comportasse.

  79. BOm dia Amy estou organizando a festa de 15 anos da minha cunhada, ela escolheu o tema country, e estamos com dificuldade de encontrar uma musica de entrada e tbm o roteiro…sera q vc teria alguma dica pra me ajudar?

  80. Oi, Amy! Adoro o seu blog e ele vem me ajudando muito. Bem, na minha festa terá a entrada de crepes e o coquetel logo após, começará 20h30 e acabará 2h30, eu queria que a recepção dos convidados durasse 1h (qual o tempo certo?) que seria o momento em que os crepes seriam servidos, e o comecinho do coquetel, e logo começaria a cerimônia, porque se começar à 00h, teria pouquíssimo tempo de pista, porém estou com medo dos convidados não conseguirem comer o coquetel, afinal, depois da cerimônia a pista já estará aberta e acho que os convidados não vão querer comer… O que você acha?

  81. Boa tarde Amy, na minha festa estou planejando fazer a entrada 30 min. dps do inicio da festa (sem recepção), dançar a valsa com meu pai, fazer a troca do vestido e dançar com minhas amigas e logo dps abir a pista de dança. Dessa forma fica estranha? Na hora do parabéns devo usar qual dos dois vestidos, pois o parabéns será dps da balada?

    1. Olá linda, para o parabéns pode ficar com o vestido da balada mesmo. Acho que você devia fazer uma recepção de pelo menos 1 hora, para dar tempo de todos os convidados chegarem. Sempre alguém se atrasa e acabaria perdendo o começo do seu cerimonial. Bjinhos

  82. Olá Amy, queria fazer uma festa com o tema Princesa ou Era uma vez, estava pensando em colocar as cores Branco e dourado ficaria legal?

  83. Olá Amy, queria fazer uma festa com o tema Princesa ou Era uma vez, estava pensando em colocar as cores Branco e dourado ficaria legal?

  84. Oi, td bem? Infelizmente não conheço nenhum buffet neste estilo na região, mas se souber de algo eu te falo. Como falta muito tempo para a sua festa seria melhor pesquisar mais uns temas antes de escolher, pois você pode mudar de ideia muitas vezes ainda. Mas eu adoro o tema Alice! Bjinhos

  85. Oi Amy bom dia, queria saber onde achar uns modelos de sapatos que vi aqui no debuteen rosa pink com brilhos no salto lindo…minha filha esta querendo pra sua festa de 15 anos mes que vem…..daquele modelo ou todo com glitter…
    Por favor….obrigada

  86. Oii queria saber se é necessário msm ter um principe, eu escolhi os casais mais n decidi q quero msm um principe pra dançar cmg… Pff me ajuda com a sua opinião!!!

  87. ooi amy, tudo bem, olha meu niver de 15 vai ser em 2019 eu sei ainda falta muitooooo mais estou louca com isso me ajuda estou querendo ver um tema já estou entre azul tiffany e preto ou princesa e por ultimo Alice no pais das maravilhas ou alice atraves do espelho me ajuda nao sei oque fazer.
    A festa nao ira ser a fantasia irei convidar umas 300 pessoas alugarei um lugar enorme com DJ, 3 vestidos e os 15 casais. Tem algum lugar em sao jose dos campos que vc conheca e que seja grande o bastante estilo castelo com escadarias etc. ME AJUDA bjjsss <3

  88. Oi linda, pode fazer logo após o parabéns sim, os convidados sabem que geralmente ainda terá a valsa e você ou seu cerimonialista também pode anunciar isso aos seus convidados. Acho que você pode chegar meia hora depois então, pois se chegar 1 hora depois a recepção vai ficar muito extensa e cansativa para os convidados. Bjos

  89. Oi linda, pode fazer logo após o parabéns sim, os convidados sabem que geralmente ainda terá a valsa e você ou seu cerimonialista também pode anunciar isso aos seus convidados. Acho que você pode chegar meia hora depois então, pois se chegar 1 hora depois a recepção vai ficar muito extensa e cansativa para os convidados. Bjos

  90. Oii, tenho uma dúvida! A abertura da pista de dança vem antes ou depois do parabéns? se for antes dos parabéns no caso a balada durará pouco tempo, mas depois dos parabéns os convidados começam a ir embora , o que eu faço? na minha festa por exemplo eu vou chegar 1 hora depois pq quero uma chegada especial, vou tirar algumas fotos etc, aí quero a parte das homenagens, a valsa e também quero a dança pra abrir a balada. Me indica um roteiro ? obg bjos

  91. Boa noite, vou fazer uma festa de 15 anos pra minha filha estilo balada, com início as 22h, mas não quero valsas, nem retrospectivas ou barmans, o espaço é pequeno e não tenho muitos recursos, poderia me dar uma idéia de roteiro?

    1. Olá, no seu caso seria recepção, coquetel, cerimonial (sem valsa), jantar e balada (caso tiver). Se quiser pode tirar totalmente o cerimonial, porém acho que perde um pouco a essência da festa de 15 anos. Bjos

  92. Oii Amy, estou planejando uma festa de 15 anos com naaaaaaaada de tradicional. Gostaria de fazer uma festa bem colorida mas ao mesmo tempo um pouco “dark”, animada, com um estilo balada e que seja bem marcante (em tudo)… Será que se eu colocar umas coisas mais góticas (meu estilo) deixaria a festa com um estilo meio pesado??

    1. Oi linda, não acho que os dois estilos combinem muito bem…acho que se quiser focar no tema balada fica bem legal, mas sem inserir coisas góticas. Bjos

  93. Amy, tudo bem? Minha festa será em outubro e já comecei planejar. Não queria a cerimonia muito longa para não cansar o pessoal e também pq não quero nada muito tradicional, quero algo mais “balada”, mas ao mesmo tempo, também quero fazer troca do sapato, da boneca, colocar a joia, dançar uma musica com quase 5 minutos e uma breve homenagem para os meus familiares e amigos. Você acha que isso é muita coisa? Qual o tempo ideal para uma cerimonia? Obrigada, beijos.

    1. Oi Amanda, o cerimonial não pode ser muito longo, pois pode ser muito cansativo para os convidados. Sugiro entre 1 hora e no máximo 1h 30. Ok?
      Mas acho que dá para fazer tudo o que você falou sim! Porém acho 5 min de valsa um pouco longo, mas tudo bem, se for uma música muito especial!
      Bjinhos

      1. Nossa! Pensei que seria bem menos tempo hahahaha. Obrigada. Não vai ser bem uma valsa, é uma coreografia mais animadinha . Obrigada. Beijos!

    2. Oi Amanda, o cerimonial não pode ser muito longo, pois pode ser muito cansativo para os convidados. Sugiro entre 1 hora e no máximo 1h 30. Ok?
      Mas acho que dá para fazer tudo o que você falou sim! Porém acho 5 min de valsa um pouco longo, mas tudo bem, se for uma música muito especial!
      Bjinhos

  94. Oi Amy, primeiramente adorei as dicas do site! Mas então… Eu tenho uma duvida. Com quanto tempo de antecedência eu devo começar a ensaiar a valsa com os 15 casais?

  95. Oi Amy, primeiramente adorei as dicas do site! Mas então… Eu tenho uma duvida. Com quanto tempo de antecedência eu devo começar a ensaiar a valsa com os 15 casais?

    1. Oi linda, muitas pessoas não fazem ensaios, pois é difícil juntar todos, mas se você conseguir pode ser com uns 2 meses de antecedência, nos finais de semana.
      Bjinhos

    2. Oi linda, muitas pessoas não fazem ensaios, pois é difícil juntar todos, mas se você conseguir pode ser com uns 2 meses de antecedência, nos finais de semana.
      Bjinhos

  96. amy socorro, bom primeiro de tudo queria dizer que amei o blog e que ta me ajudando muito bom..
    comecei organizar minha festa agora e ja e pra dezembro e to em duvida na qeustao de fazer em um salao ou em um sitio pq dezembro e um tempo frio e o povo nao vai querer purar na piscina, porem estou com medo de fazer no salao e a festa ficar sem graça, me de ideias de como agitar a festa e se devo fazer no sitio ou no salao…

    1. Oi linda, tudo bem? Onde você mora? Geralmente em Dezembro chove mas faz calor, pois é verão! Mas se você tem dúvidas quanto a piscina, pode sim fazer em um salão. A festa no sítio é mais descontraída, eu gosto muito pois dá um efeito bem romântico, ótimas fotos e vídeo também! Bjinhos

    2. Oi linda, tudo bem? Onde você mora? Geralmente em Dezembro chove mas faz calor, pois é verão! Mas se você tem dúvidas quanto a piscina, pode sim fazer em um salão. A festa no sítio é mais descontraída, eu gosto muito pois dá um efeito bem romântico, ótimas fotos e vídeo também! Bjinhos

  97. amy socorro, bom primeiro de tudo queria dizer que amei o blog e que ta me ajudando muito bom..
    comecei organizar minha festa agora e ja e pra dezembro e to em duvida na qeustao de fazer em um salao ou em um sitio pq dezembro e um tempo frio e o povo nao vai querer purar na piscina, porem estou com medo de fazer no salao e a festa ficar sem graça, me de ideias de como agitar a festa e se devo fazer no sitio ou no salao…

      1. Nao, ela vai ser tradicional mesmo, por isso queria fazer alguma coisa diferente no cerimonial, pra nao ficar muuuito tradicional

        1. Oi linda, você pode fazer uma dança diferente ou que nem no caso de uma festa que já publicamos no blog, tema Romeu e Julieta, a debutante fez uma apresentação de teatro durante o cerimonial e ficou muito bonito. Porém, como no seu caso não terá tema, a dança é uma boa! Bjinhos

        2. Oi linda, você pode fazer uma dança diferente ou que nem no caso de uma festa que já publicamos no blog, tema Romeu e Julieta, a debutante fez uma apresentação de teatro durante o cerimonial e ficou muito bonito. Porém, como no seu caso não terá tema, a dança é uma boa! Bjinhos

      2. Nao, ela vai ser tradicional mesmo, por isso queria fazer alguma coisa diferente no cerimonial, pra nao ficar muuuito tradicional

  98. Oi Millena, pode ser! Mas lembre-se que a maquiagem e cabelo irão ir para o espaço. Outra questão é se o lugar tem estrutura, como banheiro suficiente para os convidados se arrumarem e se recompor da piscina. Mais uma coisa, depende da época do ano, o ideal seria uma piscina aquecida, pois se estiver frio ninguém vai querer pular na piscina.
    Bjinhos

  99. Oi Amy! Queria saber sua opinião..
    Vou fazer uma festa sem valsa, e provavelmente sem DJ também, apenas com uma playlist bem legal. Queria saber se você acha estranho no final da festa (no caso depois do parabéns) eu e todos os convidados ir pra piscina! Vai ser a noite, e se fosse o caso, eu avisaria para, ir/levar traje de banho, no convite, mas não sei se seria a melhor ideia uma festa na piscina, por ser a noite e tudo.. Me ajuda?!

  100. Amy, boa noite! Estou amando esse blog, está me ajudando muito no planejanto dos 15 anos da minha filha, obrigada. Queria saber qual dica de lembrancinha você teria para os casais? As meninas é mais fácil encontrar, mas para os meninos não sei uma lembrança legal. Obrigada

  101. Oi Amy, tudo bem? Minha festa será daqui a 3 meses e ainda não decidi a cor! Estou em dúvida entre rosa e dourado ou azul. Será que se eu mesclar as 3 ficaria legal? Você teria alguma inspiração para me ajudar? Beijos e obrigada por tudo <3

    1. Olá Rafaela, impossível responder esta pergunta, pois é muito relativo. Pode variar de acordo com o tamanho da festa, convidados e atrações, o buffet que será servido também faz muita diferença. Na média as meninas costumam gastar uns 15 mil para fazer uma festa média para 100 pessoas. Bjos

      1. Poxa, 15 mil? Parece sem chance de eu conseguir 🙁 Mas tenho fé que vou conseguir minha festa tao sonhada :/

        1. Oi linda, você pode gastar muito menos convidando menos gente e fazendo uma festa mais simples. Os 15 mil é uma média, mas tem gente que gasta menos e gente que gasta mais! Você vai conseguir sim! Bjos

  102. OI eu gostaria de saber se eu posso incluir na balada musicas pop e musicas gospel na minha festa, tem problema?

    1. Não vejo problema, só tome cuidado com a letra das músicas pops, pois se forem letras mais adultas não vai combinar muito! Bjinhos

  103. Oi linda, achei legal e original o seu tema! Agora se os seus pais e irmãos forem vestidos também, acho que vai parecer uma festa à fantasia, se for esta a intenção tudo bem. Irá tirar sim a atenção para você, acho que apenas você inspirada mais a decoração já ficaria super legal! Adorei o desenho da roupa! Bjinhoos

  104. Oi linda, claro que não, não tem problema nenhum! É muito comum padrinhos e madrinhas receberem presentes especiais e muitas vezes até os 15 casais recebem! Bjinhos

  105. Oi linda, pode ser antes ou depois! Geralmente é feito meia noite mas isso não é uma regra. Isso também pode depender do dia da semana que você fizer a festa, se for de sábado ou sexta tudo bem fazer mais tarde, mas se for de domingo, por exemplo, mais cedo com certeza é melhor! Bjinhos

  106. Oi linda, entendi, acho que vai ser super legal! Veja nossas playlists no Spotify, lá temos várias opções de músicas para escolher! Bjinhos

  107. Olá Amy, Então eu não sei de que horas devo começar minha festa, vi muitas debutantes dançar a valsa a 00h esse é o certo ? ou posso dançar antes?

  108. Amy será que ficaria muito esquisito eu dar umas lembrancinhas digamos que “especiais” para os meu padrinhos e minha madrinha? Tipo uma almofada, porque eles estão ajudando bastante com a festa e eu queria fazer essa homenagem durante a cerimonia

  109. Oi Amy! estou em dúvida em quais músicas colocar no cerimonial, ainda não escolhi, pode me passar algumas. E também em o quê dá para os homenageados. Grata!

  110. Oi linda, você pode escolher uma música be bonita para eles. Você pode falar mas se não quiser o cerimonialista pode falar também, mas acho que se você falar fica mais legal!
    Veja nossos posts sobre lembrancinhas para ver várias opções! Sim pode dar na frente de todos, não tem problema, mas pode dar depois também! Pode mesclar várias músicas na valsa, principalmente se for valsa maluca com músicas divertidas! Bjinhos

    1. ooi amy , vim aqui te pertubar de novo kkk acabei desistindo dos 14 casais da valsa , vou dancar so com minha familia e o principe mesmo .. mas como algumas meninas que ia dancar , estao implorando muito pra mim fazer a danca , entao pensei em fazer a minha valsa normal , e pra abertursa de pista , montar uma coreografia com as meninas , o que acha me da indicacao de musicas pra dancar

      Em 10 de fevereiro de 2016 22:09, Disqus escreveu:

  111. Oi linda, acho que é só escolher músicas com letras legais, sem nada indecente apenas! Não é obrigatório a lembrança para os casais, mas se você quiser veja nossos posts sobre lembrancinhas! BJinhos

  112. Amy, minha festa de 15 anos vai ser em dezembro e meu tema escolhido foi Star Wars, eu já tenho tudo planejado na minha mente, mas você poderia dar mais ideias sobre esse tema, por favor? Você acha uma boa ideia meus pais e irmão irem com roupas inspiradas na família Skywalker (Anakin/Darth Vader, Padmé e Luke) ou tirara muito a atenção da festa e de mim? Eu vou usar primeiramente um vestido longo e rodado inspirado no vestido da Princesa Leia, porém vai ser mais parecido com o da Larissa Manoela, já na hora da balada trocarei por um vestido inspirado na roupa do Han Solo, ficaria legal? Meu cabelo será no estilo do da Leia em Star Wars V: The Empire Strikes Back. A segunda roupa será inspirada nessa, porém será bem mais trabalhada e usarei uma bota com um salto pequeno e confortável. Será que vai ficar legal?

  113. Oi Amy. Bom, eu decidi recentemente em fazer uma festa de 15 anos com o tema baile de mascaras, e com as cores preto dourado e azul thiffanny. Voce tem alguma ideia de decoração nessas cores? Vou fazer 14 esse mÊs mas mesmo assim to pesquisando tudo haha

  114. Amy vou colocar duas pessoas da minha igreja pra dancar , e vou chamar poucas da igreja e todo os outros convidados nao sao evangelicos , pra nao ficar meio chato pra auem é da minha igreja oq faço com as musicas ? Eu ja nao vou colocar funk porque n gosto muito e nem minha mae quer , e eu n vou batizada nem nada , mais frequento a igreja e danco nela … e a homenagem escrevo o que para agradecer ? As lembrancinhas dos casais sao obrigatorias ? E me da uma ideia ora dar de lembrancinha pros casais por favor ..

  115. Olá Amy, para uma festa que começará 22hrs qual a hora ideal para a valsa, para o parabéns e para a balada? Qual deve ser a 00:00? Como não terei os casais quantas valsas devem ser feitas? Eu dançarei um mix de músicas para abrir a pista, pensei em começar com Think out Loud com o príncipe e terminar com uma musica mais animada com os amigos, o que você acha?

  116. Preciso de ajuda, posso usar o mesmo vestido da recepção para a balada???? Obrigada desde já e suas dicas estão me ajudando muitooooo!!

  117. Vou fazer 15 anos daqui a 6 meses , e estou com bastante duvida sobre o vestido das damas , e sobre a danca , nao sei o que fazer para eles dançarem , e tambem estou na duvida de quais musicas colocar oara eles dancarem .. essa coisa de agradecer a familia e amigos , eu que falo ou o cerimonialista ? E essa coisa de lembrancinha para os casais , o que dou de lembranca ? E a gente entrega as lembrancinhas na frente de todos os outros convidados ? As valsas , eu vou dancar com meu pai , os familiares e o principe , eu posso variar a musica da valsa ou tem que ser a mesma ?

  118. Olá Giovanna, o legal seria ser individual! Mas não é algo obrigatório, você pode não dar uma lembrança especial, dar apenas a lembrancinha normal dos convidados! Bjinhos

  119. Olá linda, então! Nesse caso teria quer ser mesmo um entrada só com você ou você pode fazer também uma dança com um dançarino! Fica bem legal!
    Bjinhos

  120. Amy me ajuda !!!! eu preciso de uma ideia para poder abrir a pista de dança ,mas não sei o que fazer …ja pensei em dançar com as minhas debutantes mas algumas são de cidades diferentes então não vai ter como ensaia …estou sem ideia para fazer uma entrada triunfal :'(

    1. Oi linda, ele pode ser curto ou longo, porém o mais usado é o modelo mais curtinho e uma cor bem diferente do escolhido para a valsa e balada! Pode escolher um modelo bem confortável e bonito! Bjinhos linda e obrigada pelo carinho!

  121. Olá Amy, meu nome é Giovanna e vou fazer 15 anos no dia 14/08/2017, mas já estou adiantando algumas coisas e fiquei em dúvida em relação a lembrança dos casais. A lembrança deve ser entregue individualmente para cada pessoa dos 15 casais ou deve ser entregue uma lembrança para cada casal ???

  122. Oi linda tudo bem, ela pode escrever um texto bem lindo para você como homenagem! Mas você não pode ler antes, teria que ser surpresa! Bjos

  123. Olá, seu blog tem me ajudado bastante…tenho uma dúvida, eu tenho uma amiga q é quase minha irmã, e eu quero que ela faça algo na minha cerimônia (não vou ter os 15). Minha priminha já vai entrar com o anel…queria uma sugestão do que minha amiga poderia fazer. Se vc puder me ajudar agradeço.

  124. Oi Mag, obrigada pelo carinho! Não vejo problema nenhum! Você também pode fazer a festa de 16 anos, um sweet sixteen, como é de costume nos Estados Unidos.
    Que tal? É a mesma coisa que uma festa de 15 anos p, só que é de 16. Aí não ficaria estranho e você ainda teria um tempo a mais para organizar. Bjinhos

  125. Olá Amy, amei seu blog e das suas respostas aos comentários. Preciso da sua ajuda, sinto-me frustrada por ainda não ter feito a festa de 15 anos de minha filha (que fez aniversário em maio/15) embora deseje realizá-la mesmo que seja 10 meses depois, fica muito feio? Obrigada. Aguardo sua resposta

  126. Oi Clara, td bem? Nossa é uma questão complicada mesmo, acho legal isso de você não fazer a festa de 15 mas fazer a de 16 caso se arrependa. Para mim não muda muito coisa, você pode fazer a festa igual a de 15, só que vai er de 16! Não vejo problema algum! Mas como vc irá comemorar os 15? Vai viajar ou fazer alguma coisa? Pois não pode passar em branco! Bjinhos

  127. olá Amy,bom queria pedir uma dica, meu aniversário é daqui a três meses e estou correndo contra o tempo mas infelizmente não acho um tema que combine comigo, não quero fazer apenas de cores e sim de tema.
    A única coisa que eu realmente gosto é de livro mas não sei se ficaria legal, até porque quanto a isso não tenho ideias legais para fazer o tema “livro” render uma festa e uma decoração.
    Espero que me ajude, beijos e ahhhh adorei o site. 😉

  128. Oi Amy,gostaria de saber se eu posso fazer tipo um poema para agradecer aos meus pais na minha festa?Amei o blog!bjs!

  129. Oi Clara, acho que você quer fazer a festa em 2017 certo? Temos um post no blog explicando tudo sobre como começar a organizar. O valor da festa é muito relativo, mas em média as leitoras do blog costumam gastar entre 10 e 20 mil reais para organizar uma festa legal! Porém isso pode variar muito de acordo com o buffet e número de convidados e o que mais você quiser na festa. O nível da festa varia de acordo com cada menina e família que se propõe a organizar uma festa de 15 anos. Não tem problema chamar só 35 amigos, o importante é convidar as pessoas que são importantes para você. A questão é que quanto mais jovens tiver mais animada a festa será pois os mais velhos geralmente não gostam de dançar, então a pista de dança poderia ficar meio vazia. Bjos

  130. oi Amy! Amei muito essa página! Mas preciso de ajuda. Quero fazer minha festa em agosto de 2016 mas ainda não comecei a organizar. Como minha mãe fica muito nervosa organizando festas, vou tentar fazer o máximo possível para a festa com ajuda das minhas amigas. Por onde começo? Quanto normalmente custa uma festa não muito grande para 150 pessoas? E se só forem uns 35 amigos fica legal a festa? Porque a maioria vai ser família. (Desculpa fazer tantaaas perguntas) Bjs 🙂

  131. Olá Carine, não existe uma regra obrigatória para o vestido, mas geralmente, na maioria das festas, este momento acontece após a valsa, onde é usado o vestido longo. Mas algumas meninas mais modernas preferem usar o vestido curto, não tem problema se não for uma festa tradicional, mas se for pode ficar um pouco estranho…Aí vocês precisam pensar o tipo de festa que será! Ela não fará a valsa? Bjos

  132. Oii! Adorei o site é preciso de ajuda! Estou ajudando no 15 anos da sobrinha do meu marido, é só temos 15 dias pra fazer a festa pois a aniversariante decidiu agora! Queremos fazer a parte tradicional de entrega da joia, homenagem aos familiares e homenagem aos amigos e a valsa somente com os familiares! Para este momento poderia ser um vestido curto? Branco, de 15 anos, porém curto?

  133. Olá Amanda, adorei as cores dos vestidos! Está ótima a sua organização! Só uma pergunta, você não terá a valsa normal? Bjos

    1. vou sim, com meu pai, tio e avô. e a valsa maluca vou fazer depois do cerimonial. quer dizer, eu acho, porque estou numa dúvida cruel huahsuahs

  134. oi, Amy. Então, minha festa será no dia 16 de janeiro do ano que vem. Meu vestido da recepção será preto com dourado, o da valsa azul escuro e o da balada azul tiffany. minha decoração será lilás com toques de branco e azul claro. acertei? e uma duvida: vou dançar com meu pai, tio e avô, e com os quinze casair será valsa maluca. para não ficar muita bagunça no buffet, tive a ideia de iniciar a balada com a valsa maluca, depois do cerimonial e do bolo. fiz certo?

  135. Que legal Sandra, ficamos muito felizes! Ela pode usar preto, azul, branco, prata, dourado, pérola, rosa, magenta, vermelho, nude, amarelo, lilás, roxo, violeta…Não existe uma regra, mas estas cores ficam super bonitas! Bjos

  136. olá, Amy, vou fazer a festa de 15 anos da minha filha,peguei muitas idéias daqui, tenho dúvidas, devo servir o jantar logo após o parabéns, estou seguindo seu roteiro. vou servir salgados de entrada,logo o cerimonial, depois o parabéns, o jantar e a balada. ela escolheu fazer a ornamentação azul tifany e preto, ela pode esclher que cor de vestio para a valsa,obrigada

    1. Olá Samara, você pode fazer você mesma ou pedir para algum familiar fazer também. Muitas meninas fazem com o próprio fotógrafo, que ás vezes, oferecem este serviço.
      Bjos

  137. Oi linda, não sei bem se Cinderela combina com o Baile de Máscaras, talvez você possa usar este tema e apenas as cores da Cinderella! Paris você pode colocar apenas nos detalhes…acho que ficaria legal!
    A valsa maluca não tem problema, você pode fazer sim! Bjos

  138. Olá, Amy. Faltam exatamente 60 diias pro meu niiver…. e eu ainda to meio em dúvida de como fazer a festa. Tipo assim… eu queria fazer um baile de máscaras com a decoração de Cinderela e Paris mas eu também quero a Valsa Maluca… mas será que isso combina com baile de máscaras?? por favoor, me ajuuuda Bjiinhos

  139. Oi Sarah, tudo bem? Eu não sei, geralmente é apenas anunciado o ano de vida que o casal representa, você pode escolher palavras positivos ou características da debutante e dizer também, ex: alegria, carisma, bom humor, simplicidade, esperança…entre outras. Bjos!

  140. Olá, Amy começei a organizar minha pequena festa de 15 anos esse mês que vai ser em casa msm sendo que tenho menos de 1 mês pra deixar tudo pronto pois meu aniversário vai ser dia 08 de outubro deste ano, queria fazer digamos assim “meio que” uma apresentão com coreografia mais não sei se vai dar certo, Até que o espeço é grande agr não consigo escolher a “música ideal pra dançar com minhas amigas”…Ajuda pfv 🙁

  141. Oi Lara, não iria dançar duas vezes, seria apenas 1. Mas iria emendar a valsa normal já com a maluca…rs
    Passa no nosso perfil do Spotify, temos diversas playlists legais para a festa lá! Bjinhos

  142. Oi linda, por aqui ou e-mail. Por e-mail posso te dar uma atenção maior! Posso também falar no facebook por mensagens na página do Debuteen e também pelo grupo fechado no Face do Debuteen! Bjinhos

  143. Oi linda, você pode colocar o jantar antes ou depois do cerimonial. Se for antes, pode servir finger foods depois. Se for depois, pode servir “salgadinhos” e outros petiscos na recepção. Bjos

  144. Oi linda, vou pensar em algumas inovações! Quanto ao príncipe não é obrigatório, e pode sim dançar com seu pai apenas, sem problemas! Bjos

  145. Se forem os meninos que irão fazer parte da dança é indicado que a roupa seja igual e gravata ou faixa da cintura Decor uma cor que combine com a festa da debutante ou com o vestido da valsa. Se forem apenas convidados podem usar esporte fino ou social. Bjos

  146. Olá,Amy. Minha prima irá fazer 15 anos e me convidou para ser a cerimonialista. Gostaria de saber se tem algo diferente que eu possa falar na hora que os casais entrarem (sei que cada casal representa um ano da vida da aniversariante), mas gostaria de falar uma palavra ou frase dizendo que aquele casal representa o 1º,2º,3º e etc, ano da vida dela e o significado quando cada casal entrar. Você sabe de algo que eu possa falar?

  147. Olá, em relação aos 15 casais, todas as meninas vão estar de vestido de mesma cor, os meninos tem que estar obrigariamente de terno? Ou podem usar esporte fino mesmo, e nesse caso não ficarem com o look igual?

  148. olá Amy,eu e minha família estamos preparando meus 15,e pensando no cerimonial junto a cerimonialista,nn quero uma festa tradicional,quero inovar,por isso,pode me dar umas dicas de como inovar na cerimonia ? é obrigatório ter um principe ? posso dançar a valsa apenas com meu pai ?

  149. Oi Amy, posso ter algum contato com você sobre como fazer minha festa? Sem que seja por aqui ou email? Decidi fazer minha festa e queria MUITO a sua ajuda! Se houver, responda aqui, quero falar um pouquinho sobre oque acharia legal fazer, quero sua ajuda! Obrigada 🙂

  150. OI Lara, acho super legal, não acho que ficaria feio não! Você pode dançar com o seu pai, tios, padrinhos e depois o seu pai novamente, dançam um pouquinho da valsa normal e depois de uns instantes já começa a valsa maluca! Já vi festas assim e ficou legal! O que acha? Bjinhos

    1. Obrigada,Amy!Mas eu acho que ficaria estranho dançar com meu pai duas vezes,faltam dois meses pra minha festa então tenho tempo pra pensar hehe.Poderia me sugerir algum mix de musicas pra usar na valsa maluca?

  151. Amy, optei por não ter príncipe e fazer uma valsa diferente com meu pai.você acha que vai ficar sem graça? Ou feio?
    E ainda sobre isso : caso eu faça a valsa maluca com meu pais,devo dançar primeiro com os tios e padrinhos ?

  152. oi Amy na festa da minha filha não vai ter mestre de cerimonia e nem os 15 casais pode me dar uma dica para que consiga organizar sem ter confusão.

    1. Oi Gabi, você não vai fazer nenhuma homenagem ou tradição como troca da boneca, ou recebimento do anel? Acho que fica um pouco estranho apagar assim tão direto, pelo menos espere um tempinho, você pode descer, o mestre de cerimônias pode dizer algumas palavras e depois aí sim você pode apagar as velas! Bjinhos

  153. Olá Raquel, entendi! Sugiro azul ou lilás, você também pode combinar as duas cores , se preferir! Veja nosso perfil no Spotify, temos várias playlists, inclusive evangélica! Bjinhos e obrigada!

  154. olá amy. tudo bem?
    bem, minha mãe quer fazer minha festa de 15 anos (eu não queria mais) eu quero uma festa bem simples, mais bem bonita, não vou fazer valsa(pois não tenho pai nem avô) e nem balada pois sou evangélica, vou fazer minha festa na casa da minha vó pois tem muiitooo espaço mesmo, vou chamar só uns 70 amigos, não gosto de rosa, pois acho muito criança. ahh e minha festa já esta muito encima só tenho 3 meses e 6 dias.. tem alguma dica de musica? de cor? de vestido? adorei suas dicas S2

  155. Oi Amy, tudo bem? Já estou começando a pensar na minha festa e quero um tom mais vintage, oq vc acha se na minha festa ter aquelas tintas neon para a balada? Aaah, e vc poderia me dar alguma dica para uma lembrancinha de festa vintage? O seu blog está me ajudando muiiiiito, obrigada!

  156. Oi Suelen, pode seguir o estilo e decoração! Mas não fazer as tradições de 15 anos como valsa, damas, isso mesmo! Pode fazer a retrospectiva de quiser! Já para o vestido aconselho que use uma cor mais forte e adulta e que seja um modelo mais curto e menos menininha! Bjinhos

  157. Oi , estou planejando minha festa de 18 anos e queria fazer de debutante , como uma de 15 so que sem damas e cavalheiros ; voce acha que ficaria bom ?

    1. Oi. Não faria parte da valsa. Seria no fim, na hora que começa a ‘baladinha’. Aqui geralmente se contratam bartenders para animar a festa, com coreografias e drinks. Só que como não temos condições, não poderemos contratar. E pra chamar o pessoal pra pista de dança pensei em ela entrar com o pai e os irmãos e fazer algumas coreografias. Mas como disse anteriormente; não sei como montar uma coreografia, gostaria de saber se você teria alguma coisa a me sugerir. Algum vídeo com musicas variadas, que possamos copiar uma coreografia.

  158. Olá, estou ajudando a organizar a festa de 15 anos da minha prima. E gostaria de uma ajudinha pra a hora da festa, dança. Como temos poucas condições, de vez contratarmos bartenders pensei em ela fazer uma coreografia de entrada com o pai e os irmãos. Mas não sei como montar uma coreografia, gostaria de saber se você teria alguma coisa a me sugerir. Algum vídeo com musicas variadas, que possamos copiar uma coreografia. Ah, e adorei as dicas. 😉

  159. Oi Julia, você pode adaptar o seu roteiro com certeza! Você pode servir coisas mais leves antes do cerimonial e algo mais sofisticado após, ou vice e versa! As homenagens geralmente acontecem após a entrada e as valsa também, exatamente como citou! Bjinhos

  160. Oi linda, a valsa pode ser dançada apenas com o pai, ou só com o príncipe se preferir, colocamos com as familiares etc para exemplificar!
    A ideia de dar estes itens na balada é ótima com certeza! Bjinhos

  161. Oii tudo bem?Bom eu tenho algumas duvidas,a comida deve mesmo ser servida antes da baladinha?posso organizar meu próprio roteiro?eu gostaria de entrar com o principe e ser entregue ao meu pai para que as valsas sejam ja com a minha chegada e depois disso as homenagens,porem tenho a duvida se depois das homenagens devo servir a comida ou liberar a pista de dança,mtoo obrigada pela atenção,bjinhoooos<3

  162. Olá Amy!

    A sua publicação esta me ajudando muito, mas a questão da valsa eu estava pensando apenas 2 valsas precisa mesmo ser 3?
    E a questão da balada eu estou pensando em entregar mascaras, aqueles cachecóis coloridos, os colares que brilham, ira ficar legal o que você acha?
    Muito obrigada bjos.

  163. Olá!
    Que legal o site! Em dezembro será minha festa e os preparativos estão a mil! Mas ainda falta o bolo, não escolhi ainda. Minha festa será azul tiffany e rosa, você tem alguma sugestão de modelo para o bolo?
    Att. Clara B.

  164. Olá Jaqueline! Obrigada! Então, atualmente não é mais preciso fazer uma festa muito combina nas cores! É legal fazer um suspense para a cor do vestido, fica bem legal! E o azul fica super bonito com a decoração cor de rosa! Pode usar o vestido sem medo de ser feliz! rs
    Quanto ao cardápio acho uma boa ideia e realmente mais econômico! Em que mês será a festa? Pois se for em época de frio os caldos serão perfeitos, no calor já não recomendo! Bjinhos

  165. Olá boa tarde Amy,
    Quanta coisa legal eu achei aqui adorei todas as suas dicas.
    Pode por favor me ajudar rs, Setembro realizarei o da minha filha de 15 Anos e a decoração será pink com preto, e ela ao escolher o vestido se apaixonou por um azul escuro para usar no dia da festa e um pink para a book, oque vc acha por não combinar com a decoração e sim sendo azul fica feio ??
    E estou pensando em não servir jantar para economizar penso em servir os salgados e caldos oque vc acha ??? obrigada bjos.

  166. Oi Milenne, na verdade 1 ano é o tempo ideal para planejar a festa. Na valsa, você pode fazer a valsa maluca e escolher uma música agitada e divertida para dançar com o seu pai! Bjinhos

  167. Oii Amy, tudo bom?

    Eu tenho duas dúvidas, a primeira é que minha festa só vai ser ano que vem, de acordo com meu aniversário e eu queria saber se é cedo demais estar começando a preparar 1 ano antes, porque falta exatamente 1 ano. E a outra dúvida é sobre a valsa, eu não gosto de dançar músicas lentas e acredito que meu pai também não, então eu queria saber como que eu poderia substituir a valsa? Obrigada.

    Bjos !!

  168. Oi Ju, tudo bem? Muito obrigada! Geralmente estas danças são feitas logo após a entrada da debutante e antes das homenagens! Veja nosso perfil no Spotify, lá temos várias playlists com músicas lindas para a festa! Bjinhos

  169. Amy tudo bem? Suas dicas foram valiosissimas pra mim, queria te pedir uma suuuper ajudar. Fui convidada pela familia de uma amiga para que eu seja a cerimonialista para ajudar em toda a organização, estou bem perdida, mas suas dicas me ajudaram bastante, porém, existe uma parte que ainda nao sei onde encaixar dentro do roteiro, que é a parte onde os 15 casais e a debutante fazem a apresentação de dança sabe? Gostaria de saber o momento certo, e qual musica escolher para eles dançarem? Uma mais popular ? Agradeço muito.

  170. Oii Amy, estou planejando a minha festa de 15 anos, sera bem tradicional com a troca dos sapatos e etc. Eu gostaria de algumas ideias pra minha festa não acabar muito cedo pois ela não terá balada e gostaria que ela acabasse até 00:00 e ta marcado para 20:00

  171. Olá tudo bem? Estou fazendo a festa das minhas filhas mas estou na dúvida qto ao horário pois tem que acabar a balada as 3 hrs. Qto tempo mais ou menos dura este tipo de festa? Estou fazendo o cerimonial com troca de sapatos, boneca, joia retrospectiva e valsa, mas não queria nada enjoativo, VC tiraria alguma coisa?

    1. Oi Ana tudo bem? O horário pode variar de acordo com cada buffet, depende do que você contratar e combinar com eles, mas em média as festas tem uma duração de 5 a 7 horas. O importante é não prolongar muito o cerimonial, que é a parte da valsa, homenagens e retrospectiva, tem que ser breve se não pode mesmo ficar cansativo! Bjos

  172. gostaria de saber quanto tempo antes tenho que começar para fazer uma festa bem linda nao sou rica pois tenho que ir guardando dinheiro e quero algumas dicas bem legal obrigada

    1. Olá Roseli, 1 ano e meio é o tempo para organizar bem a festa, mas para juntar o dinheiro pode começar o quanto antes! Bjinhos

  173. Amei as dicas eu vou fazer uma festa de 15 anos pra minha filha ela vai ter 3 vestidos …. um receber os convidados um pra dança da valsa e depois pra festa .Estou nervosa coloquei as 21;00 hs o aniversario vai ser na minha casa . Quais são os horários de cada ? entrada como : salgados e doces,jantar,valsa,bolo as homenagens ….me ajude !!!
    obrigada

    1. Olá Giselle, primeiro é a recepção dos convidados, pode servir os coquetéis e jantar, depois é cerimonial e logo as homenagens, após isso pode ser cortado o bolo e faça a abertura da pista para a balada! Alguma coisa pode mudar de ordem, mas geralmente acontece nest ordem! Bjinhos

  174. Oi Amy! Estou querendo fazer uma festa neon, mas eu quero muito usar um vestido preto porque é a minha cara haha, mas enfim, eu queria saber se um vestido preto tanto pra valsa quanto pra balada (neon) fica ruim, ou se pra balada é melhor um colorido. Bjs e obrigadaa!

    1. Oi Paula! Acho que fica mais legal se você usar um preto é um colorido, ai você escolhe se prefere o preto na valsa ou na balada! Bjinhos

  175. Oi Amy, estou planejando minha festa de 15 anos com o tema Neon. Mas não quero fazer o cerimonial tradicional, você poderia me ajudar com uma opção de roteiro pra esse tema?

    1. Oi linda, você pode fazer o roteiro normal, mas tirando as tradições de 15 anos como, troca de boneca, etc. Pode incluir muitas atrações para entreter os convidados como cabine de fotos, camarim, caricaturas, entre outras opções. Incluir uma dança coreografada também super combina com o tema. Bjos

    2. Oi Gabrielly, tudo bem? Quando será sua festa? Estou planejando fazer a minha com o tema neon também, achei que seria interessante trocarmos algumas ideias!

  176. olá AMY ENTÃO : O MEU NÃO TERÁ JANTAR POR ENQUANTO tudo oque estou te falando esta eu falo por mim pois não marquei nada disso com meus familiares que irao ajudar a fazer minha festa, eu nao tenho mãe pois minha mã morreu em 2013 de (avc) então eu decidi fazer assim reccpição , dps eu irei colocar liberar o coquitel e estas coisas servir comida para os convidados,e depois, irei fazer o cerimonial ( SEM 15 CASAIS POIS N GOSTO ) e eu irei abrir a balada e dps cortar o bolo e dps podem voltar para a balada e tera outras atrações bem por enquanto eu estou pensando nisso ainda não sei acho que eu irei cantar bem eu acho beijos e dps eu falo mais

  177. Ola, gostaria de saber como deve ser o texto que a mestre de cerimonia vai ler? e os horários que deve conter nessa folha, minha festa ira começar as 20:00 hrs, e n vou dançar cm meu pai , e os 15 casais vão dança valsa tbm, e n ira ter restropectiva, fica chato eu usar o vestido da valsa pra fazer a recepção?

    1. Oi Fernanda, se você só for usar um vestido tudo bem, mas se ele for mesmo aqueles bem rodados de valsa, melhor usar outro mais simples para a recepção.
      Senão todos já vão ver o seu vestido, vai perder um pouco a graça, pois todos os convidados ficam esperando o momento em que a debutante irá trocar de vestido!
      Não precisa ser um vestido chique demais, você pode comprar ou alugar um mais simples, ou usar um que já tenha!
      O mestre de cerimonias geralmente já tem um texto mais ou menos pronto, que ele usa nas festas e troca algumas coisas de acordo com cada debutante e geralmente ele tem um conhecimento com os horários, então veja com ele, de acordo com o seu roteiro, como deverão ser os horários a serem seguidos. ok?
      Bjinhos

  178. Oii Amy,eu adoro o Debuteen! Tem dicas de maravilhosas aqui,e com certeza de ouro! Cada vez que eu visito o site me encanto mais mais com as atualizações ! Ser Debutante é o maior sonho desde de pequeninha,desde que me conheço por gente sonho com a minha festa…Mais infelizmente eu não vou ter a minha tão sonhada festa por motivos pessoais,e isso me deixa realmente triste(ao ponto de chorar),porque afinal é um sonho,que não vai se realizar nunca,até porque 15 anos agente só faz um vez né.. Parabéns pelo site,você merece infinitos elogios por ele!
    Bju
    Com carinho Nicole Medeiros

    1. Olá linda Nicole, tudo bem? Poxa que pena que não poderá fazer a sua festa de 15 anos, mas não deixe de comemorar, nem que seja com um bolinho com as pessoas da sua casa! É importante e como você mesma disse, 15 anos só se faz uma vez na vida! Rsrs
      Você poderia fazer uma festa de 18 anos ou de 21, já pensou nisso? Caso não dê ainda tem o sonho do casamento lindo! Não perca as esperanças e seus sonhos!
      Muito obrigada linda, fico muito feliz com comentários como o seu! Eles me motivam a continuar escrevendo! Bjinhos e fica com Deus!

  179. Oi, vou fazer uma homenagem no aniversário da minha irmã com slide de fotos e amigos e familiares mandando mensagens… Mas depois que acabar o que posso passar no telão? eu desligo? coloco clipes de musicas? Por favor me ajudem!

    1. Oi linda, você pode colocar em seguida a retrospectiva, pode combinar com a pessoa que cuidará do telão ou pode continuar a festa indo direto para o parabéns e depois abertura da pista de dança! Mas acho que passar a retrospectiva é mais legal! E durante a balada você pode usar sim o telão para passar clipes, fica bem legal! Bjinhos

  180. Amy!! eu amei o roteiro a maioria das coisas irá ter na minha festa outras coisas ñ… mais seguindo o roteiro vc ñ acha q a comida vai ser servida mt cedo? estou com medo das pessoas ficarem com fome no meio da festa… :

    1. Oi Natália, você pode continuar servindo petiscos durante a festa e se preferir pode servir o jantar após o cerimonial, mas apenas se a sua festa não for começar muito tarde, pois existem festas que começam entre 22h e 00h, aí fica muito tarde para o janta ser após o cerimonial. Se decidir pelo jantar após cerimonial sirva alimentos mais leves e mais fáceis de comer também, um jantar muito formal não é muito adequado para o momento da balada, pois a maioria dos convidados estará na pista de dança, ok? Bjinhos

  181. Oi Amy ! Uma amiga que me indicou seu blog e eu estou adorando!!
    Estou com uma baita de uma dúvida sobre a data da minha festa , pode me ajudar ? Bem , eu faço 15 anos no dia 29/01/2016 , eu e meus pais ainda estamos vendo o salão . De todos , tenho o meu preferido , mas ele só tem data para o dia 27/03/2016 , ficaria muito estranho a festa ser nessa data ? Seria melhor escolher um outro q eu tenha gostado também e que tenha uma data mais próxima ? Obrigada pela atenção .

    1. Oi Larissa, isso depende muito do seu gosto mesmo, se você achar que tem que ser neste buffet, tudo bem. Mas eu acho que eu ainda pesquisaria outras opções com datas mais próximas e também comprando os preços, que é bem importante! Bjinhhos

  182. olá! a festa da minha filha sera em dezembro ,estou com a minha cabeça louca não sei como fazer a entrada dela pois não vai ter aquele cerimonial todo,o vestido dela vai ser 2em1 me ajudaaaaa bjus.

  183. Oi, adoreiii as dicas.
    Ainda falta 1 ano e meio mas ja estou pesando, e tem um problema eu nao tenho muitos amigos o que eu devo fazer convidar a escola toda ou quase toda?

  184. Oi Amy é urgente no meu aniversário, eu já havia falado para meu namorado que será o meu príncipe me entregar a jóia e ele já comprou porém quem entrega é o pai. Agora preciso de um texto q ñ fique estranho. na hora de entregar a jóia. me ajudaa !!

    1. Sem problemas Gabriella, na verdade quem deve escrever o texto é quem irá entregar a jóia. Você não deve saber qual será o texto pois é uma homenagem para você! Bjos

  185. Oi Amy ,faltam ainda 5 anos para minha festa rsrsrsrs,mais ja estou vendo algumas coisas,e queria perguntar se faço minha festa antes ou depois?(Motivo:Nasci nas ferias dia 5 de julho)

  186. Ola Amy, minha festa é em setembro, faltam 3 meses e eu e minha mãe estamos enlouquecendo,rs. Você poderia me dar algumas sugestões para a valsa maluca?Não terão os 15 casais, primeiro irei dançar com meu pai,depois com um amigo, ai a gente pensou em começar dançando Thriller e ir mudando de músicas, mas nem tenho ideia de quais eu coloco, pode me ajudar?Sempre acompanho o seu blog,me ajuda muito.Beijos,obrigada.

  187. Boa Tarde

    Gostaria de saber sobre a valsa maluca ela vem depois da valsa tradicional ?? ou ela serva para abertura da pista de dança??

    1. Oi Jessika, geralmente é logo em seguida da valsa tradicional, para o abertura da balada pode ser feita uma coreografia, mas não será vista como valsa maluca, ok? Bjinhos

  188. Então…. Faltam exatamente 13 dias pra minha festa. Mas o que acontece, tenho 2 vestido, aluguei 1 (2 em 1) e 1 ganhei de cortesia. O que eu aluguei é azul turquesa lindo, lindo…. E o de cortesia branco e curto, lindo também, o problema é que não sei se ficaria estranho colocar o branco na recepção dos convidados. Pode me dar alguma ajudinha? Muito sucesso com o seu site ❤️

    1. Oi Julia, tudo bem? Não fica estranho não, vai ficar muito bonito, curto então, pode usar sem medo! Bjinhos linda e obrigada pelo carinho!

    2. Oi eu queria deicha minha festa um massimo mas eu não tou sabendo muito bem como organizar minha recepção, tem como VC me dá uma ajudinha por favor

  189. Oi amy , tenho uma duvida , meu niver sera em julho, eo bolo da mesa sera fake , na hora dos parabens to com medo de ficar com aquela cara de tacho , pois smp dps do parabens e hr de partir o bolo rs , oq me aconselha faser ?

    1. Oi Fernanda, você canta o parabéns tira as fotos fingindo que está cortando o bolo e pronto, depois pode ir se preparar para abrir a pista de dança! Não tem problema nenhum, o bolo fake já é super comum nas festas e após o parabéns o buffet começa a servir o bolo verdadeiro para os convidados. Bjinhos!

  190. Olá.. vou fazer 15 anos em julho e gostaria de saber se fica legal abrir a pista de dança sozinha, pois nao quero damas.. e deixe sugestão de musica pf !! achei maneira a do mc bola – ela é top.. :/

  191. oi pode me ajudar eu queria saber se e a debutante que aluga os vestidos das damas ou ele que tem que alugar

    1. Olá Isabela, geralmente as damas alugam o próprio vestido, você apenas escolhe a cor e o modelo! Mas se o seu orçamento for alto você pode sim alugar para elas, é sempre melhor se você tem condições, porém não existem problema algum em cada uma pagar o seu! Bjinhos

  192. Olá … Sou a Melhor Amiga Da Aniversariante , e Ela Me Convidou Pra Ser Debutante , o Irmão Dela Que Esta Organizando , Mais Eu Queria Uma Opinião Profissional , Até Mesmo Pra Ajudar e Dar Sugestões … Uma Coisa Que Me Entrigo Foi o Horário de Dança Dos Casais , eles Estão Pensando Na Dança Dos 15 Casais Ser às 12:00 , eu Achei Tarde , Pois Não Seria Mais o Aniversario Dela e Vários Outros Motivos … Gostaria de Saber Sua Opinião , Uma Ajuda Sua …

  193. Oii Amy
    Bem falta apartir de amanhã (13/05) 10 dias pra minha festa só q eu ainda n achei como é feito a hora do cerimonial com a valsa, vou dançar c meu pai,padrinho e principe,não vou ter retrospectiva nem 15 casais, tem alguma ordem especifica sobre com quem eu danço 1° a valsa?

    1. Geralmente a primeira dança é com o pai e depois com o príncipe, e depois você pode dançar com seu padrinho. Se preferir, pode deixar também o príncipe como terceira dança. Bjos

  194. oi amy eu faço aniversario ano que vem eu nao tenho muitas amigas no max 8 … entao se eu botar eles sem cavaleiros vai ficar estranho ? tipo se na hora que eu for dancar com principe faser uma valsa maluca fica estranho ?

  195. Olá Amy.
    Na festa de 15 anos da minha filha eu gostaria de contratar apenas os 15 cadetes para haver o levantamento das espadas e também para que somente ela dançasse com eles (durante uma valsa ela iria trocando). Isso ficaria muito? estranho?
    Outra pergunta é se eu poderia em uma mesa colocar 15 velas (decoradas de um modo especial) para que ela apagasse no momento do cerimonial.
    Ah…o príncipe poderá ser meu sobrinho de 27 anos? Ele é seu padrinho e muito gato.
    Muito obrigada pela sua atenção.

    1. Oi Rita, tudo bem? Não entendi bem, terá as 15 damas ou somente os cadetes?
      As velas, na hora da debutante apagar, é recomendável que os cadetes as segurem ou as damas, caso houver.
      Existe um suporte, estilo árvore, para colocar as velas, aí ela pode dançar em volta e ir apagando também.
      Sobre o príncipe, pode ser sim! Sem problemas! Bjinhos

  196. Olá Amy, estou planejando minha festa no tema ” minha princesa ” mais não com as princesas só a coroa, na cor dourado e rosa bebê , poderia mandar algumas ideias ?

  197. Ah muito obrigada Amy! Era este tal docinho “macaron” que eu não sabia o nome… Vlw pelas dicas, principalmente pela do vestido! Estava muito em dúvida.

  198. Oi amy estou planejando minha festa de 15 anos com o tema neon, e gostaria de saber como seria um roteiro para minha festa .
    bjos

  199. Oii Amy olhe eu aqui novamente!
    Particularmente eu ODEIO anel,acho q odeio é muito forte,mas resumindo :não gosto.Já eu sou fã de colar,amoo de paixão.Ficaria estranho se ao invés do anel eu recebesse um colar ?

  200. Ola Ana,tudo bem? Sou cerimonialista e faço mais casamentos, mais vou fazer um 15 anos. gostaria de ter toda a sequência, como inicia, e quais as minhas obrigaçoôes como cerimonialista. grata, Marly.

    1. Olá Marly, a cerimonialista deve organizar todos os detalhes da festa e ajudar a debutante e a mãe em todos os momentos. Cuidar do buffet, ver se a decoração está ok, os docinhos, se o vestidos está certo, se o fotógrafo já chegou, como o kit banheiro está disposto na pia…tudo! Além de organizar cada momento da festa e narrar aos convidados que é chegada a hora da entrada da debutante, valsa, homenagens, parabéns, retrospectiva e balada. Vou anotar o seu pedido, mas a sequência é mais ou menos esta que citei acima no post, o roteiro pode ser adaptado de acordo com o tipo da festa da debutante, isso precisa ser conversado com a aniversariante antes para decidirem como tudo será organizado! Bjinhos

  201. Oie Amy, queria saber se daria muito trabalho as 15 damas usarem a mesma roupa? Ou se talvez seria mais confortável elas irem com as roupas que quisessem ou ficaria estranho?
    E também gostaria de saber qual tipo de musica ficaria mais legal para a valsa, uma musica com letra ou apenas toque?
    *Qual o nome daquele docinho que parece um hamburguerzinho?

    Amei seu blog me ajudou a decidir muita coisa!! bjs*-*

    1. Oi Gabi, tudo bem? Geralmente a debutante escolhe o vestido que as damas irão usar na festa, e quase sempre é o mesmo vestido para todas. Fica mais fácil e padronizado, pois se cada uma for com a roupa que quiser pode ficar muito estranha, pois cada uma poderá ir com um modelo e cor diferente de vestido. É bom evitar pois o seu vestido deve ser o mais chamativo, e sempre tem gente que acaba querendo aparecer mais que a debutante. Nesse caso você já eliminaria este risco. Também é mais prático para as damas pois é só elas chegarem na loja e alugar o vestido escolhido, não precisam ficar escolhendo!
      Sobre a música, depende do seu gosto pessoal, tem que escolher uma que tenha a ver com você e que goste muito! Siga o Debuteen no Spotify, pois lá temos muitas dicas e playlists de músicas para os 15 anos.
      Agora o docinho, depende, tem o whoopie, que é um cookie mais macio e o macaron, que é mais semelhante a um suspiro
      whoopie
      macarons

  202. Olá! Estou tentando, rs, organizar a cerimonia da festa de 15 anos de minha afilhada de uma maneira moderna e que não seja muito prolongada e acabe se tornando cansativa. A festa ocorrerá em um salão e será servido jantar. Haverá também uma mesa de doces acompanhando o bolo. O quê tu poderias me sugerir???

    1. Olá Nádia, sugiro que não prolongue muito o cerimonial e a parte de homenagens, a balada pode durar um pouco mais, já a recepção pode ser mais breve! Bjinhos

  203. Olá Amy. Minha prima fará 15 anos em Maio e me convidou para ser a cerimonialista. Confesso que mesmo depois de muitas pesquisas estou um pouco confusa com a ordem de algumas coisas. Fiz um cerimonial e coloquei as coisas nessa ordem.
    Saudação , entrada dos pais, entrada dos casais (ela terá apenas 6 casais e não sei como anunciar a entrada deles), texto, entrada da debutante, texto, entrada da joia (a dama é que leva a joia até o pai ?), entrada do sapato com a dama etc. Em que momento os casais dançam? É feio enquanto rola as fotos do telão a debutante sair para a troca de vestido? A troca de sapato é feita já com o segundo vestido ou ainda no primeiro? Minha prima não terá príncipe, o pai dela será seu par para a valsa e a dança coreografada, aliás essa se dança antes ou depois da valsa ? Socorroooo!

    1. Oi Ana, tudo bem? Vamos lá:
      – O pai leva o anel até a debutante.
      – Para os casais, pode anunciar pelo nome de cada casal.
      – Os casais podem dançar após a valsa da debutante
      – Acredito que a presença da debutante é importante na hora das fotos, na retrospectiva.
      – A troca do sapato é feito com o segundo vestido, o vestido da valsa.
      – A dança coreografada, geralmente, acontece depois da valsa, a não ser que decidam não fazer a valsa, podem fazer a dança direto.
      Bjinhos

  204. Amy, eu de novo.
    Assim, no aniversário da minha prima cada casal foi tipo entrava um e o cerimonialista falava representando a alegria o primeiro ano de vida e tals.
    e procurando na internet em outros sites não achei nada que me ajudasse nessa parte, não tem nada.
    vc poderia me ajudar
    sei q cada um representa um ano de vida, mais tipo tem que falar alguma coisa na hora que eles entrarem se não vai ficar muito estranho.
    mais ai eu não achei, como acha q devo fazer, poderia fazer um post?
    desde já obrigada lindaa<3

    1. Oi Gabi, geralmente o mestre de cerimônias diz o nome do casal e qual ano de vida eles estão representando. Achei legal a ideia de cada um representar uma palavra, você pode fazer isso com palavras que tenhas a ver com características suas, tipo alegria, simplicidade…não sei, coisas que só quem realmente te conhece saberia! O que acha da ideia? Bjinhos

  205. Eu quero fazer esses tipos de dança com essas pessoas:
    Pai
    Mãe
    Irmão
    Príncipe
    Com os meninos
    Com as meninas

    OBS: Eu não quero fazer a dança com os 15 casais.

    Amy, quando se abre a pista de dança, é a debutante fazendo uma coreografia com as meninas?

    1. Oi Linda, pode ser uma dança com as amigas ou você sozinha se preferir, e se você não for muito tímida! Bjinhos

  206. Olá Amy 😀
    Vou fazer 15 anos em 23/06/2016 , ( sei que falta mais ou menos 1 ano e 5 meses, estou muito ansiosa e quero que saia tudo perfeito rsrsr ) , mas estou com muito medo dessa data, pois geralmente muitas pessoas viajam nesse dia, já que é na época das férias e véspera de São João… Então queria uma ajuda, se eu faço antes, no dia mesmo, ou depois .. Será que se eu enviasse um Save The Date 3 a 2 meses antes iria ajudar ? Estou com muuuuita dúvida .. Beijoos :*

    1. Oi linda, com certeza ajuda! Se preferir poderia marcar um pouco antes das férias, mas acredito que se fosse em Julho seria pior, não? Bjinhos

  207. Ei Amy,é necessário casais na hora da valsa?Por que eu queria dançar sozinha com os meninos.Um beijo,e ameeeeeeeei seu blog!Concerteza ele irá ajudar as minhas amigas!

  208. oiiiii Amy me da uma dica?? na minha festa de 15 anos vai ser ano que vem e vai ter os 15 casais queria por 2 primas minhas de 7 anos você acha que ia dar certo???

    1. Oi Aline, vai ficar um pouco estranho as crianças como casal…sugiro que você escolha pessoas com pelo menos uns 12 anos. Bjinhos

  209. OI Amy linda, to aqui de novo hahah
    então Amy no salão que vou fazer meu niver tem o hall de entrada, a onde vou recepcionar os convidados, mas não tem lugar para mim trocar o vestido depois para o cerimonial (como te falei que não vai ter valsa,lá em cima”) mas mesmo assim quero usar o vestido longo.
    e se eu me trocar no banheiro vai ficar estranho, pois ele fica totalmente atrás das cortinas e da mesa do bolo.
    Como eu vou fazer????

    1. Oi Gabi, não tem nenhuma salinha onde possa se trocar, em um escritório? Senão terá que ser no banheiro mesmo, mas ninguém poderá usá-alo enquanto estiver se arrumando! Bjos

  210. Oi Amy, minha festa é daqui a 18 dias, eu coloquei apenas dois casais e comigo 3 e não ta ruim, e eu amei suas dicas beijos.

  211. Oi Amy? E a questão da igreja ,sou evangélica,e,no caso teria que convidar a igreja toda,mas não tenho muita afinidade com alguns,então como faço pra resolver essa questão ,sem constrangir ninguem,não quero gente que não gosto ,ou que não conheço na minha festa !

    1. Convide só que você conhece! Quanto mais pessoas convidar mais cara vai sair a festa, e não é legal pagar mais para ter pessoas que não tem nada a ver com voce. Não se preocupe muito com o que as pessoas vão pensar. Pense em convidar apenas pessoas que realmente gostam de você, te conhecem e fazem a diferença! Bjinhos

  212. Amy, sou eu de novo kk. Bom, eu gostaria de saber se as homenagens são feitas com o vestido que usei na valsa e a troca de sapato pode ser antes da valsa? Pq aí eu coloco o salto e já começo a valsa com o meu pai

  213. Oi Amy, tenho que te fazer duas perguntas: 1° falta menos de dois anos pra minha festa, é cedo pra começar os preparativos? 2° eu estou pensando em alguns temas, mas eu me identifico muito com a musica, tem alguma forma de fazer uma festa com tema musical? Obrigada

    1. Sim Jayne, o tema musical é muito bonito e muitas meninas o escolhem! Vou anotar o seu pedido! 2 anos é o tempo mínimo ideal, pode começar a planejar sim, se você quiser! Bjos

  214. Olá, este ano vou fazer a minha festa e irá ser com as 15 meninas somente e gostaria de saber se elas podem entrar na hora do cerimonial com as velas só que sem dançar a valsa e gostaria de algumas dicas pra essa entrada se elas entram e falam alguma coisa e tal e na entrada da pista de dança vamos montar uma coreografia. Obrigada bjss

    1. Oi linda, podem sim! Elas não precisam falar nada, só se quiserem, e para isso, o momento das homenagens seria ideal. Bjs

  215. Oii, sou mãe da Erica, que vive acompanhando o blog! Nos adoramos, esta nos ajudando bastante…
    A Eri esta com uma duvida, mais esta com vergonha (pois ja fez varias perguntas aqui). Bom, ela quer que eu e o pai ou algo assim recepcionem os convidados dela, e ela depois faça uma entrada com o vestido longo, pois acha muito estranho, recepcionar os convidados e depois fazer uma entrada! Se fizermos assim fica ruim, feio, estranho ou algo do genero?

    1. Oi Sheila, magian ela pode perguntar o quanto quiser! 😉 Então, geralmente quem recepciona os convidados é a debutante acompanhada da mãe. E a debutante geralmente usa outro vestido para a recepção e depois faz a entrada com o vestido da valsa. Outra coisa, a recepção geralmente dura no mínimo 1 hora, seria um grande suspense para os convidados, pois iriam esperar todo este tempo para ver a aniversariante. Pode ser, vai ficar bem diferente, talvez alguém possa achar estranho…mas olha Sheila, em uma festa de 15 anos não há muitas regras obrigatórias, as festas estão muito modernas. Se vocês realmente quiserem fazer desta forma não veja muito problema, pensem com carinho! Bjinhos

  216. Olá ammy… Os últimos 15 anos que tenho ido depois dos Parabéns as pessoas se dispersam e muitos não vêem a dança “diferente” como fazer pra pessoas ficarem atentas e não correrem pro doce?

    1. Você pode fazer a dança antes do parabéns ou na abertura da pista de dança, assim as pessoas ficarão mais atentas! Bjinhos

  217. Olá Ammy,

    Vou fazer a festa de aniversário da minha filha no ano que vem. Já estamos providenciando tudo, e vamos contratar uma cerimonialista.
    Mas fiquei com uma dúvida. O cerimonial (entrada da minha filha, valsa…), deve ser realizado após servir o jantar? ou Antes?
    Caso seja depois, ela participa do jantar, e depois faz a entrada? Estou com dúvida em qual seria a ordem correta.

    1. Olá Fabiana, já vi festas das duas formas. Com o jantar antes e depois do cerimonial. Porém, sugiro que faça o jantar após o cerimonial pois se fizer antes pode não dar muito tempo para que as pessoas se sirvam e comam com tranquilidade. Aí na hora do cerimonial terão de parar para o momento. Se fizer depois, é melhor, pois desta forma a debutante pode separar um tempo para se alimentar e pode ficar na pista de dança. E todo o tempo restante da festa poderá ser usado para o jantar e balada. O bolo poderá ser cortado após o jantar, se preferir. Bjos

  218. Oi Amy, td bem? Queria saber se posso seguir um roteiro assim: entrar, dançar a valsa, recepcionar e tirar fotos com os convidados, servir o jantar e começar a balada, fugindo do tradicional. Bjs

    1. Oi Luana, não recomendo, mas a decisão é sua. Acredito que ficaria recepcionar os convidados depois da valsa…Bjos

  219. Olá, Amy então na minha festa não vai ter a tao tradicional valsa, mais eu queria muito mesmo os 15 casais pode me dizer como devo fazer?. Por Favor

        1. Oi Gabi, você pode fazer do modo clássico, geralmente os casais são anunciados um a um e depois você entra com todo o se brilho, com uma música bem especial! Bjinhos linda

          1. Obrigada Amy Linda, amo o seu site, ja me ajudou muito.
            E mais uma vez obrigada, eunão tinha ideia de como fazer isso!
            bjinhoos… Amo Vc <3

    1. Provavelmente sim, o que irá usar na entrada/valsa? O melhor vestido deve ser usado neste momento, que é o principal! Na recepção geralmente se escolhe um modelo mais simples…bjos

  220. Eu Gostaria de saber , o que tem que ter nas festas de 15 anos , mais sem gastar muito dinheiro e que também seja bonito e moderno?

  221. Oi Amy, eu gostaria de saber quais outras opções eu tenho para os 15 casais além da vela. E gostaria também de algumas ideias para a lembrancinha.
    Ameeei o site!

  222. Oi Amy tudo bem ? Então minha mae não quer que tenha balada o q eu posso fazer para distrair os convidados ?

    1. Oi Gaby, você pode contratar artistas e animadores para a festa, caricaturistas e atrações como totens de redes sociais para postar na hora as fotos e carrinhos de sorvetes, pipoca e brigadeiro! fazem muito sucesso! Pode fazer brincadeiras com os convidados também, concursos com direito a prêmios divertidos! Bjinhos

  223. eu estou adorando esse site e essei que a pergunta q vou faze agora nao tem nada a ver mais eu nao achei nenhum outro site q me respondesse eu queria saber se as damas tem q ter 15 anos

    1. Podem ter, mas não precisa, já vi damas com 13 anos e damas com 22 até, se tiver rosto de novinha, o importante é que sejam suas amigas. Geralmente suas amigas são na mesma faixa de idade, por isso muitas tem entre 14 e 16 anos, mas não é uma regra. Bjinhos

  224. Eu queria fazer minha festa de 15 anos evangélica porém tradicional, você poderia me ajudar e me indicar um roteiro?

  225. Amy eu queria saber, eu nao queria ter os 15 casais, entao estou pensando em ter as 15 damas, qual as funçoes delas?

  226. Olá,vou fazer minha festa de 15 anos daqui a 2 meses,e eu na minha festa gostaria de ter um príncipe…Mais eu não sei qual a função dele … Me ajuda pf !!!

    1. Oi Linda, a função dele é recebê-la na sua entrada na hora do cerimonial e dançar um pouco da valsa com você, além de tirar muitas fotos com você! Bjinhos

  227. Amy, estou com muita duvida sobre o que fazer para abrir a pista de danca. Sei que uma coreografia seria o mais indicado, mas acontece que sou meio timida e n sei se conseguiria. Pensei em entrar ao som de uma musica bem animada com um vestido curto e parar no meio da pista numa pose de supermodelo, as luzes se apagarem e a balada comecar. O q vc acha?

    1. Gabi gostei bastante da sua ideia! Não precisa de uma coreografia, já que é tímida! Mas dessa forma que contou eu acho que ficará muito legal! Bjinhos

  228. Oi Amy <3
    Primeiro de tudo queria dizer que amo esse blog!!! Está me ajudando muito a planejar minha festa de 15 anos que será em Agosto de 2015! Parabéns!!!
    Segundo, preciso de ajuda em relação a hora da troca do vestido!!! Vou ter 2 vestidos (um longo dos meus sonhos e um curto perfeito)! Minha mãe acha que eu devo receber os convidados e dançar as valsas com o mesmo vestido: o longo! Já eu acho que só devo aparecer com o vestido longo na hora de entrar no salão (com entrada triunfal kkkkkk) para dançar as valsas e depois trocar novamente para o vestido curto (lembrando que eu vou ter feito a recepção com esse vestido curto)…
    Porém o problema vai ser que, eu vou ter gasto um dinheirão com um vestido longo só para usar na hora da valsa, e a recepção e o resto inteiro da festa eu vou ficar com um vestido que nem é dos meus sonhos?
    O que eu faço???
    Muito obrigada <3
    Beijinhos :*

    1. Oi Ana, obrigada pelo carinho linda! Então, concordo com você! O vestido da recepção não deve ser o mesmo da valsa, pois o legal é o suspense, o mistério, a surpresa de todos ao verem você entrar linda com um vestido inédito! Sugiro que você tenha um vestido, bonito, mas mais simples para recepcionar, e o da valsa seja longo mas tenha uma saia removível para ter um curto diferente na hora da balada! Esta é uma ótima opção e muito mais econômica! Bjinhos

  229. Oi Amy , minha festa foi dia 30 foi tudoo do jeito que queria , obrigado por ter me ajudado <3 obg mesmo bjin Bia

    1. Que bom Bia, fico muitoooo feliz em saber disso! Por favor me envie as fotos quando estiverem prontas ta bom? Quero ver! Bjinhos

  230. Adoreei , a dica me ajudou bastante .
    Eu não fiz minha festa de 15 , e queria saber se posso fazer a de 18 exatamente igual a de 15? (substituindo a de 15 pela 18) !

    1. Oi Rebeca, pode fazer exatamente igual, acho que eu tiraria a valsa, 15 damas ou casais, e rituais de sapato e boneca! Acho que para 18 estes itens não são mais necessários pois já é uma idade mais adulta e se você fizer tudooo isso os convidados podem achar estranho também! Retrospectiva tá liberado! Bjinhos

  231. Boa Tarde Amy , tudo bem ?

    Entao minha festa de 15 anos é daqui a 10 dias , e eu ja tinha feito , o roteiro de como seria , e tudo , mas fui mostrar para minha irmã e ela não gostou pq não terei os 15 casais , só iria fazer a recepção dos convitados , dps trocaria o vestido e fazia a troca de boneca , depois a valsa , e cantaria parabéns , trocaria de vestido de abriria a pista .

    Mas ela disse qe fica feio , e qe o parabens teria qe ser por ultimo , mas eu não quero :c

    Amy oq vc acha ? Por favor me ajude !

    Bjos Bia *-*

    1. Oi Beatriz, tudo bem?
      A primeira coisa de tudo é que a festa é sua então você tem que fazer da maneira que você preferir! Claro que palpites são bem vindos mas não significa que você tem que fazer tudo o que as pessoas querem!
      É super atual não ter os 15 casais, esta é uma característica das festas atuais e modernas e não vejo nenhum problema nisso, além disso é uma forma de evitar possível problemas e dores de cabeça na festa, por conta do aluguel dos vestidos e possíveis atrasos das meninas na festa. Mas não há problema nenhum não ter as 15 damas viu linda! E outro detalhe, agora já não dá mais tempo de fazer um cerimonial com damas, pois você teria que escolher as meninas, alugar os vestidos, fazer todas as provas e ajustes nos vestidos, e as meninas também tem que ter o tempo para se programar para pagar, escolher sapato, cabelo, e maquiagem…acho que você não deve se preocupar com isso mesmooo! Sua festa já está aí! E não fique triste porque sua irmã não gostou, a festa é sua linda, converse com sua mãe, quem sabe ela pode explicar de um jeito mais amigável para sua irmã =D
      Geralmente o parabéns é depois da retrospectiva, logo no final do cerimonial ou logo no início da última parte da festa, antes de abrir a pista! Você pode mudar a ordem se quiser, isso não é uma regra. Você pensou em cantar o parabéns em qual momento? Bjinhos linda

      1. Oi Amy , mtto obg pelos conselhos , me ajudou mtto .. então eu pensei em cantar parabéns , dps da retrospectiva , da valsa e da troca de boneca , e em seguida abriria a pista !!

  232. Amy,estou planejando uma festa tradicional, mais não tenho amigos suficiente para fazer casais. Até consigui algumas garotas nais não o suficiente, e estou pensando em deixar só as 15 damas. Pegaria mal?

    1. Oi Linda, não tem problema nenhum, pode usar sim apenas as 15 damas, não vai pegar mal e ainda assim será uma festa tradicional! Bjinhos

  233. Amy, estou organizando a festa da minha filha, e tenho vários amigos que gostaria de convidar, porém alguns nem a conhecem, o que faço?

    1. Oi Marília, primeiro você deve perguntar para sua filha o que ela acha disso, ela concorda? Se ela não ligar pode convidar algumas amigas mas não muitas né pois o importante é que na festa tenham as pessoas que a aniversariante gosta e dependendo do número de convidados o valor da festa pode aumentar bastante. Então todas essas questões devem ser pensadas ao fazer a lista de convidados! Bjinhos

  234. Oi Amy , vou fazer minha festa de 15 anos daqui uns dias , mas tenho muitas duvidas ainda , tipo que hras devo trocar o vestido , que hras cortar o bolo , e a liberação da pista de dança , a festa vai começar as 19:00 hras !! , Espero que você possa me ajudar, Obg *-*

    1. Oie Beatriz, você pode trocar o vestido uns 20 ou 15 minutos antes da festa, aí pode se maquiar e tirar umas fotos antes da sua grande entrada! O parabéns geralmente rola depois das homenagens e retrospectiva, e logo em seguida pode abrir a pista de dança, ou se for usar outro vestido, troque depois do parabéns e faça outra grande entrada para abrir a pista! Bjinhos

  235. Vou fazer minha festa de 15 anos!Mas não sei o planejamento ex:como se começa tudo.Eu não quero valsa na minha festa pois não é muito o meu gosto!Mas eu queria umas dicas de como fazer,O que vem antes e depois.Quero o passo a passo. 😀

  236. Oi Amy! Eu gostaria de fazer uma apresentação de ballet (sozinha) e eu queria saber se vc pode me ajudar aonde posso colocar a minha coreografia de ballet? Obg!

    1. Oi Gabi, que lindo! Eu acho que você pode fazer na sua entrada ou na hora da valsa mesmo! Vai ficar show! Me mostra depois ok? Bjinhos

  237. oi Amy,tudo bem,então eu queria saber se eu posso usar o vestido da recepcão,tambem na balada,e quanto tempo eu posso esperar depois do começo da festa pra começar a cerimonia?
    adorei seu site,e agradeço desde de já…

    obg,bjsss

    1. Oi Le, pode sim, mas se quiser também pode usar um vestido mais simples na recepção, algo que você já tenha, não precisa ser um super vestido de festa, pois você vai estar bem produzida! Para começar a cerimonia você pode esperar de 40 min a 60 min para começar e dar um tempo para todos os convidados chegarem! Bjinhos linda s2

    1. Oi Laura pode ser, mas porque você não dança a valsa normal e depois faz uma apresentação com coreografia com esses amigos? Bjinhos

      1. Sim eu estava pensando nisso também , só tava com duvida msm na valsa apenas com 4 casais , achei que poderia ficar feio ou algo do tipo .

  238. Boa noite,
    Gostaria que vc me ajudasse daqui a 1 ano minha filha vai fazer 15 anos e eu gostaria de fazer uma festinha.
    Porem não tenho muita condições e não tenho como contratar uma cerimonalista.
    Mas não queria que passasse em branco.
    Por favor mande para o meu e-mail dicas de como posso fazer uma festinha simples e barata.
    Aguardo retorno e minha preocupação é o DJ.

    Marcia

  239. Oi tudo bem ? Preciso da sua ajuda, minha irmã vai completar 18 anos e eu estou organizando uma festa pra ela pois ela não teve de 15 anos. Ela usará um vestido de baile lindo, ela quer dançar valsa com meu pai mais não sei como organizar um roteiro pra encaixar tudo que ela quer : valsa, dança coreografada com amigas, homenagens dos amigos. Pode me ajudar ?

    1. Oi Paola, neste caso a dança com as amigas pode ser antes ou depois da valsa, aí depende do gosto da aniversariante!
      Vocês podem seguir mais ou menos esta ordem, não é uma regra, mas a maioria da festas seguem este roteiro! Bjinhos
      1- Entrada da aniversariante
      3- Dança Coreografada (pode ser antes ou depois da valsa)
      2- Valsa com príncipe/pai/parentes
      4- Dança Coreografada (pode ser antes ou depois da valsa)
      5- Homenagens
      5- Retrospectiva
      6- Parabéns
      7- Abertura da balada

  240. Preciso saber as cores certas do vestido e a ordem, a entrada e o da valsa estou confusa minha filha vai debutar em dezembro não sei a ocasião que ela deve vestir o branco

    1. Oi Simone! Geralmente usa-se um vestido mais simples na recepção (pode ser longo ou curto), o vestido estilo princesa na valsa e o vestido mais curto na balada! O vestido da entrada e da valsa geralmente é o mesmo vestido! Bjinhos

  241. Oii Amy, tudo bom?! Eu estou com uma dúvida. Assim, olha, se a recepção vai ser primeiro , então a entrada da debutante vai ser depois? e a debutante vai ficar esperando os convidados para a recepsão? Bjs. Amooo o seu blog!!

    1. Oi Gabi sim! A recepção é feita com um vestido mais simples, depois a debutante troca de vestido e faz a sua entrada triunfal. Geralmente a debutante está aguardando ao lado de sua mãe para recepcionar os convidados! Bjos e obrigada pelo carinho linda! s2

  242. Olá, eu queria inovar no cerimonial,eu não dançaria a valsa… Sera que não fica bom? Aí eu colocaria uma homenagem para minha família no lugar.

  243. Olá estou organizando a festa de 15anos da minha prima, uma festa diferente será em um espaço verde com o tema vintage romântico. O início será as 17h com duração de 4h. Ela não quer valsa então estava pensando em fazer a troca de sapato feita pelo pai a entrega da boneca para a irmã mais nova a entrga de uma joia pela mãe e o buque por alguém da família. Depois os parabéns.
    Qual ordem devo seguir? O melhor horário pra iniciar tudo? Lembrando que terá dj e coquetel mais o buffet.

  244. Olá Amy Conheci Seu Blog Hoje E Gostei Muito …. Eu Estava Pensando Em Dançar Uma Valsa Um Pouco Mais Animada Sabe Com A Minha Melhor Amiga … Será Que Fica Legal??? Ou Vai Ficar Muito Estanho Por Ser 2 Meninas???

    1. Oi Luana, obrigada linda! Talvez possa parecer estranho, depende da dança. O que você pensou em dançar? Bjinhos

    1. Oie Adriana, geralmente algumas meninas dançam a meia-noite, mas é mais por ser bonito e remeter ao filme da Cinderela. Mas você tem que considerar um pouco o horário em que a festa será realizada. Por exemplo, se a festa começar as 10h da noite, meia-noite é um bom horário (considerando que cada festa tem uma duração de 5h em média). O legal é que a valsa aconteça entre 1h e 2h depois que a festa começar, pois não é muito bom estender muito a recepção e assim também você pode ganhar mais tempo para a balada. Bjinhoss

  245. Bom Dia
    Tenho varias duvidas vou fazer aniversario da minha filha de 15 anos
    estou na duvida no cerimonial,se tem horario certo pra se dançar a valsa,se o video vida
    antes da valsa ou depois e qual horario que cantamos o parabéns.

    1. Oie Adriana, tubo bem? A valsa geralmente é após a entrada da debutante e o parabéns depois da retrospectiva e homenagens.
      Mais ou menos esta ordem, não é uma regra, mas a maioria da festas seguem este roteiro! Bjinhos
      1- Entrada da debutante
      2- Valsa com príncipe/pai/parentes
      3- Valsa com 15 casais ou 15 damas
      4- homenagens
      5- Retrospectiva
      6- Parabéns
      7- Abertura da balada

  246. adorei o site… o meu aniversario vai ser a fantasiaeu gostaria de saber se ficaria estranho na hora da valsa eu dancar com um vestido da cinderela e na hora da balada estar com uma roupa de bombeira?☺

    1. Oiee Ananda!! Tudo bem linda? Não vejo problema não, afinal é uma festa a fantasia! Mas fiquei curiosa! Pq bombeira? Bjinhos

  247. Oi Amy, vou fazer a abertura de pista de dança com as minhas amigas queria saber se eu que tenho que alugar os vestidos ou são elas?

    1. Oi Nath, geralmente são as meninas que alugam, a menos que você tenha condição de pagar todos os vestidos e queira presenteá-las.
      Bjinhos

  248. Oii 🙂 As lembrancinhas são entregues antes durante ou depois da balada?? 😛 E a passagem de boneca como acontece?? (DESCULPA AS PERGUNTAS, É QUE EU NUNCA FUI NUMA FESTA DE 15 ANOS!! 🙁 )

  249. Olá, gostaria de ter dicas para decidir se terei ou não as 14 damas. Acho muito lindo, mas não arranjarei os 14 garotos e algumas meninas gostam e outras se sentem desconfortáveis. Queria muito ter dicas para isso, estou super indecisa. Obrigado.

  250. Oiee! Amy, adorei seu site. Mas gostaria de saber se eu q terei q pagar os vestidos das minhas debutantes!?

    1. Oi Leticia, tudo bem? Obrigada linda! Então Le! Você não precisa pagar as vestidos das damas não, geralmente cada uma paga o seu! Assim fica mais fácil para todo mundo, você já terá que pagar a festa toda, não seria justo né linda! Bjinhosss

  251. Oii, Amy, queria tirar uma dúvida sobre as homenagens, a minha festa é daqui a 3 meses e eu sou o tipo de pessoa que gosta de todo mundo rsrsrs e quero homenagear a todos (algo meio impossível, mas enfim…). Gostaria de saber quem de amigo eu poderia homenagear.

    1. Oi May, homenagear a todos é complicado e pode tomar muito tempo da sua festa! Você pode fazer um vídeo homenageando a todos os seus amigos, reunir imagens de momentos legais de vocês com uma música bem legal e montar um vídeo bacana, ou escrever um breve agradecimentos a todos eles, mas acho o vídeo mais legal para todos! Tenha em mente que você também será homenageada, então não pode ser nada muito comprido, senão além de cansativo, vai tomar tempo da sua balada! Bjinhos linda! s2

  252. amei, mais eu queria saber sobre as tradições, tipo, na troca da boneca, se troca por um buque?
    e os vestidos das minhas amigas nos 15 casais, tem que ser iguais? por que eu acho que ficaria meio caro, e difícil achar vestido no gosto de todas, rsrs, e tipo os vestidos ficam na minha responsabilidade? ou elas alugam os delas?

    1. Oi Lorrana, tudo bem? Quanto a boneca, pode ser sim trocada por um buffet. Os vestidos das damas, geralmente, são iguais. Podem ser diferentes se quiser, mas não recomendo muito pois podem chamar mais atenção do que você, o que não é legal! Você é a estrela da noite, tem que brilhar mais do que todas as damas! Geralmente a debutante escolhe o modelo e a cor do vestido e as meninas pagam o aluguel, cada uma paga o seu vestido! Bjinhos

      1. Olá,minha filha fará 15 anos em agosto,tenho algumas dúvidas em relação ao cerimonial,ela não quer os quinze casais e vai dançar somente a valsa com o pai,fica legal passar da valsa para uma música mais agitada e assim abrir a pista de dança? E dessa forma teria q deixar a valsa por último, no fim das homenagens…funciona?quem monta os textos do orador?tenho receio de ficar maçante!

        1. Olá Arielle, geralmente é o mestre de cerimônias que escreve os textos, mas você pode pedir para ele te mostrar e você pode modificar algo se quiser. Acredito que a valsa logo depois da entrada fica mais emocionante, mas você pode fazer depois da homenagens também, muitas meninas fazem assim! Quanto a música não há problema algum, seria uma espécie de valsa maluca? Bjinhos

  253. Olà,quero que minha festa de debutante seja inesquecivel,para mim e para meus convidados.Pensei em fazer minha festa com o tema a fastica fabrica de chocolate eu gosto muito desse filme desde pequena,mais queria um tema mais delicado que eu possa investir bastante na decoracao ,vestidos e etc.Que tema vc me indicaria?um que nao seja muito tradicional.

    1. Oi Bia, dá para adaptar o tema da Fábrica de çhocolates para algo mais delicado, se quiser! Usar bastante doces na decoração e cores mais suaves como o rosa, azul, amarelo, verde, mas tudo em tons claros! O que acha? Bjinhos linda

    1. Isa, se for fazer em buffet o ideal é correr para encontrar um a tempo! Ainda dá sim mas tem que correr e ter paciência! Se contratar uma empresa de produção de eventos, organizador ou decorador será mais fácil para você! Bjinhos

  254. Oii,queria que vcs publicasem um roteiro para uma festa de 19 anos.
    Sei que o blog seu só fala sobre festa de 15 anos, mais iria me ajudar muito estou com muitas duvidas sobre esse assunto .

    1. Oi Bianca, falamos sobre os 15 anos, mas muitas de nossas dicas servem para festas de todas as idades!
      Sobre o roteiro, fica a minha sugestão! Você pode usar o roteiro de 15 anos, porém com algumas alterações:
      http://www.debuteen.com.br/2013/09/roteiro-para-festa-tradicional-de-15-anos/
      Para a recepção podem ser feitos o welcome drink, coquetel e jantar. Acho desnecessário o mestre de cerimonias. Para a sua entrada, pode ter a música normalmente, mas pode ser retirada a valsa e casais. O momento de homenagens você pode retirar se quiser, ou fazer uma breve homenagem para os familiares ou amigos. A retrospectiva pode rolar normal, mas pode ser retirada caso você tenha o costume realizar festas todos os anos, pois poderá ficar repetitivo para os convidados, mesmo porque as fotos quase sempre serão as mesmas. O que pode ser feito é algum vídeo, ou ensaio, para diferenciar.
      Os rituais como troca de sapato e boneca não são feitos também, mas a troca de vestido pode ser feita normalmente, duas ou três vezes durante os momentos da festa.
      A dança da valsa pode ser substituída por uma dança coreografada com as amigas ou em casal.
      O restante como lembrancinhas e hora da balada podem ser feitos normalmente, como manda o figurino!
      Biaca, mesmo assim irei preparar um post sobre isso, pois muitas meninas tem a mesma dúvida! Bjinhos lida!

    1. Oi Bianca! Tudo bem? Não é obrigatório não! Muitas meninas gostam de estender suas festas até as 3h da manhã, mas já vi festas que começam mais cedo e terminam mais cedo também, você pode terminar sua festa a meia-noite se quiser. Tudo é uma questão de combinar com os seus pais e com o buffet! Bjinhos

    1. Oi Ester, estes rituais são depois da entrada e da valsa, seria no momento de homenagens e pode ser antes da retrospectiva! Bjinhos

  255. Meeeeo, Parabens pelo blog, serio, eu tava PERDIDA, não sabia oque fazer, aonde fazer, como fazer.. e depois de conhecer o Debuteen já ta tudo organizado para o meu GRANDE DIA *-* obrigada por me ajudar e ajudar muitas outras garotas!

    1. Que linda Isa!! Ficamos muito feliz em ajudar vocês!! Um grande beijo e envie as fotos da festa para vermos como ficou ok? Bjinhos

  256. Oiiiiii Amy ,
    Amei mesmo me ajudou bastante , mas to meio sem entender depois da recepção=´´Abertura do cerimonial com o mestre de cerimônia escolhido´´ poderia me explicar ?
    Ao invés do príncipe pode dançar com a BFF valsa maluca ??
    Como é a troca da boneca??
    Obr amei muito seu post Bjuxxx

    1. Oi EStefania, vamos lá! rs:
      – Você deve escolher uma pessoa especializada, que tenha uma boa voz e que irá te ajudar a organizar a ordem dos acontecimento na festa, esta pessoa é o cerimonialista, e pode ser homem ou mulher, como você preferir. Ás vezes, o buffet te indica alguém que já trabalha junto com eles, mas você também pode contratar alguém a parte, de acordo com a sua preferência. Neste caso é bom pedir indicação para outras pessoas, pois esta pessoa é muito importante!
      – Sim, você pode dançar sem o príncipe, sozinha (se não for tímida) ou com suas amigas, uma dança diferente e divertida! Muitas garotas estão fazendo isso atualmente, deixando de lado a tradicional valsa, é bem moderno, aí vai da sua escolha!
      – A troca da boneca é um ritual simples, você precisará de uma boneca e de uma criança (menina) para fazer a troca. No momento das homenagens geralmente é feita a troca. Você dá a sua boneca para a criança, simbolizando o seu crescimento de menina para mulher.
      Bjos lindas, espero ter ajudado!

  257. Oi Amy,

    No próximo ano minha filha irá fazer 15 anos. Já estamos pensando na festa com mil idéias. Só que temos uma dúvida referente ao baile. Minha filha quer dançar com o meu marido a valsa e também fazer uma dança animada, mas também quer os quinze casais. Como podemos encaixar essa dança divertida com a valsa, pois o pai é o primeiro quem irá dançar com a debutante?

    Bjs,
    Obrigada

    1. Oi Denise, você poderá fazer a entrada dos 15 casais e a valsa normalmente, e depois anunciar a dança animada. É legal que a dança animada seja depois da valsa, para não tirar o clima emocionante da valsa com o pai. Geralmente o príncipe é quem dança com a debutante primeiro e depois o pai, avô, padrinhos, etc.Bjinhos

  258. olá adorei o site esta me ajudando muito!! mas estou com uma duvida, pretendo colocar os casais para entra.. mas todos devem fazer um discuso ou apenas as daminhas ou só quem quiser ? meu tema e Paris se possível for poderia me da umas dicas para a roupas dos meus casai ?
    agradeci desde já! bejinhos

    1. Oi Thamires, não precisa ter discurso não, pois se todos falarem você vai perder muito tempo com o cerimonial e pode também ficar cansativo. Todos podem escrever juntos algo para você, como uma homenagem, mas que é feita depois da entrada e da dança, e depois da homenagem ao pais, se tiver. Estou anotando o seu pedido de dicas para as roupas dos casais com tema paris! Bjinhos

  259. Oii, minha festa de 15 anos vai se em abril, e queria sabe se não vai ficar estranho fazer a abertura da pista de dança com 2 meninas e eu?… é saber também se na hora da valsa a pessoa que for dança a segunda e as outras tbm vem ate mim ou eu posso fazer diferente e ir ate a mesa que ele estiver sentado e apagar a vela que vai te na mesa?…
    Esse site me ajudou muito, minha festa e ate as musicas estão baseadas no conteúdo do site…. Obg 🙂 bjs

    1. Oi Júlia! Pode abrir a pista de dança co duas meninas sim, no momento da balada, pode até fazer uma dança bem legal com elas. Quanto a valsa acredito que você ir até a mesa para apagar a vela pode atrapalhar um pouco na visibilidade dos convidados, também pode ser meio confuso, você terá que arrumar as mesas em uma ordem que não atrapalhe, pense bem. Fico muito feliz que o site esteja realmente ajudando a produzir a festa! Espero que sua festa seja linda!Nos envie as fotos! Bjinhos

  260. Oi Amy, já ouvir falar que a abertura da pista de dança é no início da festa.
    Qual horário seria melhor: no inicio ou no final?

    1. Oi Patrícia, o mais comum é abrir a pista logo após o cerimonial.
      Assim todo o destaque fica em você e depois é só cair na balada! Bjinhos

  261. OOi eu vou fazer 14 anos da qui um mes sera que esta muito cedo para começar a ver a minha festa de 15 anos…?

    1. Oi Ju, depois que passar a festa de 14 anos já pode começar a planejar a de 15 anos, pesquisar valores e estilos que deseja para a sua decoração, quanto antes melhor! Bjinhos

  262. AMY, TENHO QUE CONVIDAR OS PAIS DOS MEUS AMIGO ?? NAU SEI SE ELES IAM SE SENTIR INCOMODADOS DE SEUS PAIS ESTAREM LA.
    OBRIGADU 🙂

    1. Oi Lethicia, apenas convide os pais se você tiver alguma relação de amizade com eles tbm, se não conhece não precisa convidar. Pense também que quanto menos convidados mais irá economizar no buffet, geralmente são convidados apenas os amigos e alguns pais, não todos. Bjinhos

  263. Oi Amy, tudo joia? Então, eu fiz 14 anos a pouco tempo, você acha muito exagero começar a preparar a festa agora? Ou acha que posso esperar mais um pouco pra começar com as coisas?
    Obrigada 😉

    1. Oi Vitoria! Geralmente são 15 casais, se fizer menos casais ficará estranho, pois cada casal representa um ano de vida de debutante. Uma opção é só fusar as damas e não os meninos! Fica legal! Bjinhos

  264. Oi, eu gostaria de fazer algo diferente ao invés de fazer a troca do sapato…o principe colocar a coroa de princesa..ficaria legal?

  265. Olá amy, gostaria de saber como vou sair do cerimonial para trocar o vestido e o sapato sem ficar estranho para os convidados (eu sair do nada) obs: minha festa vai ser em minha casa. Obrigada!

    1. Oi Anna, na verdade não vai ficar estranho, pois os convidados esperam que este momento aconteça. Se você tiver um cerimonialista ele pode anunciar o momento da dua saída, ou então apenas o da sua entrada. Bjoss

    1. Oi Rafaela, com certeza, muitas garotas estão fazendo suas festas sem os casais, é mais moderno, menos complicado e de certo modo mais econômico. Bjos

    1. Oi Jaqueline, poder pode! Mas o intuito de cantar antes é que o buffet irá usar a hora da balada para distribuir entre os convidados o bolo e os docinhos, se fizer muito no final não haverá muito tempo para todos comerem…Bjos!

    1. Oi Lorena, seria fazer o cerimonial normal, sem os casais, e se preferir também sem a valsa, e fazer uma coreografia com as amigas no lugar! Usando um tema e cores tradicionais. Bjs

    2. Ola Amy , entao meu niver de 15 vai ser em junho desse ano , eu gostaria de saber se só as 14 meninas , dançarem ia ficar estranho , pq eu nao quero envolver meninos na valsa, obg 🙂

      1. Oi Ester, seriam 15 meninas, e não tem problema se só meninas dançarem, vocês até podem fazer uma coreografia diferente todas juntas! Bjinhos

Leave a Response