Quais tipos de trajes para festas devo escolher para os meus convidados?

Muitas meninas não sabem que tipos de trajes para festas devem mencionar em seus convites! Na hora da festa o que seus convidados devem usar durante uma festa de 15 anos? Qual o traje mais adequado? Muito formal ou menos formal? Não se preocupe, esta é uma dúvida muito comum entre as debutantes! É por este motivo que o Debuteen está aqui, para ajudar você a entender qual tipos de trajes para festas podem ser usadas em uma festa de debutante.

Tipos de trajes para festas

Traje Rigor (Black Tie ou Tênue de Soirée)

Se você quiser os seus convidados chiquérrimos em sua festa de 15 anos, este é o traje ideal! Uma festa super sofisticada pede trajes bem trabalhados. Para compor este traje as convidadas devem usar vestidos longos ou curtos, porém devem ser bem sofisticados e trabalhados. Podem ser bordados, ou ter transparências e bastante brilho. O salto alto é indispensável, pode ser sapato ou sandália, não tenha medo de usar brilho. Por favor, evite tamancos e famoso pretinho básico! A única coisa é que não será legal se você aparecer mais do que a debutante, por isso use o bom senso! Para os vestidos os tecidos zemberlines, tafetás de seda, rendas, brocados, shantungs, crepes, georgettes e jacquards são ótimas opções. Como acessórios está liberado o uso de semijóias, bolsas metalizadas, echarpes, estolas, peles naturais ou sintéticas.

Para os tipos de trajes para festas para os convidados do sexo masculino, as peças que não podem faltar são, o smoking e a camisa rigor com sapato social (lisos de verniz ou de couro de amarrar), de preferência na cor preta ( a meia deve combinar com a cor da roupa ou do sapato). Para acrescentar usa-se a gravata borboleta e a faixa preta. Atualmente existem a versão tradicional do traje a rigor e variações mais modernas – como substituir a camisa branca por uma preta e dispensar a gravata borboleta – são muito usados hoje em dia.

tipos de trajes para festasGoogle Images

 Traje Social (Passeio Completo)

Muito usado nas festas de debutante o traje social ou passeio completo ainda é formal mas abre algumas excessões de tipos de trajes para festas para o SUPER FORMAL! As mulheres podem usar vestidos curtos ou longos, mas podem usar também saias, blusas e calças com tecidos sofisticados como musselines e crepes, bordados discretos, acetinados e com brilho. O salto não pode ser deixado de lado combinado com meia de seda! Bijouterias finas, maquiagem, penteado caprichado e pequenas  bolsinhas lindinhas de festa podem completar o look! Os convidados podem usar terno escuro alinhado e camisa clara e lisa, com gravata e sapato de couro.

tipos de trajes para festasGoogle Images

Traje Esporte Fino (Passeio ou Tenue de Ville)

 É formal e casual ao mesmo tempo, neste caso, seria um toque de formalidade para um evento um pouco mais importante, que precise de mais de produção. As convidadas devem vestir vestidos, tailleurs,  blusas e calças em tecidos mais elegantes, sapato de salto médio a alto, bolsas de tamanho médio se a festa for durante o dia, ou bolsas menores se a festa rolar durante a  noite. Não é legal exagerar no brilho, tanto nas roupas quanto nos sapatos, evite também transparências e decotes profundos, é legal também tomar cuidado com as bijouterias. Para os convidados, se a festa for até as 18h, usa-se camisa e blazer sem gravata, terno claro com gravata em algumas situações. Se for noturno, terno e gravata. O sapato pode ter um toque mais esportivo.

Dicas de tipos de trajes para festas:  O convidado deve ir de gravata caso o convite mencione o termo Tenue de ville. Palavras diferentes podem aparecer no seu convite, como por exemplo, summer (roupas esportivas e claras para o verão), fashion (pedem customização) e alto esporte (passeio completo). Na dúvida, ligue e pergunte, não é vergonha nenhuma!

tipos de trajes para festasGuia News, Google Images

Traje Esporte

Para tipos de trajes para festas, sabe aquela roupa mais arrumadinha, mas que não é exatamente de festa? Pelo não para festa muito formais, então… é isso! Como uma festa de debutante, mesmo que simples, é um event formal, o ideal é usar vestidos mais discretos, nada muito chamativo. Vale até o pretinho básico. Para as convidadas vestidos de alças, calças, saias, camisas e tailleurs esportivos para o inverno, tudo com tecidos de caimento leve, lisos ou estampados. Use bijouterias e maquiagem discretas ( isso não quer dizer para você ir sem graça! Só deve tomar cuidado para não exagerar ou aparecer com cores extravagantes). Para os convidados blazers com calças esportivas e sapatos esportivos.

tipos de trajes para festas

ZisnoGoogle Images

Gostou das dicas de Tipos de Trajes para Festas?

Veja mais em nossa sessão Temas!

Foto/Destaque: Globo