Cerimonial: A troca do sapato

As debutantes mais moderninhas podem achar brega, mas muitas meninas ainda aderem a troca do sapato no cerimonial, como ritual de passagem. A troca do sapato é um tradição rito de passagem, onde no cerimonial, a debutante, que deverá estar calçando um sapato mais baixo, uma sapatilha ou sandália, se senta, e seu pai faz a troca do sapato, da sapatilha para um sapato de salto alto, para representar que a menina virou mulher. A troca do sapato geralmente é realizado após a valsa, na parte das homenagens no cerimonial.

É legal fazer a troca do sapato?

Esta é uma questão complicada, muitas meninas acham bonita fazer este ritual de passagem, algo que represente esta mudança na vida da debutante. Na maioria das vezes, os pais são os que mais fazem questão em fazer a troca do sapato. Por isso, sugiro que converse com seus pais e peça a opinião deles quanto a fazer ou não a troca do sapato.

cerimonial: a troca de sapato

Beth Esquinatti e Nei Bernardes Fotografia

A troca do sapato: da sapatilha ao salto alto

Bom meninas, caso optem por fazer a troca de sapato, então é hora de escolher um sapato lindo para arrasar na noite! O sapato baixo, pode ser uma sapatilha, sandália ou sapato com salto bem pequeno, pode ser bem brilhante e é legal que seja uma cor que combine com o seu vestido ou que seja neutra! O sapato alto pode ter o salto com a altura que quiser, porém, recomendo que tenha no máximo 11 centímetros, mais do que isso já pode se tornar um pouco incomodo, pois terá que ficar com este sapato o restante do cerimonial e o início da balada, pois depois você poderá calçar um sapato mais baixo, chinelo ou tamanco. O modelo pode ter bastante brilho e ousar nas cores, também de acordo com o seu vestido!

cerimonial: a troca de sapato

I Cinty, Capricho, Arivee Aluguel de Roupas

Gostou de Cerimonial: a troca do sapato? Veja mais em Planejamento e Sapatos!

 

Veja Também: