ConvitesDica da AmyDicasPlanejamento

Vamos abordar hoje um assunto que gera muitos conflitos entre familiares e amigos! Quem convidar para minha festa?

Festa em Casa ou no Buffet?

Quando a festa vai acontecer na sua casa, isso não é um GRANDE problema, pois o que você terá que fazer apenas será, calcular o quanto de comida terá que servir a mais.

Agora, quando a festa acontece dentro de um salão (buffet), aí a história muda completamente de figura! Pois neste caso, é pago um valor para cada convidado que for a mais na festa, por isso, acabamos tendo que cortar algumas pessoas da lista.

Quem convidar para minha festa?

Ao preparar a sua lista de convidados leve consideração alguns tópicos, super importantes e que podem fazer muita diferença na hora de economizar!

1- Você pode pagar uma festa para quantas pessoas?

Qual é o seu orçamento limite? Aquele valor que não pode passar, caso contrário, você não terá como pagar? 

Se o seu limite é 100 pessoas, convide no máximo 10% a mais, ou seja , 110 pessoas. A maioria dos buffets estão preparados para receber 10% a mais de convidados. Eles irão preparar uma quantidade de comida, bebida, mesas e cadeiras que dêem para o caso de vir 10% a mais de convidados na sua festa.

2- Não convide pessoas que só falam com você por Facebook

Se estas pessoas falam com você apenas por redes sociais significa que não são tão intimas, por isso, essas devem ser as primeiras a serem cortadas de uma lista de convidados quando o assunto é reduzir custos e economizar na festa.

3- Primos distantes, que você nunca mais viu!

Nem preciso comentar né?Rs A não ser que você tenha dinheiro sobrando, essas pessoas são como as que eu citei no Facebook. E na sua festa você irá querer pessoas que realmente são suas amigas e tenham um vínculo real com você, não é mesmo?

4- Convidar toda a sala para não ficar chato!

Não tenha medo de não convidar as pessoas, se você não pode fazer uma festa para mais do que 100 pessoas não deve se endividar por causa disso! Por isso, convide todo mundo apenas se o dinheiro for suficiente, caso o contrário, corte também estas pessoas da lista, e chame apenas aquelas amigas que estão com você todos os dias na escola!

5- Quanto mais convidados mais cara a festa!

Gente, isso é muito verdade! Pense quanto mais convidados a sua festa tiver mais lembrancinhas você terá que fazer, os kit baladas serão em maio quantidade, kit banheiro terá que ser maior para atender a todos e mais caro o serviço de buffet também vai ficar! Por isso tenham certeza de que se você convidar 300 pessoas, terá que pensar nestas coisas a mais! Que com certeza irão pesar um pouco mais no seu orçamento também, por isso considere tudo isso!

Se você já passou por alguma situação na hora de planejar a sua lista de convidados, compartilhe com a gente nos comentários! Bjinhos

 

Foto/Destaque: Atrevida

 

 

 

51 Comentários

  1. Amyy tenho uma dúvida em relação aos convidados. Tenho algumas amigas que começaram a namorar, mas eu não tenho nenhum contato com eles, pra falar a verdade nunca nem conversei. Ficaria chato eu convidar só as meninas e n convidar os namorados? Até pq tenho medo delas deixarem de ir se eu não convidar eles também.

    • Oi Giovanna, tudo bem?

      Acho que vai depender da quantidade de convites que você ainda tem. Se tiver sobrando ou puder pagar, pode até deixar levar o namorado, ou pelo menos as que você considera mais. Mas se não, é melhor conversar com as suas amigas. Lembre-se que geralmente de 15% a 20% dos convidados não comparecem então é normal convidar um pouquinho a mais (sem exagero pra não correr muito o risco de passar do que foi contratado).

      Beijinhos

    • Acho chato convidar ela e nao convidar ele. Eu nao iria para um niver fim de semana e deixar meu namorado. Eu nao iria gostar se ele fissesse isso comigo.

  2. Amy, me ajuda! Meu aniversário é em novembro, no dia 8. Vai cair bem entre os dois dias de prova o ENEM (os domingos antes e depois), mas poucos dos meus amigos vão fazer… Você acha uma boa ideia fazer a festa da sexta pra sábado então? Qua daí não atrapalha muito ninguém.
    Enfim, esse nem é o maior dos meus problemas. Eu não tenho nada planejado. NADA.
    Tenho o tema, a lista de convidados, e é isso. Não tenho local, buffet, playlist, save the date, convite, decoração, vestido, e minha mãe não está nem ligando! Ela diz que é muito cedo pra planejar ainda, mas tem muita coisa!!! Meu orçamento é baixo ainda por cima, o que quer dizer ainda mais pesquisa.
    O que eu posso fazer? Falar algo pra ela? Tenho medo de insistir demais e ela dizer que não vai mais pagar a festa.
    Alguma dica pra ir pesquisando umas coisas por conta própria (local, organização do buffet e decoração, essas partes técnicas mesmo sabe) pra tentar, sei lá, entregar pra ela e só pedir o aval??
    Obrigada desde já, amo o blog e acompanho faz tempo (sonho de princesa é uma festa de debutante haha)
    Beijoos <3

    • Oi linda, tudo bem? Quanto aos seus amigos, se forem realmente muito poucos você pode fazer na data que você quer mesmo. Se eles forem amigos assim que você não vai sentir tanto a falta deles na festa, se não forem os seus bests, tudo bem. Mas se forem muitos ou forem amigos que você faz questão da presença seria legal fazer depois das provas entre os dias 17, 18 e 19. Pois provavelmente estes que irão fazer as provas terão que estudar, não sei se iriam comparecer a festa.
      Quanto ao tempo de planejamento está muito perto, você já poderia ter começado a planejar a mais tempo, mas não se preocupe que ainda dá tempo. O único problemas é que você terá menos tempo para pagar algumas coisas, por exemplo, o salão tem que ser pago totalmente até a data da festa, pelo menos a maioria funciona assim.
      Acho que o mais importante é você definir um lugar, qual salão você quer fazer a festa, visitar uns 3 pelo menos, ver os preços, se gosta do lugar, da comida e ver se tem a data disponível e o que eles oferecem, alguma decoração está inclusa ou não, para ver do que você ainda vai precisar correr atrás. Outro ponto importante são os convites, que tem que ser feitos após contratado o buffet, e é bom que seja entregue pelo menos uns 2 meses antes da festa, então você precisa ver isso rápido também.
      Converse com a sua mãe numa boa, com calma e sem brigar rs. Mostre estes posts aqui para ela, para ela ter uma noção de quantas coisas precisam ser decididas em uma festa de 15 anos e quanto tempo mais ou menos leva esse planejamento. Aproveite e leia também você pois vai ajudara ver o que você ainda precisa fazer em etapas.
      http://debuteen.com.br/2015/08/festa-de-15-anos-por-onde-comecar/
      http://debuteen.com.br/2012/01/planejando-sua-festa-de-15-anos/
      http://debuteen.com.br/2011/12/como-comecar-a-planejar-minha-festa-de-15-anos/
      Se precisar de mais ajuda estou aqui para você linda! Bjos e espero ter te ajudado! s2

  3. AMY ME SALVA PELO AMOR DE DEUS!!!!

    Meu aniversário é dia 18 de outubro, e eu só tenho o salão, que não vem com buffet nem decoração, o que eu faço????? Será que ainda da tempo?

    • Oi linda, dá tempo sim mas você precisa correr e contratar uma empresa de buffet. Se a sua festa tiver jantar, é ainda mais importante. Mas se não tiver, você pode pedir para sua mãe e tias fazerem algumas coisas e encomendar outras como salgadinhos, docinhos e lanchinhos menores. Mas corre que ainda dá tempo sim linda! Bjinhos

  4. Oii Amy, parabéns pelo blog e obrigada pelas dicas, tem me ajudado muitão!
    Bom, meu aniversário é daqui à 10 meses e eu, depois de um ano só pensando no tema da festa, decidi que quero uma festa mais balada, uma mistura dos dois com um pouco menos de tradições de debutantes, por isso optei por uma festa néon, então o problema: Minha família é grandona, e a maioria deles não conhecem meus amigos, que são mais zoeiros e tal, eu não quero que fique uma tensão de desconhecidos então te pergunto se eu devo convidar so a família e os amigos mais chegados ou não devo ligar pra isso? Por favor me dá uma luz.
    Bjs ♡

    • Oi linda, não vejo problema em convidar a todos se você tiver condições. Mas acho que a família e os mais chegados são mais importantes e sobrando lugares na lista aí você pode convidar estes amigos mais distantes.
      Mas é normal que sua família não conheça todos os seus amigos mesmo, mas o esperasse também que eles se divirtam mas também respeitem a todos da festa.
      Bjos

  5. Oii Amy.
    Minha festa é daqui 1 ano, estou bem ansiosa. A unica coisa que estou receosa é que a minha familia é evangelica, e estou com medo das pessoas que não forem de uma igreja não se divertirem pois nao vai ter balada. O que eu faço?

    • Oi linda, pode até não ter balada mais acredito que vai ter música né? Tente colocar atrações na festa para deixar tudo bema animado, tipo cabine fotográfico, animadores, caricaturistas. A festa fica bem divertida e muitos nem irão sentir a falta da balada. Mas você já conversou com seus pais? Eles que não querem a balada? Pois pense que não tem muito a ver não ter balada, basta saber escolher bem as músicas com o dj, para não tocar nada que vocês não queiram. Pense bem! Bjinhos

      • Sim, vai ter musica sim. São os meus pais que não querem a balada, a minha família inteira é evangélica e muitas pessoas da igreja vão, por isso eles não querem. Mas obrigada pelas dicas, amo o blog <3

        • Entendi linda, então faça isso escolha músicas gospel internacionais e algumas nacionais mais novas. Se a maioria dos convidados serão evangélicos tudo bem! Bjos

  6. Oi Amy adorei as dicas ajudou muito mesmo antes eu achava que quanto mais gente eu convidasse mais presentes eu ganharia mas agora entendi que nesse momento eu não posso de jeito nenhum pensar soh em mim estao por isso obg❤❤❤

    • É verdade linda, tem que pensar em quem realmente importa, além de isso fazer diferença no orçamento da sua festa né! Bjinhos

  7. oi, falta 8 meses pro meu aniversário de 15 anos, e eu quero muito mesmo uma festa de debutante, mas o meu pai não consegue bancar os custos, eu e minha mãe fizemos um orçamento de quanto mais ou menos iria dar, e seria algo do tipo entre 13 e 15 mil reais, e o valor máximo que o meu pai impôs foi de 6000 reais, que seria o custo de uma festa simples, não de debutante, eu já fiz o máximo pra diminuir a lista, mas não consigo menos que 85 pessoas, outro problema é que a minha mãe tbm não me apóia. O que eu posso fazer ? 🙁

    • Oi Lara, tudo bem?

      De fato R$ 6.000,00 é pouco para uma festa completa com tudo que tem direito. Mas também é bom entender seus pais, pois estamos numa época de crise e todo mundo está com pouco dinheiro. Nem por isso você não vai ter uma festa né?
      Vou dar algumas dicas para você economizar:
      – Se você mora em São Paulo, Rio de Janeiro ou alguma capital, tente orçar nas cidades vizinhas. Aqui em São Paulo, por exemplo, você consegue buffets muito mais baratos em São Caetano, Santo André, Osasco, São Bernardo, etc que são cidades grudadas. Ou em bairros mais afastados do centro!
      – Geralmente sai mais barato contratar buffets simples com tudo incluso também do que pegar fornecedor por fornecedor. Mas pegue referências do lugar, não vai fechar em qualquer espelunca… rs.
      – Você também pode abrir mão das 15 damas e parte do cerimonial. Além do mais evita todo aquele problema de alguma dama não poder pagar o vestido ou não gostar do modelo. E também das atrasadas ou que faltam no dia.
      – Tente fazer uma festa num dia de semana. Menos gente vai e é muito mais barato. Só não leve a festa até muito tarde porque muita gente trabalha no dia seguinte.
      – Você também pode tentar arrumar um sítio emprestado com algum conhecido e fazer uma festa no campo, ou na piscina. Ou usar algum salão de algum prédio.
      – Por fim, tente fazer um crowdfunding… rs. Peça para seus convidados mais chegados ao invés de darem presentes que ajudem a bancar a festa. Vc pode pedir pra um parente dar uma cabine de fotos, por exemplo, ou outro pagar o vestido e assim vai. Muita gente consegue boas coisas assim!

      Beijinhos e nada de brigar com seus pais ok?

  8. Oi Amy, faltam 2 anos para mnh festa e já estou começando a organizar, gostaria de algumas dicas, quero a cor preta e dourada

  9. Oi Amy, eu queria fazer um festa moderna, barata e com os meus amigos, mas minha mãe n quer fazer festa e se fosse comemorar seria só a cantar parabéns com a família e todos os meus aniversários são assim. N lembro nem a última vez q fiz uma festa e chamei meus amigos. Oq eu faço???

    • Oi linda, explique para ela o quanto você gostaria de ter um aniversário diferente e com os seu amigos. Explique que você não quer nada caro, mas que faz questão de ter um aniversário bacana! Bjinhos

  10. oi Amy,falta apenas 5meses pro meu aniversario <3, voc acha que eu deveria adiar a festa, ou da pra preparar tudo nesse tempo ?

    • Oi Su, dá aara preparar sim, principalmente se você tiver o dinheiro, pois os pagamentos tem que ser quitados até a data da festa. Se isso não for um problema você consegue sim organizar tudo em 5 meses, mas tem que correr pois são muitos detalhes. Bjos

  11. oi, tá sendo bem complicado fazer a minha lista de convidados porque eu tenho muitos amigos, e também tenho muitos amigos da família isso sem dizer na minha família toda por parte de mãe e pai que no qual ambos são enormes, e agora? oque eu faço? a quantidade máxima é 200 pessoas só que está dando mais.

    • Oi linda, tente ver quem realmente você faz questão de ter na sua festa. Tente tirar as pessoas da família, por exemplo, que não falam com você por muitos anos. Ou amigos distantes que você só tem no seu Facebook. Adequar a lista de convidados ou seu orçamento é muito importante para o sucesso da festa!
      Bjinhos

  12. Oii Amy! Bom, eu já fiz minha lista de convidados, no total está dando 172 pessoas, eu separei em convidados e acompanhantes, deu 109 convidados e 92 acompanhantes (+/-). Na minha festa eu pretendo gastar uns R$20.000/ R$25.000, será que dá para pagar o buffet, com esse número de pessoas? O salão que acontecerá, se Deus quiser, o evento eu já vi o preço, está em torno de R$2.500,00. Minha festa quero que seja sofisticada, porém barata, pois acho que procurando bons preços e negociando tem sim como ter uma festa barata e sofisticada. O que acha?

  13. Oiii Amy! Estou amando todas as suas dicas! Estão me ajudando e muito! Essas sobre a lista de convidados principalmente! Eu estava meio que exagerando! Querendo convidar mais de 300 convidados msm o orçamento não ajudar muito! Mas agora pensei melhor e você me ajudou bastante! Eu queria convidar todos os meus colegas,pessoas do face (não todas,claro!),pessoas tipo… como vou dizer? Exageradamente muitas pessoas! Mas,agora pensei melhor! Minha lista irá diminuir bastante! E o orçamento não ficará tão apertado!
    Ah! E parabéns pelo blog! É fantástico! Maravilhoso! Adorei!

    • Que legal Vivi, muito bom mesmo! É sempre bom dar uma enxugada na lista, assim você pode fazer mais coisas na sua festa e aproveitar com as pessoas que realmente irão fazer a diferença! Bjinhos

  14. Oi Amy, a minha pergunta é a seguinte:
    Eu tenho uma amiga/colega que é uma ótima pessoa mas se eu chamar ela para a minha festa ela vai ficar com ciúmes de eu falar com meus outros convidados.
    Exemplo: Na minha festa de 13 anos, eu chamei apenas 5 amigos e o resto família, uma dessas amigas era ela.
    Mais ou menos, um mês depois falaram que essa minha amiga me “sufocava”! Que eles nem conseguiam falar comigo, pelo fato de ela ser muiiiito ciumenta e possesiva.
    Como os 15 anos dela é um ano depois do meu, e ela diz que vai me convidar, eu fico na dúvida se devo convidar ela ou não, pois não quero perder a amizade dela, mas quero passar um momento com meus amigos mais próximos nos meus 15 anos, somente.
    Me ajuda! O que eu faço?
    Beijos

    • Oi linda tudo bem? Acho que você pode convidar ela sim mas tem que dividir a atenção com todos os convidados da festa. Na festa mesma, passa tão rápido que você vai curtir muito pouco, quase não vai ter muito tempo de falar com ninguém, só na balada que terá um pouco mais de tempo para diversão. Só não pode deixar que ela te sufoque. Mas chame somente se ela ainda for sua amiga mesmo, se não fala mais com ela não teria porque convidar. Bjos

  15. Oi amy, meu aniversario é daqui a dois anos mas ja estou decidindo o tema da festa, voce acha que esta muito cedo. Eu to em duvida entre uma festa com o tema princesa ou fabrica de doce mais o tema fabrica de doce nao estou encontrando inspiraçoes sera que voce pode me ajudar

  16. Oii Amy, minha festa vai ser um pouquinho diferente, pois vou fazer de 16 anos (faltam 10 meses <3) e escolhi o tema Baile de Mascaras, com uma pegada meio moderninha, mas ainda estamos em duvida sobre as cores, o que acha de azul + rosa? Alguma outra sugestão de cores?
    P.S.: Tem que ser azul + alguma outra

  17. Oi Amy, vou completar 15 anos daqui a 1 ano e 4 meses e ja estou preparando umas coisinhas(tipo o convite, algumas pessoas e etc) Você acha que ta muito cedo?

  18. Oi, você pode sim colocar o horário quebrado, mas pode colocar 21h no convite. Se quiser pode até colocar uma observação para as pessoas chegarem com alguns minutos de antecedência, mas não é necessário, pois a festa começa com a recepção e o cerimonial é mais para a metade da festa, diferente por exemplo, de um casamento. Pode servir um finger food (salgados sofisticados) durante a recepção, mas durante a cerimônia não é mesmo indicado, apenas após. As pessoas podem sair comendo nas fotos e vão toda hora chamar o garçon e sair do lugar para pegar comida e bebida, o que não é legal. ok? Bjinhos

  19. Oi, você pode sim colocar o horário quebrado, mas pode colocar 21h no convite. Se quiser pode até colocar uma observação para as pessoas chegarem com alguns minutos de antecedência, mas não é necessário, pois a festa começa com a recepção e o cerimonial é mais para a metade da festa, diferente por exemplo, de um casamento. Pode servir um finger food (salgados sofisticados) durante a recepção, mas durante a cerimônia não é mesmo indicado, apenas após. As pessoas podem sair comendo nas fotos e vão toda hora chamar o garçon e sair do lugar para pegar comida e bebida, o que não é legal. ok? Bjinhos

  20. Uma dúvida os 15 anos da minha filha irá ter inicio as 21:00 o salão abre as 20:40 para os convidados posso por esse horário quebrado para a chegada deles no convite? E outra pergunta a dona do salão disse que é melhor fazer todo o cerimonial valsa etc antes de começar a servir, para os convidados não estarem se alimentando na hora da valsa, minha dúvida é no caso não se da nada para petiscarem no período anterior, a refeição ira ser as combuquinhas servidas pelos garçons

  21. Oi Mariana, você pode alugar uma van e seus amigos podem dividir os custos para quem for utilizar o serviço. Convide pessoas que realmente são importantes e que irão fazer diferença na sua festa, por exemplo, não convide pessoas que você tem no Facebook mas nunca falam com você. Siga nosso perfil no Spotify, por lá temos várias playlists legais, o segredo é pegar músicas que tenham uma letra bacana, nada pesado! Bjinhos

  22. Oi Amy! Então, vou fazer minha festa de 15 na minha casa de férias, que fica a umas 3 horas da minha cidade. Só que tenho dois problemas: tenho que arranjar um jeito de levar meus amigos pra lá e minha mãe não gosta de nenhum estilo de música que geralmente tocam nas festas de 15 (tipo funk, sertanejo…). Quem você acha que posso convidar de um modo que caiba no orçamento, sem magoar meus amigos? Você tem alguma indicação de músicas que de pra dançar e tals? (pode até ser um funk, mas não muito pesado) Por favor me responda! Bjs

  23. Oi Amy,Como faço com os meus amigos??Tenho que convidar os pais também??Será que fica chato só
    convidar meus amigos ,e deixar os pais de fora ??

    Obrigada!!!! Bjs

  24. Oi Amy ! Decidi o tema da minha festa é será princesas, com a decoração em branco dourado e as flores em rosa. Estou com dúvida na cor dos vestidos da recepção e da valsa. Quais cores você me sugere para cada um dos vestidos ?

    • Oi linda, você pode escolher o rosa claro ou mais escuro, o branco e o pérola são lindos, outra opção é o dourado, o prata ou o nude! Também ficam ótimos! Para a balada pode ser uma cor diferente como preto, prata ou azul! Bjinhos

  25. Oi linda, obrigada! s2 Adoro a ideia do vestido champagne, e para a recepção o que acha do azul tiffany, também é lindo e sempre dá um destaque e tanto! Bjinhos

    • Obrigada por responder 🙂 Eu já tinha pensando no azul Tiffany mesmo e agora que você falou, com certeza vai ser essa cor. Bjs!

  26. Olá, Amy! Adorei o post. A minha festa de 15 anos acontecerá em agosto do ano que vem e a ornamentação será toda em azul marinho e dourado e pro vestido da valsa eu pensei na cor champanhe, mas não sei se ficaria legal. O que você acha? Eu realmente estou muito indecisa. E também gostaria que você me ajudasse com a cor do vestido da recepção. Eu pensei em azul bebê, mas não tenho certeza. Então se você puder me responder ficarei muito grata. Bjs 🙂

  27. Oi linda, vou pesquisar entre as festas das leitoras se tem mais alguma com este tema. Fico te devendo! Agora se uma das meninas vai trazer a boneca, a outra poderia trazer o sapatinho! Bjinhos

  28. oii, minha festa e em setembro deste ano e ja estou doida,amo esse site e ja dei varias olhadas para ter inspiraçoes mas nao adianta n me decido,ultimamente tenho pensado em fazer inspirado em cinderela usando dois tons de azul e prata,se puder me ajudar mais c isso pq o da menina daqui do site foi completamente diferente do q eu imagino p minha festa. e outra duvida, eu tenho duas irmas e quero envolvelas no cerimonial p mais velha vou passar a boneca(ela tem 7 anos) e oq posso fazer c a mais nova q tem 6 anos. desde ja agradeço kskskksk

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário