Convites para festas de 15 anos: Dicas para não fazer feio!

Está aí um ítem que fará toda a diferença para a sua festa começar bem! Um convite bonito e bem feito gera boas impressões para os convidados da festa. Os convites para festas de 15 anos, além de trazer todas as informações sobre o evento, devem expressar sua personalidade e o tema de sua festa. Aqui você encontrará todas as dicas para não fazer feio na hora de montar os seus convites para festas de 15 anos.

Convites para festas de 15 anos: informações que os convites devem trazer

Tenha certeza de que as informações que estão sendo passadas estão corretas, confirme o endereço do Buffet e o nome para não errar no impresso. Algumas pessoas (a minoria) pedem para que os convidados confirmem a sua presença, porém, isto é opcional. Se caso, optar por confirmação você deverá deixar um e-mail ou um telefone para contato de maneira discreta no convite. Para você não esquecer, aqui temos uma listinha da informação essencial que deve conter um convite de debutantes:

Convites para festa de 15 anos

Convites Individuais

O Convite Individual destacável, (que é um item opcional, porém, super recomendado) é muito charmoso, e pode ser levado separadamente do convite na data da festa, para ser apresentado na recepção. Cada convidado deve receber um, então você pode entregar um convite apenas para uma família, contanto que dentro dele estejam inseridos um convite individual para cada pessoa da família. Este mini convite deve informar endereço do local novamente – muitas pessoas levam apenas os convites individuais na hora da festa, por isso, é importante que o endereço se repita. Podem ser impressos em papel mais fino do que o papel do convite principal, para não fazer muito volume e peso. Ficam bem charmosos quando fixados ao convites com mini clipes coloridos conforme a cor do convite.Outra idéia interessante é usar pulseiras VIPs para a autorização da entrada na festa, elas podem ser personalizadas com o nome da debutante, com desenhos ou apenas coloridas. Neste caso a pulseira pode ser entregue junto ao convite, ou se a debutante preferir pode pedir para a recepcionista entregar aos convidados no momento da entrada no buffet. Estas pulseiras são invioláveis e só podem ser tirados ao final do evento, permitindo maior controle entre os convidado, porém o custo á mais alto.

 Fotos: A Conviteria,  Designer Aline de SousaRecomre.

Tipos de Papel

Existem diversos tipos de papéis para convites, como você pode não ser um profissional do design, procure uma pessoa especializada para lhe indicar o melhor tipo de papel para o tipo de impressão que irá escolher. Se você contratou uma empresa ou designer para criar o seu convite, provavelmente eles irão te oferecer várias opções de papéis compatíveis com o tipo de convite que desejar. Acredite! Existe papéis lindos no mercado, metálicos, com glitter, brilhantes, plásticos, foscos, papeis finos e grossos, couchê, opalina, papel vegetal, vegetais especiais com glitter, transparencias,  papéis especiais com diferentes texturas, com estampas e desenhos, que imitam couro e papel de parede.
Mas não esqueça! É muito importante saber o tipo de papel adequado para o seu tipo de impressão, pois poderá ter surpresas desagradáveis imprimindo no tipo de papel errado, como falhas na tinta, alteração da cor e outras problemas.

Fotos: ChicNoUltimo,  Diamond Papers.

Tipos de Fonte

Procure usar fontes não muito pequenas e bem legíveis, fontes serifadas são uma boa opção para convites mais trabalhados. Para convites modernos podem ser usadas fontes sem serifas, mais retas e de fácil leitura. Se você quiser um convite mais delicado e sofisticado, poderá optar por uma fonte manuscrita, mas tome cuidado! Existem fontes manuscritas que são muito ruins para a leitura e isto pode afetar e trazer problemas para os seus convidados, por isso, se for escolher uma fonte deste tipo, procure usá-la apenas em alguns detalhes, como no nome da debutante, e na frase de efeito, dentro ou fora do convite, ou escolha uma letra manuscrita mais legível.

Fotos: FG Caligrafia,  Mirrage,  Arte em Convites.

Tipos de Impressão

Você pode optar por três tipos de impressão: Off Set, Laser Digital e Serigrafia. A impressão offset é indicado para altas tiragens, grandes quantidades, grandes mesmo! Do contrário seu valor não compensa, pois o seu valor e cobrado por hora de máquina. Por isso, se você não for fazer mais que 500 convites, não é indicado! Rsrs

A impressão Digital, ou popularmente conhecida como a laser, é indicada para tiragens menores, pequenas quantidades. Sua qualidade de impressão é ótima, fotográfica e sua resolução fica alta e bem definida. O valor é um pouco alto, pois as impressões são cobradas por página, mas não é nada exorbitante. dados variáveis.

A serigrafia é o tipo de impressão mais procurada e a mais indicada para convites. Este tipo de impressão exige tipo especial de tinta e gravação de telas. Ela permite que você use tom sobre tom, e cores muito diferentes ou muito próximas, com ela você consegue efeitos que seriam impossíveis com a impressão convencional, por exemplo, imprimir em um papel preto uma poesia escrita com letras em preto brilhante, ou imprimir letras pink em um papel preto. A impressão pode ser com ou sem brilho e para este tipo de impressão são recomendados papeis mais grossos.

Existem pessoas que contratam calígrafos para escrever á mão em cada convite, com aquelas letras manuscritas lindas, porém este tem o custo muito alto, apesar de ser bastante requisitado para elegantes convites de casamentos.

Fotos: Unique Convites,  Graftual.

Acabamentos e detalhes

Um dos acabamentos mais procurados para convites de debutantes é o conhecido popularmente como “aquele brilho” que pode estar em cima das letras ou de uma imagem. Este acabamento na verdade se chama Verniz UV Local.

Outro acabamento muito procurado é o Verniz BOPP Fosco, que além de dar um ar sofisticado e elegante ao convite deixa o papel totalmente fosco, proporcionando mais resistência e durabilidade ao papel. Portanto, o seu convite irá durar muito mais tempo, para você guardar esta recordação para sempre em bom estado. Este acabamento pode ser utilizado junto com o verniz UV Local, apenas nas letras ou em fotos, caso tenha, para dar contraste entre o brilho  e o fosco, dando um ar de elegância e profissionalismo ainda maior ao convite.

Existem outros tipos de acabamento menos procurados como, principalmente pelo custo, mas que também são ótimas opções para seu convite ficar ainda mais personalizado. Tintas holográfica, relevos, facas para cortar os convites com variados formatos (borboleta, estrela, CD, coração, etc), entre outros.

O custo é um pouco alto para a produção de convites com estes tipos de acabamento, dependendo do número de convites que serão produzidos para a sua festa, mas vale a pena.  Tudo é levado em consideração, tipo de papel, número de cores do convite, tipo de impressão e acabamentos. Converse com um profissional para uma pesquisa de preços e escolha a melhor opção para você.

Além dos acabamentos citados acima, você também pode acrescentar detalhes que irão deixar o seu convite muito mais charmoso e sofisticado. Pode dar um toque com laços de fita de cetim, miçangas com variadas formas, tamanhos e cores, artigos de bijouterias, peças metalicas, rendas, tecidos, papel de parede, barbantes coloridos e brilhantes. Use a criatividade e o seu bom gosto. Muitas vezes um convite simples na impressão se torna muito sofisticado com um detalhe feito á mão. Personalizar cada convite com o nome de seus convidados dá um ar especial para cada um deles.

Fotos: QaQ São Paulo.

Dica legais sobre convites para festas de 15 anos! 

Procure um designer gráfico ou empresa especializada em convites. Só arrisque fazer você mesmo se você tiver um conhecimento amplo e necessário para todo o processo de criação, produção e montagem dos convites. Convites são trabalhosos e detalhados, por isso, se desejar uma qualidade profissional e bom acabamento procure um profissional, desta forma você evita o stress mental e o fato de ter que correr atrás de tudo, podendo usar o tempo para outro item da festa. Deixe bem claro o que quer para o designer e exija uma prova da arte (modelo do convite digital para a visualização de como irá ficar), para que você aprove antes da impressão. Produza os convites com pelo menos 2 meses de antecedência, assim o designer terá o tempo necessário para a produção e você não terá preocupações com atrasos ou imprevistos.

Lojas especializadas em Papéis: VSP Papéis EspeciaisFinePapers e Diamond Papers

 

Veja Também: