Troca da Boneca | Cerimonial

Troca da Boneca Cerimonial

Foto: Capricho

A troca da boneca ou passagem da boneca é um ritual de passagem muito comuns em festa tradicionais de debutantes! Atualmente, muitas garotas, optam por não realizá-lo. Algumas por acharem um pouco antigo, outras acham que já está fora de moda. Mas a verdade é que, se sua festa for uma festa de 15 anos tradicional, a troca da boneca não pode faltar!

É por isso que o Debuteen veio ajudar com algumas dicas:

Troca da Boneca Cerimonial

Como funciona a troca da boneca no Cerimonial?

A troca da boneca é feita no momento das homenagens, pode ser feita antes das valsa, mas na maioria das vezes é realizada depois da valsa. A troca da boneca é muito simples!
A debutante deve escolher uma boneca, pode ser comprada ou sua mesmo! é legal colocar um vestidinho bem bonitinho nela, muitas garotas fazem a miniatura do próprio vestido para colocar na boneca, fica lindo!
A boneca deve ser passada para uma criança (menina), de preferência. Pois o ritual simboliza a passagem de menina para mulher, onde a menina deixa a boneca de lado tomar responsabilidades de mulher, e a criança agora é quem irá brincar com a sua boneca!

Como deve ser a boneca?

Para a troca da boneca no cerimonial, a boneca pode ser uma Barbie, Susi, Bebêzinho, boneca de pano, pode ser a boneca que você quiser! O importante é simbolizar que você está crescendo e virando uma mulher.

Confira ideias para troca da boneca:

Fotos:Teenager Le, Buffet Metrópole, Criart Brasil, Ateliê Márcia Dias, Muriaé na Web, Center Noivas e Debutantes, Atrevida, Ju Parra Jau  | Foto/Destaque: Rafael Soares Photography

Onde encontrar alguns destes produtos

Bonecas de Pano: Encontrei e achei lindas e fofas as bonecas de pano do Ateliê Márcia Dias | Miniatura de vestidos: Gisele Guazzelli, Center Noivas e Debutantes.

Gostou da Troca da Boneca? Veja mais em Planejamento!

 

55 Comentários

  1. ola, estou adorando ler suas matérias!!!! Estão me ajudando bastante… Bem, o aniversário da minha menina ainda está longe (3 anos), porem já estamos começando a nos programar para que a festa seja linda e grandiosa como ela merece por ser uma filha tão dedicada e amorosa…. Estou lendo sobre a passagem da boneca e me lembrei que o aniversário de 1 ano dela foi com o tema de boneca de pano, já que era a decoração do quartinho que eu havia preparado enquanto grávida e me veio a mente que nesse momento poderia relembrar em forma de poesia e fotografias a boneca outrora fora dela, passando a mesma boneca para outra menina. Qual a idade limite da criança que devo entregar a boneca?

    • Que lindo Nathaly, mas não sei. Acho que dar a boneca que era da sua filha desde o nascimento não seria muito doloroso? Afinal é uma lembrança e tanto, tanto para você quanto para sua filha, não é mesmo?
      Eu encomendaria uma nova boneca para passar adiante, mas se você quiser mesmo dar a sua não tem problema, eu já sou bem sentimental rs
      Para o limite da idade não existe uma regra, porém acredito que se for uma criança muito grande ou já adolescente pode ficar um pouco estranho. O ideal é que tenha até uns 10 anos. Mas se a criança for pequena até uns 13 pode passar também.
      Bjinhos, espero ter ajudado! s2

  2. oi amy, minha festa e em marco do ano que vem. minha mae convidou 3 meninas pequenas, 1 para me entregar a boneca na igreja, a outra pra troca de sapato, mas estamos em duvida doq fazer com a terceira. o que seria o certo? bjoo

  3. oi Amy, a boneca tem que ser para a irmã? sou a caçula, queria poder dar a minha prima, o que acha? e qual idade ela deve ter?

  4. Oii Amy, estou organizando a festa da minha irmã e gostaria de saber, como posso chamar a criança que receberá a boneca? Até para fazer um convite mais formal!

  5. Boa tarde Amy, eu faço 15 anos ano que vem e quero a troca da boneca, mas eu queria que fosse duas meninas uma prima minha de 5 anos e a filha da minha madrinha de 9. Sera que fica estranho ser duas meninas ?

  6. Boa tarde Amy, eu faço 15 anos ano que vem e quero a troca da boneca, mas eu queria que fosse duas meninas uma prima minha de 5 anos e a filha da minha madrinha de 9. Sera que fica estranho ser duas meninas ?

  7. Olá Rosângela, eu amo as duas! Rs Porém acho que a boneca de pano traz um pouco da infância, e é muito delicada, tem várias pessoas que fazem bonecas lindas! Mas depende do seu gosto, mas eu adoraria uma boneca de pano! Rsrs Bjos

  8. Bom dia minha sobrinha vai fazer 15 anos agora em maio de 2016 estou com duvida em boneca de pano ou a barbi o que você me sugere ??

  9. Olá Marcinha, se quiserem podem fazer uma troca, ele poderia levar o sapato e alguém colocaria no pé dela, já que ele é muito pequenino! Mas no caso de dar outra coisa no lugar da boneca, perderia o significado do ritual…Ele poderia levar o anel para ou uma flor também! Bjinhos

  10. Oi Amy, falta um pouco mais de um mês para o aniversário da minha filha e ela escolheu meu sobrinho de 3 anos para esse ritual, gostaria de saber oque ela pode entregar pra ele no lugar de uma boneca. Me ajuda por favor …

  11. Olá, seu pedido está anotado! O seu primo pode te entregar um presente, um colar, anel…ou até mesmo tentar dançar algo com você! Bjinhos

  12. Oi Amy, minha festa sera dia 30/01, porem ja estou fazendo uns roteiros para festa. Queria algumas dicas sobre o tema princesa coroa – realeza. E tipo, tenho uma duvida. Minha prima vai receber a boneca e queria saber o que meu priminho de 3 anos pode fazer. Queria muito que ele participasse desse momento. Me ajudaaaaaa!!!
    Parabéns pelo site.

  13. Oi Gabriela, geralmente a boneca é dada. Mas se tiver algum valor sentimental você não precisa dar, mas então antes avise que a boneca não será dada, pois dependendo do tamanho da criança ela pode não entender. Você pode dar uma lembrança especial à ela também no final da festa! Bjos

  14. Oi Amy,minha festa é daqui a 3 meses e 1 semana,e vc ta me ajudando pra caramba,mas sobre a boneca eu fico com ela,ou eu dou a menina?

  15. Oi amy,minha festa é daqui a 1 ano e meio e vou fazer com o tema vintage, você pode fazer uma materia sobre a festa vintage? Vintage não retrô. Obrigada : )

  16. Olá,Amy! Ameiii o seu blog,ele está me ajudando demaaais!
    Eu queria a ajuda de você:
    Estou em dúvida em questão do conograma da minha festa! O que fazer primeiro,o que fazer depois. Preciso da sua ajuda!

  17. Oie amy …tudo bem ? a minha festa e sobre veneza …. e se vc podesse fazer um post sobre esse tema pra mim ver ….gosto muito da pagina…bjs

  18. Oi! eu gostei muito do seu blog, e queria pedir para vc postar umas fotos no tema borboletas rosa e branca
    Obrigada!!!

  19. Olá Amy!
    Estou organizando a festa da minha irmã e temos três crianças para entrar uma iria levar flores, a outra levaria maquiagem e a outra o sapato, e minha irmã entregaria a cada uma delas uma boneca. Você acha que fica legal?
    Obrigada e parabéns pelo site é MARAVILHOSO!

  20. Gostaria que fizessem um post do Tema Harry Potter, pois decidi que quero nesse tema e preciso de algumas dicas 🙂

  21. adorei o blog, mas nao achei uma coisa….
    nao consegui as 15 meninas, entao minha mae falou de pegar minhas 5 bffs e elas toparam….
    a ideia da minha mae foi que cada uma representasse 3 anos da minha vida, como faço isso??

  22. Olá!
    Gostei muito do seu blog ,tem muitas coisas legais ,coisas que eu realmente não sabia.
    Eu queria pedir o tema: Uma noite no Olimpo ,se possível.
    Gosto muito de mitologia greco-romana e acho que esse tema é perfeito para mim ,mas quero ver algumas ideias para ter certeza.
    Obrigada!

  23. Oi, gostaria muito que você fizessem o tema da princesa jasmine. Por que eu vou fazer minha festa nesse tema e quero ter umas ideias.
    Grata Yasmin.

    • Oi Maria Theresa, acho estranho colocar a valsa no final da festa…pois a valsa faz parte do cerimonial, então deve estar dentro deste momento. Na balada as pessoas já estão em outro clima, o da comemoração e não o da emoção…pense nisso…
      Nas homenagens procure ser breve com textos ou vídeos curtos para não tomar muito o tempo da sua festa e ficar cansativo.
      Para uma festa você pode retirar as tradições do cerimonial como a troca da boneca, troca do sapato, 15 damas ou 15 casais e trocar a valsa por uma coreografia com as amigas ou dançarinos, basicamente isso! Espero ter ajudado, Bjinhos

  24. Oii, Amy!!! Adorei o texto!!! Queria q vc me ajudasse com o cronograma da minha festa, tipo eu prefiro fazer o cerimonial uma hora depois do início da festa e deixar a valsa para o final, o que vc acha disso? Ah, eu queria uma ajudinha tbm no cerimonial, eu ñ quero troca de boneca e essas coisas, eu quero um cerimonial moderno, mas ñ sei organizar um 🙁 … tipo com devem ser feitas as homenagens, o que falar e o que ñ falar pra ñ pagar mico e tal, é só isso, me ajude se vc puder please. Bjus!!!

    • Oi Maria, obrigada linda! Gostei do seu pedido, muitas meninas podem ter esta dúvida! Estou anotando!
      Sobre a valsa no final do cerimonial ou da festa toda?
      Bjinhos

  25. Olá, Amy. Tudo bem?
    Quero lhe agradecer pelo carinho e incentivo ao meu trabalho com bonecas de pano. É muito legal descobrir que em um blog dedicado às meninas exista a indicação das minhas bonecas.
    Muito obrigada mesmo.
    Bjs, querida.

  26. Oi, queria pedir ara vocês, fazerem um post com o tema xadrez (o jogo). Estou planejando como fazer a festa e queria algumas dicas de decoração, como organizar, lembranças, etc. Obrigada !

  27. Adorei o texto! É bem verdade que a tradição da troca da boneca deu uma sumida, é bem raro ver festas em que há este ritual. Na minha, fiz questão de fazer tudo conforme manda os costumes, inclusive com a troca da boneca. AMO seu blog, parabéns! Beijinhos!

  28. Oi, queria pedir ara vocês, fazerem um post especial com o tema Havaiano . Irei fazer a festa em breve e queria algumas dicas de decoração, como organizar e etc. Obrigada !

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário